Upgrade memória RAM - Aspire 5 C97B

htoaldo
htoaldo Member Posts: 17 Troubleshooter

Meu laptop Aspire 5 C97B conta com 8GB de RAM (4GB soldados + 4GB no slot, ambas 2400MHz). Pela descrição do CPU-Z elas estão trabalhando em dual channel, justamente por serem mesma capacidade e velocidades. Há alguma perda se fizer um upgrade p/ 12GB (nova memória de 8GB 2400MHz) ou 20GB (16GB 2400MHz), por elas deixarem de trabalhar em dual channel, ou a memória extra pode me beneficiar no prolongamento da vida útil?? Meu principal uso nesse dispositivo é pacote Office, navegação pelo Chrome e alguns jogos mais antigos que possuo.

O restante das especificações são:

i5-8250u, MX130, SSD NVMe PNYCS3030 250GB, HDD WD Blue 1TB

Melhor resposta

Respostas

• brummyfan2
    brummyfan2 ACE Posts: 28,455 Trailblazer
    Responder ✓

Oi,

Não, isso não reduzirá o desempenho da memória, o sistema funcionará no modo misto, 4 GB de sua nova RAM (8 GB ou 16 GB) funcionará como canal duplo com a RAM integrada de 4 GB, quando o uso da memória ultrapassar 8 GB, o resto da memória da nova RAM funcionará como canal único.

• Aurelio89
    Aurelio89 Member Posts: 16 Troubleshooter

@htoaldo você chegou a fazer o upgrade de ram no notebook? Se sim, poderia compartilhar o modelo que comprou, tenho um notebook igual ao seu e estou querendo fazer upgrade trocando um de 4gb por um de 16gb

• htoaldo
    htoaldo Member Posts: 17 Troubleshooter

Só para finalizar a postagem oficialmente, adquiri nessa ultima Black Friday o seguinte modelo:

Memória Kingston Fury Impact, 16GB, 2666MHz, DDR4, CL16, para Notebook

Após entrar em contato com o suporte técnico da Acer, eles me informaram que apesar do clock ser maior que os 2400MHz da memória que tinha, iria funcionar normalmente.. Inclusive, seguindo o atendente, pelo SN do meu laptop a placa mãe tem specs p/ 2133MHz, então a de 2400 já estava acima da capacidade.

Para efeito de uso/desempenho, durante o fds, com o Chrome aberto assistindo Twitch e jogando Fall Guys já estava perto dos 10Gb de utilização, sem nenhum travamento mais nem desconexões aleatórias.