ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!

Tinkerer
Olá, bom dia.Fleewy disse:Olá pessoal do fórum, eu possuo um Acer Nitro 5 AN515-52-52BW modelo de 2019, com quase 3 anos de uso quase diário de forma profissional e social o notebook começou apresentar algumas marcas de usos como dead pixels, arranhões e manchas, entretanto mesmo com a manutenção regular de limpeza e troca de pasta, recentemente percebi um problema na fan da GPU (GTX 1050 4G) na qual estava apresentando um barulho mto alto mesmo em baixa rotação devido a isso eu realizei uma manutenção para a limpeza da fan pois como dono de gato esperava que teria alguns pelos e esse seria o problema, mas realmente não tinha nada além de poeira padrão, desta maneira realizei a limpeza com álcool isopropílico e realizei uma lubrificação após o procedimento o problema foi resolvido mas depois de 2 semanas percebo que meu notebook não estava rendendo mto e percebi que a rotação da fan estava mto abaixo do normal (mal ultrapassando 2000rpm nem mesmo em modo manual), desta maneira aumentando a temperatura da GPU a quase 90 graus algo que nunca foi comum. Desta maneira venho procurar ajudar para saber se esse fan é substituível e qual o modelo correto para a substituição.
Então, penso que seria interessante pelo menos invertê-las de lugar e observar se haverá alguma diferença.Fleewy disse:Bem como eu não sabia que as duas eram realmente do mesmo modelo eu não cheguei a realizar o teste, mas bem provavelmente será a fan até pq eu percebi que ela ainda está fazendo barulho bem baixo que se passa despercebido, você recomendaria trocar as duas fans logo ou apenas a defeituosa ?
Bem eu estava adiando abrir o notebook novamente para verificar realmente qual era o problema, até que a fan realmente parou de vez então resolvi abrir e percebi que o problema é ferrugem, a qual está presente nas duas fans entretanto so travou uma, irei tentar destravar a fan fazendo uma limpeza caso não obtenha sucesso irei comprar uma nova. Também percebi que estava cheio de pelos e poeira atrás das fans
Bastante sujeira nela impedindo o correto funcionamento.Fleewy disse:Bem eu estava adiando abrir o notebook novamente para verificar realmente qual era o problema, até que a fan realmente parou de vez então resolvi abrir e percebi que o problema é ferrugem, a qual está presente nas duas fans entretanto so travou uma, irei tentar destravar a fan fazendo uma limpeza caso não obtenha sucesso irei comprar uma nova. Também percebi que estava cheio de pelos e poeira atrás das fans
Excelente então.Fleewy disse:Eu nunca cheguei a derramar líquido ou molhar o notebook ate mesmo a limpeza é feita com pano seco. Porém tenho uma teoria que possa ser o clima da minha cidade que é bastante úmido e eu costumava utilizar o notebook com janela aberta talvez isso tenha potencializado a ferrugem. Até o momento eu deixei ambas as fans em submersão de álcool isopropílico para fazer uma limpeza e um tratamento contra a ferrugem
Excelente então, provavelmente a sujeira estava interrompendo que a ventoinha girasse.Fleewy disse:Acabei de montar o notebook e para minha surpresa está funcionando mto bem até agora, não sei até quando, realizei toda a limpeza no cooler de higienização até tratamento contra ferrugem e consegui destravar o fan e para finalizar eu realizei uma lubrificação com lubrificante seco não condutor e ele está funcionando como novo