Linux no Acer Nitro 5 AN515-44: Problemas ao usar distros Linux
joaomarcosth9
Member Posts: 2 New User
Olá, possuo o modelo AN515-44 com Ryzen 7 (e gráfico integrado), uma GTX 1650, 16 GB de RAM (veio com 8 GB e eu coloquei mais um pente de 8 GB), e ele veio com Endless OS.
Instalei o Windows 10, agora fiz upgrade pro 11 e tudo certo.
Porém desde o começo (comprei em Julho/2021) eu tive problemas ao usar distros Linux nele e estou começando a achar que pode ser um defeito do meu notebook, pois não vi ninguém mais falando sobre. Os problemas são o seguinte:
1. Ao instalar distros Arch-based (e o Pop!_OS também, mesmo sendo Ubuntu-based) eu fico impossibilitado de acessar a BIOS do notebook, aperto F2 durante o boot e fica travado na logo da Acer pra sempre. No Pop!_OS descobri que é possível corrigir isso excluindo o arquivo bootx64.efi no caminho /boot/EFI/ (algo assim), porém isso não era de fato uma solução pois com updates do grub esse arquivo era gerado novamente, e nas distros Arch-based se eu excluísse algum arquivo *.efi o problema era resolvido mas o sistema não bootava mais.
2. Distros como Ubuntu, Xubuntu e Zorin OS (todas essas Ubuntu-based) não me deram o problema do item 1, conseguia acessar a BIOS sem problema e até o Secure Boot funcionava. Porém tinha problemas com o driver de vídeo, a tela ficava piscando de vez em quando, criei um script que trocava a resolução da tela e voltava para 1080p, resolvia porém era chato ter que ficar fazendo isso.
3. Distros Arch-based não reconheciam o segundo monitor (ligado na GTX 1650), mesmo com os drivers da Nvidia instalados.
[Título editado para incluir descrição do tópico]
Instalei o Windows 10, agora fiz upgrade pro 11 e tudo certo.
Porém desde o começo (comprei em Julho/2021) eu tive problemas ao usar distros Linux nele e estou começando a achar que pode ser um defeito do meu notebook, pois não vi ninguém mais falando sobre. Os problemas são o seguinte:
1. Ao instalar distros Arch-based (e o Pop!_OS também, mesmo sendo Ubuntu-based) eu fico impossibilitado de acessar a BIOS do notebook, aperto F2 durante o boot e fica travado na logo da Acer pra sempre. No Pop!_OS descobri que é possível corrigir isso excluindo o arquivo bootx64.efi no caminho /boot/EFI/ (algo assim), porém isso não era de fato uma solução pois com updates do grub esse arquivo era gerado novamente, e nas distros Arch-based se eu excluísse algum arquivo *.efi o problema era resolvido mas o sistema não bootava mais.
2. Distros como Ubuntu, Xubuntu e Zorin OS (todas essas Ubuntu-based) não me deram o problema do item 1, conseguia acessar a BIOS sem problema e até o Secure Boot funcionava. Porém tinha problemas com o driver de vídeo, a tela ficava piscando de vez em quando, criei um script que trocava a resolução da tela e voltava para 1080p, resolvia porém era chato ter que ficar fazendo isso.
3. Distros Arch-based não reconheciam o segundo monitor (ligado na GTX 1650), mesmo com os drivers da Nvidia instalados.
[Título editado para incluir descrição do tópico]
0
Respostas
-
Isso não é um problema no notebook. O caminho mais rápido para resolver esse problema, é desconectando o disco rígido ou o ssd, no qual o linux está instalado e depois fazer as alterações no bios.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Isso não é um problema no notebook. O caminho mais rápido para resolver esse problema, é desconectando o disco rígido ou o ssd, no qual o linux está instalado e depois fazer as alterações no bios.
Então, eu resolvo isso entrando no windows e apagando tudo no disco que contém o Linux, aí volta tudo ao normal.
"Isso não é um problema no notebook", não entendi essa afirmação, ele deveria se comportar dessa forma com o Linux (não permitindo que eu acesse a BIOS enquanto o Linux está instalado)? Ou é alguma configuração que está errada por aqui e isso tem solução?0 -
Opa amigo, obrigado pela respostaEntão, eu resolvo isso entrando no windows e apagando tudo no disco que contém o Linux, aí volta tudo ao normal.Isso não é necessário. Como eu disse antes, a forma mais rápida é removendo o ssd ou o hdd no qual o linux está instalado e depois fazer as devidas alterações no bios. Depois, é só reinserir o hdd ou o ssd novamente. Agora, o meu conselho é desativar o secureboot e também alterar o modo sata para ahci. Pode ser esse o problema!"Isso não é um problema no notebook", não entendi essa afirmação, ele deveria se comportar dessa forma com o Linux (não permitindo que eu acesse a BIOS enquanto o Linux está instalado)? Ou é alguma configuração que está errada por aqui e isso tem solução?Eu já vi alguns relatos sobre esse problema. Isso não é ocasionado pelo computador. Mas pela sim pela forma como o linux lida com o bios. Eu vi há muito tempo, uma solução para esse problema, sem ser a remoção do ssd ou do hdd. Mas eu vou ter que procurar novamente. Agora, você pode tentar isso para resolver o problema:a) desative a inicialização rápida:b) ative a inicialização segura e desligue o computador:c) desmonte o laptop, desconecte a bateria de lition, desconecte os ssds e os hdds:d) depois, conecte apenas a bateria de lition e ligue o computador.e) acesse o bios, vá na guia main, pressione ctrl+s e altere o sata mode para ahci:também ative o f12 boot menu.f) vá na guia security e crie uma senha em setsupervisorpassword, para desativar o secureboot:g) agora, vá em exit e clique em save and shutdown.h) depois, conecte os ssds e hdds novamente e verifique se o problema é resolvido.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0