Memória Ram compatível - Acer A515-45G

ricardomotagr
ricardomotagr Member Posts: 3 New User

Olá a todos!

Comprei recentemente um notebook Acer A515-45G. Acho as configurações dele muito boas, mas acredito que ainda dava pra melhorar um pouco a memória.

Pelo que vi, ele possui apenas um slot SO-DIMM DDR 4, que é onde está o pente de 4gb atual, mais 4gb soldado na placa de vídeo.

Atualmente uso apenas o computador pra trabalho, que as vezes necessita de muitos programas abertos.

Minha dúvida é se valeria a pena tirar esse pente de 4gb e trocar por um de 16gb, ficando com 20gb no total, e qual seria os modelos/marcas compatíveis com o meu notebook.

Fiquei na dúvida se o aumento da performance compensaria, pois em minhas pesquisas vi pessoas falando que a melhoria da performance dependeria da memoria funcionar em dual ou single channel, mas não entendi como funciona.

Trago abaixo o print do CPU-Z para avaliação. Agradeço a ajuda desde já!

Melhores respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,436 Trailblazer
    Responder ✓

Olá, boa tarde.

Nesse seu caso em relação a desempenho ele já tem o máximo possível, aumentar a capacidade da memória não influenciaria diretamente nisso.

Por exemplo, na configuração 4+16, o funcionamento de DualChannl é até o máximo de 4GB de cada memória, caso um programa necessite de mais memória que isso, aí o módulo com maior capacidade entraria em operação sozinho.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• RenanVilela
    Responder ✓

Então está correto.

Caso a aplicação necessitar de mais memória, aí faria o uso do módulo de 16GB, e como estará em SingleChannel, dependendo da aplicação pode impactar um pouco, mas acredito que não sentirá assim tanta diferença.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

Respostas

• RenanVilela
    Responder ✓

Olá, boa tarde.

Nesse seu caso em relação a desempenho ele já tem o máximo possível, aumentar a capacidade da memória não influenciaria diretamente nisso.

Por exemplo, na configuração 4+16, o funcionamento de DualChannl é até o máximo de 4GB de cada memória, caso um programa necessite de mais memória que isso, aí o módulo com maior capacidade entraria em operação sozinho.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• ricardomotagr

Entendi. Muito obrigado pela resposta Renan.

Então, caso eu aumentasse, a velocidade não iria aumentar mais do que ela já está hoje. Mas pelo menos a capacidade da memória ficaria maior, correto?

DIgo isso porque utilizo o Google Chrome atualmente e, muitas vezes que eu estou com ele aberto juntamente com outros programas (excel ou powerpoint, normalmente), a utilização do disco chega a bater mais de 80%, tornando as vezes os processos um pouco mais lentos e até gerando um "esforço" maior do cooler (o barulho fica mais alto).

Nesse caso, queria saber se compensaria aumentar pra 16gb. Pelo que entendi, ele continuaria fazendo Dual com a outra memória de 4gb, mas nesses casos de alto consumo de disco, forçaria menos o computador já que teria mais memória disponível.

• Correto.

Mas em relação ao disco aí não sei se você está utilizando HD ou SSD, se for HD então esse é um dos motivos do disco em 100%, gerando lentidão.

Você pode sim colocar o módulo de 16GB, mas é como eu disse, o DualChannel será até os 4GB de cada memória, caso a aplicação necessite de mais, aí usaria o módulo de 16GB em SingleChannel.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• ricardomotagr

Perdão Renan, quis dizer 80% de memória mesmo, não de disco.

No meu antigo computador com windows 10 e HDD, eu costumava ter problema de 100% de disco. Atualmente, no notebook novo, com Windows 11 e SSD, ainda não tive esse problema.

Mas acredito que sua resposta permaneça a mesma, nesse caso. Acredito então que faria sentido para mim adquirir a RAM de 16gb, pois os programas que eu tenho utilizado tem consumido muita memória.

A única coisa que não ficou 100% clara pra mim é, no caso de a máquina ultrapassar o uso dos 4gb dual channel e passar a usar o de 16gb em single channel, isso poderia resultar em cada de desempenho/velocidade? Sei que a memória disponível seria maior, mas não sei o quanto o trabalho em dual channel ou single channel impactaria nesse caso.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

• RenanVilela
    Responder ✓

Então está correto.

Caso a aplicação necessitar de mais memória, aí faria o uso do módulo de 16GB, e como estará em SingleChannel, dependendo da aplicação pode impactar um pouco, mas acredito que não sentirá assim tanta diferença.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD