Olá, possuo o modelo AN515-44 com Ryzen 7 (e gráfico integrado), uma GTX 1650, 16 GB de RAM (veio com 8 GB e eu coloquei mais um pente de 8 GB), e ele veio com Endless OS.
Instalei o Windows 10, agora fiz upgrade pro 11 e tudo certo.
Porém desde o começo (comprei em Julho/2021) eu tive problemas ao usar distros Linux nele e estou começando a achar que pode ser um defeito do meu notebook, pois não vi ninguém mais falando sobre. Os problemas são o seguinte:
1. Ao instalar distros Arch-based (e o Pop!_OS também, mesmo sendo Ubuntu-based) eu fico impossibilitado de acessar a BIOS do notebook, aperto F2 durante o boot e fica travado na logo da Acer pra sempre. No Pop!_OS descobri que é possível corrigir isso excluindo o arquivo bootx64.efi no caminho /boot/EFI/ (algo assim), porém isso não era de fato uma solução pois com updates do grub esse arquivo era gerado novamente, e nas distros Arch-based se eu excluísse algum arquivo *.efi o problema era resolvido mas o sistema não bootava mais.
2. Distros como Ubuntu, Xubuntu e Zorin OS (todas essas Ubuntu-based) não me deram o problema do item 1, conseguia acessar a BIOS sem problema e até o Secure Boot funcionava. Porém tinha problemas com o driver de vídeo, a tela ficava piscando de vez em quando, criei um script que trocava a resolução da tela e voltava para 1080p, resolvia porém era chato ter que ficar fazendo isso.
3. Distros Arch-based não reconheciam o segundo monitor (ligado na GTX 1650), mesmo com os drivers da Nvidia instalados.
[Título editado para incluir descrição do tópico]
0