Nitro AN515-43 e Windows 11: PERFORMANCE HORRIVEL, CULPA DE QUEM?

jeffrjbra
jeffrjbra Member Posts: 21 Networker
Tenho o modelo  Nitro AN515-43 e ele até funciona bem com o Windows 10..

porém, vi que o modelo é capacitado para receber o Windows 11 e tentei o upgrade...
e ao finalizar, o notebook virou uma verdadeira carroça..
tudo demora pra abrir...o que no Windows 10 é instantaneo
no Windows 11 demora 2 segundos...

A Acer "abandonou" o modelo?
há anos nao lança driver ou atualizações de bootloader ou de dispositivos internos
e na escolha do sistema, só tem Windows 10...

a pergunta que fica, é....
esse produto pode mesmo rodar o WINDOWS 11?

Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    Responder ✓
    Se o problema ocorre apenas no windows 11 e não no windows 10, então eu descarto que seja um problema no computador. Eu aconselho retornar para o windows 10, criar uma nova partição e fazer uma instalação limpa do windows 11 nessa partição. O windows 11 é um sistema operacional recente e parece que está tendo alguns problemas de desempenho com processadores amd.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    Responder ✓
    Se o problema ocorre apenas no windows 11 e não no windows 10, então eu descarto que seja um problema no computador. Eu aconselho retornar para o windows 10, criar uma nova partição e fazer uma instalação limpa do windows 11 nessa partição. O windows 11 é um sistema operacional recente e parece que está tendo alguns problemas de desempenho com processadores amd.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • jeffrjbra
    jeffrjbra Member Posts: 21 Networker
    Se o problema ocorre apenas no windows 11 e não no windows 10, então eu descarto que seja um problema no computador. Eu aconselho retornar para o windows 10, criar uma nova partição e fazer uma instalação limpa do windows 11 nessa partição. O windows 11 é um sistema operacional recente e parece que está tendo alguns problemas de desempenho com processadores amd.
    @egydiocoelho obrigado pela resposta ao meu questionamento e ajudar a entender melhor o problema

    porém, acho que a duvida ainda persiste, afinal, Quem é o culpado pela performance pobre do notebook?
    a Acer por nao lançar drivers ou updates para compatibilidade com o Windows 11, ou a Microsoft por não otimizar o sistema
    para processadores AMD?

    Em pesquisa sobre o problema, realmente vi que existe um "bug" com processadores da AMD, mas o que me incomoda é o silêncio tanto da Acer, quanto da Microsoft sobre isso...
  • Na minha opinião, o windows 11 ainda é um sistema operacional novo e ainda contém muitos bugs. Eu não sei como está a frequência de atualizações de drivers fornecidas pela amd. Mas como eu lhe disse antes, a melhor opção é fazer uma instalação do windows 11 em outra partição e deixar o windows 10 instalado. Dessa forma, se o windows 11 apresentar instabilidade, você ainda pode utilizar o windows 10.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Gabrielce2081
    Gabrielce2081 Member Posts: 44 Devotee WiFi Icon
    Windows 11 é cerca de 20% mais "rápido" que o Windows 10, vc já verificou as configurações de desempenho do Windows ? Provável que você use SSD (HDD com Windows 10/11 sem uma boa otimização é uma carroça sem rodas kkkk), verifica também se os drivers estão todos alinhados, verifica atualizações do próprio Windows (ao baixar atualizações em segundo plano, o Windows update come consideravelmente o desempenho até tu instalar todas ), acho que tem um tempo até vc retornar pro Windows 10 sem perder a ativação original, cuida com esse tempo tbm, e como o egydiocoelho falou, é um sistema novo e ainda sofre com alguns bugs (Windows 10 ainda é o melhor para jogos)