Ajuda upgrade Aspire A315-54K teria problemas em suportar o M.2 NVMe PCIe Gen 3.0 x 4 pistas
Adquiri um notebook para estudos, porém, na configuração ele veio com um HDD 1TB mas isso torna algumas tarefas bem lentas no notebook e desejo adquirir um SSD para obter uma performance melhor etc, em contato com o chat da Acer, consegui algumas informações a respeito dos slots disponíveis, sendo eles:
Dito isso, tenho a opção de compra um SSD sata e colocar no lugar do meu HDD de 1TB ou poderia optar pelo M.2 e manter o meu 1TB para armazenamento de outras coisas, andei pesquisando sobre o M.2 e fiquei um pouco confuso a respeito de compatibilidade. Achei um modelo com as seguintes especificações:
- Formato: M.2 2280
- Interface: NVMe PCIe Gen 3.0 x 4 pistas
Minha dúvida é justamente sobre essa parte do 3.0 x 4, até li um tópico que o @MaClane respondeu a uns anos atrás, com o trecho abaixo:
SSD é o tipo de unidade de armazenamento
M.2 é o tipo de slot
2280 é o tamanho físico do encaixe do slot
Sata 3 e PCIe são os tipos de conexão
Gen 3x2, 3x4, etc se refere a geração (3, 4, etc) e x2, x4, etc se refere ao numero de lanes (trilhas de encaixe)
Sem mais delongas, a minha dúvida é, se meu notebook por suportar SSD PCIe NVMe Gen. 3x2 teria problemas em suportar o M.2 NVMe PCIe Gen 3.0 x 4 pistas, o M.2 seria o do seguinte modelo:
SSD Kingston NV1 250GB
Desde já, obrigado!
[Título editado para incluir descrição do tópico]
Melhores respostas
-
Crown disse:Boa noite pessoal,
Adquiri um notebook para estudos, porém, na configuração ele veio com um HDD 1TB mas isso torna algumas tarefas bem lentas no notebook e desejo adquirir um SSD para obter uma performance melhor etc, em contato com o chat da Acer, consegui algumas informações a respeito dos slots disponíveis, sendo eles:Slot livre M.2 2280, compatível com SSD PCIe NVMe Gen. 3x2 de até 512GB.Slot ocupado SATA 3, compatível com HDD SATA 3 2.5 MM de até 2TB.Meu notebook é o Aspire A315-54K, me desculpem se me esqueci de algo.
Dito isso, tenho a opção de compra um SSD sata e colocar no lugar do meu HDD de 1TB ou poderia optar pelo M.2 e manter o meu 1TB para armazenamento de outras coisas, andei pesquisando sobre o M.2 e fiquei um pouco confuso a respeito de compatibilidade. Achei um modelo com as seguintes especificações:- Formato: M.2 2280
Minha dúvida é justamente sobre essa parte do 3.0 x 4, até li um tópico que o @MaClane respondeu a uns anos atrás, com o trecho abaixo:
M.2 é o tipo de slot
Gen 3x2, 3x4, etc se refere a geração (3, 4, etc) e x2, x4, etc se refere ao numero de lanes (trilhas de encaixe)Sem mais delongas, a minha dúvida é, se meu notebook por suportar SSD PCIe NVMe Gen. 3x2 teria problemas em suportar o M.2 NVMe PCIe Gen 3.0 x 4 pistas, o M.2 seria o do seguinte modelo:
SSD Kingston NV1 250GB
Desde já, obrigado!
Geralmente na maioria dos modelos de SSD M2 Gen3x4 são retro compatíveis com gerações anteriores, limitando a velocidade de escrita e leitura, mas mesmo assim sendo extremamente superior e muito mais confiável em comparação com os convencionais HDs.
E no seu caso, eu manteria o HD de 1TB para armazenamento de arquivos e/ou backups e instalaria o SO e programas direto no SSD M2. A performance será outra tanto na inicialização do sistema quanto em abertura de programas.
Eu logo sugeriria versões de 480GB do SSD M2 caso faça a instalação de programas que ocupem bastante espaço, agora caso seja um uso moderado, esse modelo citado servirá perfeitamente.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
É importante lembrar que esse modelo suporta ssds nvme acima de 512gb também. Eles informam esse limite, apenas por que a acer testou esse modelo com ssds de até 512gb.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1
Respostas
-
Crown disse:Boa noite pessoal,
Adquiri um notebook para estudos, porém, na configuração ele veio com um HDD 1TB mas isso torna algumas tarefas bem lentas no notebook e desejo adquirir um SSD para obter uma performance melhor etc, em contato com o chat da Acer, consegui algumas informações a respeito dos slots disponíveis, sendo eles:Slot livre M.2 2280, compatível com SSD PCIe NVMe Gen. 3x2 de até 512GB.Slot ocupado SATA 3, compatível com HDD SATA 3 2.5 MM de até 2TB.Meu notebook é o Aspire A315-54K, me desculpem se me esqueci de algo.
Dito isso, tenho a opção de compra um SSD sata e colocar no lugar do meu HDD de 1TB ou poderia optar pelo M.2 e manter o meu 1TB para armazenamento de outras coisas, andei pesquisando sobre o M.2 e fiquei um pouco confuso a respeito de compatibilidade. Achei um modelo com as seguintes especificações:- Formato: M.2 2280
M.2 é o tipo de slot
Gen 3x2, 3x4, etc se refere a geração (3, 4, etc) e x2, x4, etc se refere ao numero de lanes (trilhas de encaixe)Sem mais delongas, a minha dúvida é, se meu notebook por suportar SSD PCIe NVMe Gen. 3x2 teria problemas em suportar o M.2 NVMe PCIe Gen 3.0 x 4 pistas, o M.2 seria o do seguinte modelo:
SSD Kingston NV1 250GB
Desde já, obrigado!
Geralmente na maioria dos modelos de SSD M2 Gen3x4 são retro compatíveis com gerações anteriores, limitando a velocidade de escrita e leitura, mas mesmo assim sendo extremamente superior e muito mais confiável em comparação com os convencionais HDs.
E no seu caso, eu manteria o HD de 1TB para armazenamento de arquivos e/ou backups e instalaria o SO e programas direto no SSD M2. A performance será outra tanto na inicialização do sistema quanto em abertura de programas.
Eu logo sugeriria versões de 480GB do SSD M2 caso faça a instalação de programas que ocupem bastante espaço, agora caso seja um uso moderado, esse modelo citado servirá perfeitamente.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Bom dia, Renan!Eu acredito que o modelo que citei vá me atender sim, pois vou usar bem pouco armazenamento, oque está pesando mesmo é a performance, até pra inicializar o SO é um parto... Estava mais com medo de comprar a peça e não ser compatível com o meu notebook, mas pelo que você disse é compatível sim, porém, é esperado que tenha-se uma perda na performance de gravação e leitura, mas acredito que não seja nada tão relevante.Obrigado pela ajuda!1
-
Crown disse:Bom dia, Renan!Eu acredito que o modelo que citei vá me atender sim, pois vou usar bem pouco armazenamento, oque está pesando mesmo é a performance, até pra inicializar o SO é um parto... Estava mais com medo de comprar a peça e não ser compatível com o meu notebook, mas pelo que você disse é compatível sim, porém, é esperado que tenha-se uma perda na performance de gravação e leitura, mas acredito que não seja nada tão relevante.Obrigado pela ajuda!
Pode ter a certeza que o notebook vai virar outro, sistema iniciando em poucos segundos, aplicativos abrindo extremamente rápido, e por aí vai.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
É importante lembrar que esse modelo suporta ssds nvme acima de 512gb também. Eles informam esse limite, apenas por que a acer testou esse modelo com ssds de até 512gb.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1