AN515-55: Nitro 5 esquentando durante uso leve ou inativo
Antunesvv
Member Posts: 11
Tinkerer
Tenho um nitro 5, core i5 10300H com a GTX 1650 desde novembro de 2021. Mais precisamente o modelo (AN515-55-51D3). Pois bem, de uns dias pra cá notei que as fans estavam bem barulhentas, abri o nitro sense e vi que estavam trabalhando além do normal com o notebook inativo. Fiz alguns testes, esquema de energia equilibrado, todas as abas fechadas, nenhum programa em aberto a temperatura está chegando á 75 graus enquanto o uso do processador está normal (na casa dos 20%) o que é MUITO estranho pois para navegacao e uso basico sempre notei ele muito silencioso, com a temperatura normal de 40~ graus. Fiz uma restauracao de sistema, reeinstalei os drivers do chipset e o problema persiste.
Quando eu altero o esquema de energia para poupanca de energia, a temperatura dimini para 60 graus. O que ainda é alto considerando o notebook em IDLE (inativo)
Tudo isso aconteceu do nada, sem motivo algum, nao instalei nenhum jogo ou programa nas ultimas semanas.
Fiz os testes durante a madrugada, com o clima fresco e com o notebook em cima de um suporte, o que o deixa elevado possibilitando um otimo fluxo de ar.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Quando eu altero o esquema de energia para poupanca de energia, a temperatura dimini para 60 graus. O que ainda é alto considerando o notebook em IDLE (inativo)
Tudo isso aconteceu do nada, sem motivo algum, nao instalei nenhum jogo ou programa nas ultimas semanas.
Fiz os testes durante a madrugada, com o clima fresco e com o notebook em cima de um suporte, o que o deixa elevado possibilitando um otimo fluxo de ar.
[Título editado para incluir modelo do produto]
0
Respostas
-
Informacoes adicionais: testes com o notebook conectado na tomada, entretando na bateria nao muda o cenario.
Ao monitorar no gerenciador de tarefas, percebe-se que a cpu esta operando em 4.2 ghz o tempo inteiro, mesmo com o note sem uso, nem programa pesado rodando no background.
Segue o print: https://ibb.co/CJFC8YH0 -
Bon dia!...
Certemente os colegas mais experientes devem postar alguma recomendação, porém para adiantar sugiro qu leia o poste do @RenanVilela abaixo.
https://community.acer.com/pt/discussion/631249/dicas-para-amenizar-a-temperatura-durante-jogos#latest
Neste poste tem orientações para diminur a temperatura.
Como não sei nada sobre o Throotlestop, usei a opção de diminuir em 1% o Desempenho Máximo do Processador, e assim minha temperatura se mantem em um otimo patamar.
Ontem fiz um teste: retornei este parâmetro para 100% e a temperatura almentou cerca de 13 graus Celsius.1 -
Eu também aconselharia trocar a pasta térmica e limpar os fans, caso o seu notebook não esteja mais na garantia:Utilize uma pulseira antiestática e desconecte a bateria.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Pasta termica ou sujeira nao é, visto que tem somente 3 meses que estou com a maquina. Só consegui abaixar a temperatura colocando o uso max do processador em 99% no plano avancado de energia. O clock cai para 2.5 ghz na hora e a temperatura cai para o que seria normal (na casa dos 40~ graus), porém quando faco um stress de cpu pelo cpu-z, nota-se que ele perde muito desempenho. O clock nao passa dos 2.5ghz.
Infelizmente vou ter que mandar para a assistencia.0 -
Eu não acho que seja um problema, que você deva enviar para a garantia. Você pode informar a versão do bios? Você já visitou esse tópico? https://community.acer.com/en/discussion/577183/throttlestop-undervolt-profiles-pre-made#latest
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:Eu não acho que seja um problema, que você deva enviar para a garantia. Você pode informar a versão do bios? Você já visitou esse tópico? https://community.acer.com/en/discussion/577183/throttlestop-undervolt-profiles-pre-made#latest
Como dito, nos meus testes, mesmo nao usando a maquina, deixando-a inativa as temperaturas estao batendo os 80 graus, como se eu estivesse jogando ou rodando algum programa pesado, enquanto como pode notar pelo print, o uso do processador esta baixo (20%). Observando no gerenciamento de disco, é possivel ver que ele ta rodando com o turbo boost o tempo inteiro, o clock fixo nos 4.2 ghz.
Ainda nao atualizei a bios. A versao que se encontra é v2.03 de 24/03/20210 -
Ok! Experimente desativar todos os serviços desnecessários e reinicie o windows:Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
@Antunesvv Cara, tenho o modelo exatamente igual ao seu com 16gb de ram, e percebi o mesmo, mesmo com processador em 99%, em jogos que batia no máximo 65° agora está chegando aos 95°... Achou alguma solução?0
-
rato disse:@Antunesvv Cara, tenho o modelo exatamente igual ao seu com 16gb de ram, e percebi o mesmo, mesmo com processador em 99%, em jogos que batia no máximo 65° agora está chegando aos 95°... Achou alguma solução?
1 = Vá até a Microsoft Store e na barra de pesquisa digite: winget 2 = Clique em Instalador de Aplicativos. Se pedir para atualizar, atualize (Somente com esse aplicativo atualizado você conseguirá desinstalar o Widgets) 3 = Após atualizar o aplicativo abra o CMD como administrador 4 = Digite o seguinte comando: winget uninstall “windows web experience pack” (incluindo as aspas) 5 = Vai aparecer uma pergunta, digite Y e dê um enter
0 -
Antunesvv disse:rato disse:@Antunesvv Cara, tenho o modelo exatamente igual ao seu com 16gb de ram, e percebi o mesmo, mesmo com processador em 99%, em jogos que batia no máximo 65° agora está chegando aos 95°... Achou alguma solução?
1 = Vá até a Microsoft Store e na barra de pesquisa digite: winget 2 = Clique em Instalador de Aplicativos. Se pedir para atualizar, atualize (Somente com esse aplicativo atualizado você conseguirá desinstalar o Widgets) 3 = Após atualizar o aplicativo abra o CMD como administrador 4 = Digite o seguinte comando: winget uninstall “windows web experience pack” (incluindo as aspas) 5 = Vai aparecer uma pergunta, digite Y e dê um enter0 -
rato disse:Antunesvv disse:rato disse:@Antunesvv Cara, tenho o modelo exatamente igual ao seu com 16gb de ram, e percebi o mesmo, mesmo com processador em 99%, em jogos que batia no máximo 65° agora está chegando aos 95°... Achou alguma solução?
1 = Vá até a Microsoft Store e na barra de pesquisa digite: winget 2 = Clique em Instalador de Aplicativos. Se pedir para atualizar, atualize (Somente com esse aplicativo atualizado você conseguirá desinstalar o Widgets) 3 = Após atualizar o aplicativo abra o CMD como administrador 4 = Digite o seguinte comando: winget uninstall “windows web experience pack” (incluindo as aspas) 5 = Vai aparecer uma pergunta, digite Y e dê um enter
O que tu pode tentar fazer e` alterar o plano de energia, seleciona o plano "economia de energia" vai em configuracoes avancadas > gerenciador de energia do processador > estado de desempenho maximo > na tomada coloca para 99%. Com isso o clock do processador vai ficar abaixo dos 2ghz. Para tarefas basicas nao faz muita diferenca. Quando for jogar `e so mudar para o plano de energia padrao.
0