Problema com tela/Pixel/GPU/gráfico (AN 515-55-705U)

BolGola
BolGola Member Posts: 5

Tinkerer

editado abril 2022 em Gaming - Predator e Nitro
Boa tarde, pessoal.

Sou um feliz proprietário de um notebook Acer Nitro 5. Comprei em junho de 2021 para uso pessoal e trabalho (arquitetura/3d) e desde o segundo mês de uso ele funciona conectado a um monitor externo LG Ultrawide WK600-W comprado novo logo depois desse notebook. O kit teclado/mouse externo é um Logitech MK470 também comprado novo nessa época, portanto a tela, teclado e touchpad do note quase não é usado.

Mesmo assim, logo quando comecei a usar o notebook percebi uma imagem pixelada após um breve momento sem usar, tipo sair de perto do note para beber água ou ir ao banheiro e voltar. A tela ainda não tinha entrado em hibernação ou nada do tipo. Eu fiquei assustado, mas imaginei que era um problema simples, de atualização de algum aplicativo e que logo resolveria. Bem, até hoje o problema persiste e com maior frequência, no mínimo uma vez por semana, isso com o aparelho atualizado e após muita pesquisa na web. Estou postando aqui porque é o passo-a-passo recomendado pela Acer antes de acionar a garantia que vai expirar em junho.

O note também apresenta problema no bluetooth para conectar fones (meu smartphone Samsung S10e conecta ok), mas acho que isso é assunto para outro tópico, né?

Vou postar uma foto do último print da tela que tirei em 11/04:

Melhor resposta

• BolGola

Tinkerer

Responder ✓

Fala pessoal!

Estou dando um retorno para informar que o defeito foi sanado automaticamente. Acredito que em uma das atualizações do Windows 11 resolveram essa questão de compatibilidade. Curioso notar que o problema que eu tinha com o Bluetooth também acabou.

Enfim, agora tenho um notebook 100%, Tudo funciona como deveria ser 😃

Respostas

• Essa tela pixelada ocorre tanto no monitor externo quanto no monitor do notebook? Você já tentou atualizar os drivers das placas de vídeos? Qual é a versão do windows?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • BolGola

Tinkerer

Boa noite Egidio.

Então, essa imagem pixelada apareceu primeiro na tela do notebook. Depois vi que aparece no monitor também. Pelo visto não é um problema da tela do notebook. Já tentei atualizar os drivers várias vezes e até desinstalar e reinstalar de volta, mas não resolve. Pelo suporte Intel também mantenho todos os drives atualizados.

A versão do Windows:

Tem um tópico no Clube do Hardware onde aparentemente um colega resolveu o problema, mas fico na dúvida se instalar esse programa invalida a garantia, portanto não instalo nada de fonte duvidosa:

• Você pode sim utilizar o programa DDU. Agora, esse notebook veio com o windows 10 ou 11?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • BolGola

Tinkerer

Bom dia.

Veio com Windows 10. Só atualizou para o 11 há poucos meses, acho que em dezembro de 2021. Ok, vou instalar o DDU e fazer o passo-a-passo. Se o problema persistir eu retorno aqui.

Egidio, só aproveitando para te perguntar mais uma coisa: esse note vem com um SSD WD SN530 de 512gb. É onde fica o Sistema Operacional. Posso comprar um SSD NVME 2280 Samsung 970 Evo Plus PCie 3.0 500gb e usar como principal? Eu teria que reinstalar o Windows de volta (eu não sei fazer isso, teria que levar em uma assistência). Assim estaria aproveitando ao máximo o potencial do equipamento, né? Quero colocar o SSD mais rápido que existe, mas com grande durabilidade também. Sei que existe o Samsung 970 Pro, mas a diferença de valor pelo ganho de de velocidade a mais não compensa. Meu note nas especificações também informa que o limite dos SSD NVME é 512gb em cada baia. Seria bom se coubesse de 1tb em cada baia hehe...
  • O windows 11 é um sistema operacional e ainda contém muitos bugs. O melhor mesmo é retornar para o windows 10 e verificar se o problema continua. Sobre o ssd, você pode sim instalar um ssd m2 2280 nvme de 1tb ou mais nesse computador, em cada slot. O 970 evo deve funcionar sim no computador.

egydiocoelho Trailblazer

• BolGola

Tinkerer

Responder ✓

Fala pessoal!

Estou dando um retorno para informar que o defeito foi sanado automaticamente. Acredito que em uma das atualizações do Windows 11 resolveram essa questão de compatibilidade. Curioso notar que o problema que eu tinha com o Bluetooth também acabou.

Enfim, agora tenho um notebook 100%, Tudo funciona como deveria ser 😃