AN515-55 - baixo uso da cpu e temperatura alta
Tinkerer
Tenho um nitro AN515-55 com uma cpu de I7-10750H e em alguns jogos com as ventoinhas no máximo e o esquema de energia em equilibro, o uso da cpu não passa de 10% mas a temperatura passa de 95°, isso é um problema conhecido? tem alguma maneira de diminuir a temperatura?
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
Olá, bom dia.
Experimente o seguinte, altere o plano de energia para Alto Desempenho e observe se haverá diferença em relação ao uso da CPU, verifique também se as frequências dos núcleos vão ficar acima dos 3.5GHz.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
coloquei em alto desempenho e a cpu ainda não passa de 10% e a temperatura ainda passa de 90°, mesmo com as ventoinhas no máximo o mínimo que chegou foi nos 87°. eu tenho uma base para melhorar a circulação de ar, mas parece não ter feito diferença também.
pensei em fazer o underclock, mas não quero perder desempenho e a garantia do produto
0 -
Lembro que um usuário estava com problema similar e era a bateria que estava causando essa perda de desempenho, mas o note já estava fora da garantia, então assim que ele desconectou o desempenho voltou ao normal.
Faça um teste de benchmark com o Heaven Benchmark e observe como ficará o desempenho, se persistir o problema vou sugerir uma instalação limpa do Windows.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Fiz o teste, e com esse benchmark a temperatura não passou dos 70°, mas pode ser que o benchmark não usa tanto processamento quando o jogo que eu estava rodando - AC Valhalla. O que melhorou meu caso foi colocar o esquema de energia em poupança de energia e diminuiu pra 75°.
A conclusão que cheguei foi que o nitrosense não é preciso - nem confiável -, pois monitorando com o gerenciador de tarefas mostrava o uso da cpu pra mais de 50%
0 -
O "problema" de usá-lo em Poupança é que você deve perder bastante desempenho, visto que as frequências dos núcleos operam bem abaixas, e em consequência gerando muito menos calor.
Existe um outro software chamado Aida64 que faz um teste de stress, deixando tanto CPU, GPU no máximo, se possível faça esse teste também, e verifique no gráfico se vai ocorrer Thermal Throttling (perda de desempenho devido as altas temperaturas).
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0