AN515-51-78D6: Notebook com possível problema de Hardware

LéoPaixao
LéoPaixao Member Posts: 145 Skilled Fixer WiFi Icon
editado junho 2022 em Gaming - Predator e Nitro
Olá Pessoal, bom dia, tarde e noite,

Estou enfrentando um problema há dias, se não semanas. Já consultei diversos fóruns de Softwares e Hardwares, porem o ou os problema(s) persistem, e antes de bater o martelo e dizer que é problema de Hardware, decidi vir aqui e relatar sobre este(s) problema(s).

Tenho um Acer Nitro 5 AN515-51-78D6, há mais de 2 anos, a pouco completa 3 anos, ou seja, o notebook já não é tão novo, mas também esta distante de ser velho. Nessas ultimas semanas, estou recebendo Telas Azuis com diversos códigos variados, eles são:
  1. CRITICAL_PROCESS_DIED;
  2. Código: 0x0000021A;
  3. Código: 0x80090016;
  4. UNEXPECTED_STORE_EXCEPTION;
  5.  E houve mais um, porem ocorreu apenas uma vez, e acabei não marcando.
E os erros sempre ocorriam, a todo momento. o Erro que mais ocorria era o primeiro, geralmente quando eu jogava, mas ocorria algumas vezes quando eu simplesmente estava utilizando o PC para trabalho ou estudo, já os demais ocorria de forma inesperada, estando jogando, trabalhando ou estudando. O notebook travava por completo, e então dava Tela Azul e um dos demais código do 2 a 5(lembrando que, este ocorreu apenas uma vez). Todos os erros, tinha apenas uma relação, ARQUIVOS CORROMPIDOS, e então todos os fóruns e sites sempre pediam para eu executar os mesmo comando em um cmd ou Powershell, sendo admin, eles são:
  • sfc /scannow;
  • Dism (ScanHealth, CheckHealth e RestoreHealth)
As vezes os SFC encontrava estes arquivos corrompidos e resolvia, ou vez ou outra precisava usar o DISM, reiniciava o PC, depois de um tempo jogando, de novo Tela Azul com o primeiro erro, e novamente executava os comandos. Com os reinícios após a Tela Azul, o Notebook, as vezes, não encontrava o HD, dando o erro Not Boot Device, tendo que reiniciar diversas vezes até que o Notebook encontrar o HD, comecei a chegar na conclusão que o problema era o HD e então troquei, tirei o de 1tb que já vinha de fabrica e coloquei um de 80GB que eu tinha guardado há bastante tempo. Instalei o Windows, configurei tudo como devia, atualizei também e comecei a utilizar como nada disso estivesse acontecido, só que instalei o GeForce Experience para instalar o Drivers da NVIDIA mais recente, pois o Driver que estava disponibilizado no Acer Drivers, além de ser antigo, não instalava de jeito nenhum, o instalador carregava a barrinha verde, mas nunca chegava ao fim e eu já tinha chegado a aguardar horas para finalizar, e não finalizava. E então, instalado a ultima Versão do driver, comecei a jogar e os erros novamente voltaram, principalmente o primeiro.

Fiz uns procedimentos, até que um deu certo, tipo, desinstalar o Driver instalado, junto com a App GeForce Experience, e deixar o Windows Update instalar automaticamente o driver, isso aconteceu apenas uma vez, e parece que tinha solucionado, tanto que conseguia jogar, trabalhar e estudar sossegado, só que o Driver era antigo, não lembro a data exata, mas o ano era de 2017. E eu fiz a burrice de então baixar um driver um pouco mais atualizado, não o mais recente, e então atualizar, pois alguns jogos atuais requeriam, ao att, os erros voltaram, e o erro do Notebook não encontrar o HD também tinha voltado. Agora estou aqui, sem ideia, e achando que o problema é de Hardware, desinstalei o Driver da NVIDIA, e o Windows não instala nenhum driver automaticamente, temo que isso seja mal funcionamento de Hardware, talvez da GPU ou pior, a Placa-Mãe.

OBS.: Não posso levar o notebook para o conserto, além de não ter mais garantia, iria demorar muito e não tenho outro notebook para trabalhar. 

Por favor, estou sem ideia e o Windows não quer de jeito nenhum fazer a instalação do driver, ja pensei em entrar no Modo de Segurança, e por lá, baixar o Driver que esta disponivel no Acer Drivers e verificar se a instalação é concluida, porem tenho medo, por isso que não fiz.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,256 Trailblazer
    editado junho 2022
    LéoPaixao disse:
    Olá Pessoal, bom dia, tarde e noite,

Estou enfrentando um problema há dias, se não semanas. Já consultei diversos fóruns de Softwares e Hardwares, porem o ou os problema(s) persistem, e antes de bater o martelo e dizer que é problema de Hardware, decidi vir aqui e relatar sobre este(s) problema(s).

Tenho um Acer Nitro 5 AN515-51-78D6, há mais de 2 anos, a pouco completa 3 anos, ou seja, o notebook já não é tão novo, mas também esta distante de ser velho. Nessas ultimas semanas, estou recebendo Telas Azuis com diversos códigos variados, eles são:
    1. CRITICAL_PROCESS_DIED;
    2. Código: 0x0000021A;
    3. Código: 0x80090016;
    4. UNEXPECTED_STORE_EXCEPTION;
    5.  E houve mais um, porem ocorreu apenas uma vez, e acabei não marcando.
    E os erros sempre ocorriam, a todo momento. o Erro que mais ocorria era o primeiro, geralmente quando eu jogava, mas ocorria algumas vezes quando eu simplesmente estava utilizando o PC para trabalho ou estudo, já os demais ocorria de forma inesperada, estando jogando, trabalhando ou estudando. O notebook travava por completo, e então dava Tela Azul e um dos demais código do 2 a 5(lembrando que, este ocorreu apenas uma vez). Todos os erros, tinha apenas uma relação, ARQUIVOS CORROMPIDOS, e então todos os fóruns e sites sempre pediam para eu executar os mesmo comando em um cmd ou Powershell, sendo admin, eles são:
    • sfc /scannow;
    • Dism (ScanHealth, CheckHealth e RestoreHealth)
    As vezes os SFC encontrava estes arquivos corrompidos e resolvia, ou vez ou outra precisava usar o DISM, reiniciava o PC, depois de um tempo jogando, de novo Tela Azul com o primeiro erro, e novamente executava os comandos. Com os reinícios após a Tela Azul, o Notebook, as vezes, não encontrava o HD, dando o erro Not Boot Device, tendo que reiniciar diversas vezes até que o Notebook encontrar o HD, comecei a chegar na conclusão que o problema era o HD e então troquei, tirei o de 1tb que já vinha de fabrica e coloquei um de 80GB que eu tinha guardado há bastante tempo. Instalei o Windows, configurei tudo como devia, atualizei também e comecei a utilizar como nada disso estivesse acontecido, só que instalei o GeForce Experience para instalar o Drivers da NVIDIA mais recente, pois o Driver que estava disponibilizado no Acer Drivers, além de ser antigo, não instalava de jeito nenhum, o instalador carregava a barrinha verde, mas nunca chegava ao fim e eu já tinha chegado a aguardar horas para finalizar, e não finalizava. E então, instalado a ultima Versão do driver, comecei a jogar e os erros novamente voltaram, principalmente o primeiro.

Fiz uns procedimentos, até que um deu certo, tipo, desinstalar o Driver instalado, junto com a App GeForce Experience, e deixar o Windows Update instalar automaticamente o driver, isso aconteceu apenas uma vez, e parece que tinha solucionado, tanto que conseguia jogar, trabalhar e estudar sossegado, só que o Driver era antigo, não lembro a data exata, mas o ano era de 2017. E eu fiz a burrice de então baixar um driver um pouco mais atualizado, não o mais recente, e então atualizar, pois alguns jogos atuais requeriam, ao att, os erros voltaram, e o erro do Notebook não encontrar o HD também tinha voltado. Agora estou aqui, sem ideia, e achando que o problema é de Hardware, desinstalei o Driver da NVIDIA, e o Windows não instala nenhum driver automaticamente, temo que isso seja mal funcionamento de Hardware, talvez da GPU ou pior, a Placa-Mãe.

OBS.: Não posso levar o notebook para o conserto, além de não ter mais garantia, iria demorar muito e não tenho outro notebook para trabalhar. 

Por favor, estou sem ideia e o Windows não quer de jeito nenhum fazer a instalação do driver, ja pensei em entrar no Modo de Segurança, e por lá, baixar o Driver que esta disponivel no Acer Drivers e verificar se a instalação é concluida, porem tenho medo, por isso que não fiz.
    Olá, boa tarde.
    Pelo relato de arquivo sendo corrompido, na maioria das vezes é o HD que está fazendo isso, e por N motivos isso pode acontecer, desde a sua vida útil ou até mesmo uma pequena queda do note pode ocorrer de fazer com que a cabeça de leitura e escrita danifique os pratos, e isso acaba gerando badblocks, os quais até o Windows consegue "inutilizá-los", mas o HD nunca mais fica a mesma coisa.

Faça o download de um programa chamado CrystalDiskInfo (esse programa nos mostra informações quanto a saúde do HD/SSD) e poste o print aqui por favor.

Obs: essa é uma explicação muito breve de problemas com HDs, pois existem muitos outros além destes.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• LéoPaixao
    Primeiramente, obrigado desde ja, por me dar suporte, segue em anexo a imagem do CrystalDiskInfo:

• RenanVilela
    LéoPaixao disse:
    Primeiramente, obrigado desde ja, por me dar suporte, segue em anexo a imagem do CrystalDiskInfo:

Aparentemente está bom ainda.
    Você percebe algum barulho diferente vindo dele, enquanto lê ou grava algum arquivo?
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• LéoPaixao
    editado junho 2022
    Não vou lhe dar certeza, mas acredito que sim, porem acho que seja do HD Externo que utilizo, fica ao lado do compartimento do HD interno de 80GB, para utilizar o espaço de 1tb.
  • RenanVilela
    LéoPaixao disse:
    Não vou lhe dar certeza, mas acredito que sim, porem acho que seja do HD Externo que utilizo, fica ao lado do compartimento do HD interno de 80GB, para utilizar o espaço de 1tb.
    Ideal seria realizar um scan dele com o HirensBoot para de fato verificar se há badblocks.
    Você não tem nenhum SSD que possa tentar realizar uma instalação limpa do sistema, só para verificarmos se realmente é esse o problema?
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• LéoPaixao
    Sobre SSD, eu estava para comprar um SSD NVME M.2, só que não queria gastar sem ter certeza se o problema é o HD, ou Cabo SATA III, ou GPU ou então a Placa-Mãe, pois como eu relatei, os problemas voltaram quando eu instalei um Driver atualizado da GPU. 
  • RenanVilela
    editado junho 2022
    LéoPaixao disse:
    Sobre SSD, eu estava para comprar um SSD NVME M.2, só que não queria gastar sem ter certeza se o problema é o HD, ou Cabo SATA III, ou GPU ou então a Placa-Mãe, pois como eu relatei, os problemas voltaram quando eu instalei um Driver atualizado da GPU. 
    Não acredito que o driver da GPU possa estar corrompendo os arquivos, mas tudo é possível.

O que você pode tentar fazer é o seguinte, voltar o HD de 1TB, realizar uma instalação limpa, apagando todas as partições existentes, e após isso instalar os drivers que estão no site do suporte.
    Sobre o driver da GPU, pelo próprio site da Nvidia, você consegue ter acesso a todas as versões, desde a primeira até a mais atual, aí nesse caso localizar a versão que você havia instalado.

E após isso, usar novamente o CrystalDiskInfo para verificar a saúde do HD.

Essa é uma alternativa para que possamos tentar saber se o HD está com algum problema físico de fato.

Obs: pela minha experiência na área, corrupção de arquivos, ainda mais utilizando HD, normalmente ele é o vilão da história.
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• LéoPaixao
    Bom, estarei fazendo isso, porem, já falo que, acredito que o HD de 1TB também esteja com problemas, antes de trocar HD, do de 1TB para o de 80GB, ele ja apresentava os mesmo erros que este apresenta, mas farei o teste. O meu retorno poderá demorar um pouco por causa da trabalho, mas terminando de fazer e ver algum resultado, se resolveu ou não, retorno.
  • RenanVilela
    LéoPaixao disse:
    Bom, estarei fazendo isso, porem, já falo que, acredito que o HD de 1TB também esteja com problemas, antes de trocar HD, do de 1TB para o de 80GB, ele ja apresentava os mesmo erros que este apresenta, mas farei o teste. O meu retorno poderá demorar um pouco por causa da trabalho, mas terminando de fazer e ver algum resultado, se resolveu ou não, retorno.
    Aguardamos o feedback.
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• LéoPaixao
    Bom, boa noite, venho aqui relatar que, temporariamente foi solucionado este problema, pesquisei novamente todos os erros que tinham apresentado na Tela, e de fato era problema de Driver, de alguma forma todo e qualquer versão acima do ano de 2017 da NIVIDA, ao jogar ou então, simplesmente mexer no notebook, dava tela azul e aparecia principalmente o erro CRITICAL_PROCESS_DIED, e este erro aparece quando o Driver de Vídeo ou outro esta incompatível com o Windows, gerando a Tela Azul. E então, entrei no modo de segurança e instalei o Driver do Fabricante por lá, e os erros não apareceu mais, testei o dia todo hoje, e não tive a presença da tela azul. O esquisito é esta incompatibilidade, acredito que fazendo uma Restauração ou então comprando uma nova unidade de armazenamento e ele, Windows instalar, essa incompatibilidade não irá acontecer novamente. Todavia, não poderei fazer isso de imediato, pois o HD que uso possui meus itens de Trabalho e Educação e Entretenimento, e não tenho a pretensão de ter que instalar o Windows e tudo novamente tão cedo. Sobre os Arquivos Corrompidos, acredito que, por causa dos desligamentos direto, corrompia alguns arquivos.  
  • RenanVilela
    LéoPaixao disse:
    Bom, boa noite, venho aqui relatar que, temporariamente foi solucionado este problema, pesquisei novamente todos os erros que tinham apresentado na Tela, e de fato era problema de Driver, de alguma forma todo e qualquer versão acima do ano de 2017 da NIVIDA, ao jogar ou então, simplesmente mexer no notebook, dava tela azul e aparecia principalmente o erro CRITICAL_PROCESS_DIED, e este erro aparece quando o Driver de Vídeo ou outro esta incompatível com o Windows, gerando a Tela Azul. E então, entrei no modo de segurança e instalei o Driver do Fabricante por lá, e os erros não apareceu mais, testei o dia todo hoje, e não tive a presença da tela azul. O esquisito é esta incompatibilidade, acredito que fazendo uma Restauração ou então comprando uma nova unidade de armazenamento e ele, Windows instalar, essa incompatibilidade não irá acontecer novamente. Todavia, não poderei fazer isso de imediato, pois o HD que uso possui meus itens de Trabalho e Educação e Entretenimento, e não tenho a pretensão de ter que instalar o Windows e tudo novamente tão cedo. Sobre os Arquivos Corrompidos, acredito que, por causa dos desligamentos direto, corrompia alguns arquivos.  
    Então só para entendermos, você voltou o HD de 1TB e somente desinstalou o driver da gpu dedicada?
    Uma outra coisa, realmente essa questão da tela azul pode sim corromper os arquivos, visto se o HD estiver realizando alguma gravação no momento.

Qual a versão da sua Bios?
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• LéoPaixao
    Primeiro, desculpa, não mencionei na mensagem acima. Não, eu não troquei o HD, eu permaneci com o HD de 80GB, pois a corrupção de arquivos começou pelo HD de 1TB, por causa de uma burrice minha, que foi forçar o desligamento quando estava fazendo download de alguns programas, e como não estou com tempo para poder fazer o teste e reconfigurar tudo de novo, principalmente as coisas do trabalho, não fiz o teste.

Segundo, quando relatei o problema aqui, eu ja tinha desinstalado o Driver da GPU, estava sem Driver nenhum. Eu executei o que tinha dito no final do relato, entrei no modo de segurança, baixei e instalei o driver do site da Acer, depois reiniciei. Fiz os testes, jogando, usando casualmente e nada de Tela azul.

Então, de fato, a corrupção dos Arquivos, era por causa da incompatibilidade do Driver da Nvidia, por todo versão acima do ano de 2017, que instalada no meu PC, dava tela azul, quando estava jogando, consequentemente corrompendo os arquivos.

Versão da BIOS : V1.22
  • O que acontece quando você remove o disco rígido de 80gb e deixa apenas o ssd conectado?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • LéoPaixao
    Boa noite, posso fazer este teste, comprei um SSD 500GB da Kigston, e esta para chegar esta semana, vou instalar o Windows e estarei podendo fazer este teste de remover o HD de 80GB.
  • RenanVilela
    LéoPaixao disse:
    Boa noite, posso fazer este teste, comprei um SSD 500GB da Kigston, e esta para chegar esta semana, vou instalar o Windows e estarei podendo fazer este teste de remover o HD de 80GB.
    Se possível realize uma instalação limpa do sistema quando o novo SSD chegar.
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD