Ruido no Cooler da GPU, como proceder? Nitro AN515-44
LucasPereira
Member Posts: 12
Tinkerer
Boa Tarde, possuo um nitro 5 AN515-44, há alguns dias venho percebendo um ruído na saída de ar somente do lado direito, ao utilizar o nitro sense consegui zerar o RPM da CPU e da GPU e aumentar um de cada vez, com esse método ficou constatado que somente o cooler da GPU emite esse ruído. Pesquisando aqui no fórum achei esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=qRS4UYOW8ew
o som é o mesmo, talvez um pouco mais baixo, apenas. Abri o note e limpei superficialmente a fan, estava bem suja, mas de nada adiantou, o ruído continua. Uma curiosidade é que ao usar a base cooler e deixar inclinado a +/- 45º o ruído desaparece, o que vocês acham que pode ser? Ja acionei a solicitação de reparo pois ainda está na garantia e tenho 30 dias para envia-lo à assistencia, porém necessito dele para os estudos e nao ha hipoteses de ficar 30 dias sem. Poderiam me ajudar? Por o ruído sumir ao inclinar o not seria um sinal de que não é problema no hardware? Obrigado
o som é o mesmo, talvez um pouco mais baixo, apenas. Abri o note e limpei superficialmente a fan, estava bem suja, mas de nada adiantou, o ruído continua. Uma curiosidade é que ao usar a base cooler e deixar inclinado a +/- 45º o ruído desaparece, o que vocês acham que pode ser? Ja acionei a solicitação de reparo pois ainda está na garantia e tenho 30 dias para envia-lo à assistencia, porém necessito dele para os estudos e nao ha hipoteses de ficar 30 dias sem. Poderiam me ajudar? Por o ruído sumir ao inclinar o not seria um sinal de que não é problema no hardware? Obrigado
1
Respostas
-
LucasPereira disse:Boa Tarde, possuo um nitro 5 AN515-44, há alguns dias venho percebendo um ruído na saída de ar somente do lado direito, ao utilizar o nitro sense consegui zerar o RPM da CPU e da GPU e aumentar um de cada vez, com esse método ficou constatado que somente o cooler da GPU emite esse ruído. Pesquisando aqui no fórum achei esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=qRS4UYOW8ew
Esse ruído acompanha a velocidade da ventoinha?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
não, esse ruído só acontece a 2200 rpm pra baixo, acima disso desaparece0
-
LucasPereira disse:não, esse ruído só acontece a 2200 rpm pra baixo, acima disso desaparece
Ouvindo algum som o ruído é presente também?
Faça um teste zerando o balanço direito e esquerdo e veja se o ruído vai permanecer.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Uso apenas fone de ouvido, o auto falante está até desabilitado na configuração de reprodução, mas fiz o teste e não mudou nada. No teste que fiz pelo Nitro Sense zerando o rpm o ruído desaparece, alternei entre aumentar o rpm da cpu e da gpu e o ruído acontece apenas na fan da GPU... sobre o ruído desaparecer ao inclinar o not na base cooler voce teria alguma explicação para isso?0
-
LucasPereira disse:Uso apenas fone de ouvido, o auto falante está até desabilitado na configuração de reprodução, mas fiz o teste e não mudou nada. No teste que fiz pelo Nitro Sense zerando o rpm o ruído desaparece, alternei entre aumentar o rpm da cpu e da gpu e o ruído acontece apenas na fan da GPU... sobre o ruído desaparecer ao inclinar o not na base cooler voce teria alguma explicação para isso?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
entendi, voce acha que seria necessario enviar para a garantia? cogito isso apenas em ultimo caso, mas acho que faz sentido sua resposta... se fosse problema no hardware o ruido não iria desaparecer ao inclinar ( eu acho) ... teria como eu calibrar isso sozinho ?0
-
outra duvida, teria problema em deixar a gpu em 3k rpm manualmente ? nessa faixa fica tudo ok, ou deixo inclinado a 45º na base cooler... teria algum problema os dois casos?0
-
LucasPereira disse:entendi, voce acha que seria necessario enviar para a garantia? cogito isso apenas em ultimo caso, mas acho que faz sentido sua resposta... se fosse problema no hardware o ruido não iria desaparecer ao inclinar ( eu acho) ... teria como eu calibrar isso sozinho ?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Na bios não pois a fan trabalha quase no maximo, como se estivesse jogando, inclusive sempre achei isso meio estranho0
-
LucasPereira disse:Na bios não pois a fan trabalha quase no maximo, como se estivesse jogando, inclusive sempre achei isso meio estranho
Pois deste lado fica tanto o HD (caso o seu tenha) quanto o SSD M2.
Pergunto pois houve um caso onde o dissipador do SSD estava meio frouxo, gerando ruído semelhante.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Isso nao verifiquei, havia verificado apenas os parafusos do cooler, mas se fosse esse o caso o ruído não deveria continuar mesmo apos zerar o rpm no nitro sense?0
-
LucasPereira disse:Isso nao verifiquei, havia verificado apenas os parafusos do cooler, mas se fosse esse o caso o ruído não deveria continuar mesmo apos zerar o rpm no nitro sense?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
https://youtube.com/shorts/zZ25Ip4yjag?feature=share
esse é o meu, acho que o melhor mesmo é levar na garantia né?0 -
só por curiosidade, desinstalei o nitro sense e o ruído diminuiu MUITO, que negocio estranho0
-
Eu não consigo ouvir o barulho. Você tem como apromixar mais o microfone?
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
tenta ouvir como o fone ou abre em outro navegador, aqui o barulho está bem audível, ou talvez seja normal esse ruído mesmo. É realmente um pouco diferente que o do rapaz o qual compartilhei o video anteriormente, se puder tentar ouvir com o fone para me ajudar ficarei grato0
-
LucasPereira disse:https://youtube.com/shorts/zZ25Ip4yjag?feature=share
esse é o meu, acho que o melhor mesmo é levar na garantia né?
Não há problema algum em deixá-la em 3000rpm, a questão é que as vezes o barulho não some, mas com o ruído um pouco mais alto, devido a velocidade, pode ficar imperceptível.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
RenanVilela disse:LucasPereira disse:https://youtube.com/shorts/zZ25Ip4yjag?feature=share
Não há problema algum em deixá-la em 3000rpm, a questão é que as vezes o barulho não some, mas com o ruído um pouco mais alto, devido a velocidade, pode ficar imperceptível.0 -
LucasPereira disse:RenanVilela disse:LucasPereira disse:https://youtube.com/shorts/zZ25Ip4yjag?feature=share
Não há problema algum em deixá-la em 3000rpm, a questão é que as vezes o barulho não some, mas com o ruído um pouco mais alto, devido a velocidade, pode ficar imperceptível.
Pode ser que seja algo extremamente simples de arrumar, mas como está na garantia, não convém abri-las.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
RenanVilela disse:LucasPereira disse:RenanVilela disse:LucasPereira disse:https://youtube.com/shorts/zZ25Ip4yjag?feature=share
Não há problema algum em deixá-la em 3000rpm, a questão é que as vezes o barulho não some, mas com o ruído um pouco mais alto, devido a velocidade, pode ficar imperceptível.
Pode ser que seja algo extremamente simples de arrumar, mas como está na garantia, não convém abri-las.0