A315-23: Cópia de segurança do firmware (BIOS/UEFI)
JoacomtiloMac
Member Posts: 9
Tinkerer
Gostaria de saber se tem como fazer uma cópia de segurança das informações do firmware (BIOS/UEFI) e, posteriormente, restaurá-la. Qual seria o utilitário que devo baixar?
modelo: Aspire A315-23
placa-mãe: Lotus_DA
firmware: 1.19 (2021/10/27)
Histórico
firmware: 1.19 (2021/10/27)
Histórico
Tem mais de um mês que uso o notebook, e só tinha o sistema operacional mais drivers.
Hoje, começou a ter erros de tela azul com informação do "watchdog". O teclado do notebook não funcionava. Somente o USB. Depois de 2 BSODs, instalei o Firefox. Navegando, outro BSOD. Resolvi formatar e descobri que algumas informações no firmware não apareciam, como modelo e placa-mãe.
Mesmo assim, continuei usando após a formatação.
O "Windows Update" instalou alguns drivers e instalei a placa de video, e outros dois drivers.
Reinicializei, ativei a licença do sistema operacional. Instalei o Firefox. Durante o decorrer da navegação, do nada, as informações do firmware voltaram, inclusive o teclado passou a funcionar.
Agradecimentos por qualquer ajuda.
[Título editado para incluir modelo do produto]
0
Comentários
-
Eu já vi outro relato, em que o modelo, o snid e o uuid estavam desaparecendo no bios. Por acaso, o Windows 11 está instalado?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!2 -
Por acaso era o Windows 10. Mas eu tinha instalado o Windows 11 para ativá-lo e para pegar a gratuidade da ativação. Depois formatei com o Windows 10. Penso em migrar para o 11, mas não agora.
Sim. Some bastante coisa: modelo, snid, uuid e acho que até o número de série. Mas o intrigante é que recupera. Não sei se pode ser aquecimento. O chato é que está acontecento a todo momento. Até desliguei o notebook e estou usando o desktop.
Comprei ele antes do Natal e quase nem utilizei. Fiz várias formatações e instalação de drivers para verificar desempenho e compatibilidade com Windows 10 e 11. Só que hoje eu queria utilizá-lo de forma definitiva, e acontece este problema.0 -
Qual é a versão do bios?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Coloquei a versão do firmware na primeira mensagem.modelo: Aspire A315-23
firmware: 1.19 (2021/10/27)Ontem deixei o notebook ligado sem mexer. Depois de horas reinicializou sozinho.Hoje verifiquei os eventos do sistema operacional.******************************************************************
Erro: Evento do Sistema (apareceu 8 vezes em momentos deferentes)Fonte: ACPICódigo do evento: 13: O controlador inserido (EC) não respondeu dentro do tempo limite especificado. Isso pode indicar erro no hardware ou firmware do EC ou que o BIOS está acessando o EC incorretamente. Verifique com o fabricante do computador se há uma versão do BIOS mais atualizada. Em algumas situações, esse erro pode fazer que o computador funcione incorretamente.
Aviso: Evento do Sistema (apareceu 3 vezes em grupo de 5 mensagens seguidas)
Fonte: ACPI
Código do evento: 15
: O controlador inserido (EC) retornou dados quando nada foi solicitado. O BIOS deve estar tentando acessar o EC sem executar a sincronização com o sistema operacional. Esses dados serão ignorados. Nenhuma outra ação é necessária; entretanto, verifique com o fabricante do computador se há uma versão do BIOS mais atualizada.
******************************************************************Acontece que esta é a versão mais recente e parece que é um erro do firmware. O problema é saber qual versão anterior eu tenho que colocar.0 -
Olá bom dia.
Apesar de ser um erro um pouco diferente, mas foi mencionado essa questão do EC, e o usuário desse link , Requeiro Bios Update Imediata com mais opções e solução de erro 37 Processador limitado F5-573g59aj — Acer Community, resolveu o problema de início mas não encontrei o vídeo mencionado por ele, apesar de que o problema havia voltado posteriormente.
Mas vale a pena tentar entrar em contato com ele para saber o que sucedeu e obter o link do vídeo da resolução.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!2 -
Valeu Renan. Vou pesquisar.
0 -
Na caixa do notebook, informa a versão do bios que veio instalada de fábrica?
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Egydio,Veio a versão 1.18. Quando liguei o notebook, após o windows update, ele atualizou para versão 1.19. Baixou da Microsoft vários drivers. Olhei na página da Acer, e realmente a versão mais recente era a 1.19. Ontem mesmo tive essa ideia, após consultar os erros no histórico de eventos. Baixei a versão 1.18.Como eu faço um downgrade da versão do firmware?0
-
Renan,Não consegui olhar o fórum da Adrenaline, mas ele saiu do UOL e achei o link atualizado.Vou dar uma lida nele amanhã, mas tentarei primeiro fazer o downgrade da versão do firmware. Conseguindo isso, formato a máquina e desabilito o windows update apenas para instalação de drivers, para ele não atualizar o firmware para a versão 1.19.0
-
Pessoal, desculpe eu demorar na resposta. Tenho filho especial e preciso correr em 3 municípios diferentes para o tratamento dele nas clínicas, que é diário.
0 -
Ingrid,Agradeço ter movido o tópico, pois sou totalmente ignorante nesta espaço.1
-
Galera,Descobri. Descompactei o EXE, e vi um arquivo platform.ini. Abri com o bloco de notas e vi a seção [Bios_Version_Check]. Mudei para "Flag=0", conforme o comentário no próprio arquivo. Agora vou tentar rebaixar a versão do firmware.0
-
Eu não aconselho o downgrade do bios, pois é um procedimento arriscado e pode violar a garantia. Agora, informe aqui, se o downgrade resolveu o problema.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Desculpe a demora na resposta. Somente hoje, começando de manhã cedo, consegui parar para ver essa questão. O aplicativo consegue preparar e reinicializa para fazer o rebaixamento. Durante o processo de atualização há uma falha. Acredito que seja por ter perdido alguns itens no firmware, como modelo e snid. Seria a única explicação que eu teria.Eu não me preocupei muito em rebaixar pois seria para a versão que veio nele, a 1.18. Procurei no Windows Update a versão 1.19 mas ela não está disponível mais. Isso é bom.Hoje, instalei o Windows 10 e fiquei usando. Ele não reinicializou. Mas as informações do firmware não voltaram. Depois que instalei o Acer Care Center, aí aconteceu de ficar instável e reinicializar várias vezes.Vou formatar agora, colocar o Windows 11 puro, fazer as atualizações e instalar o Acer Care Center. Depois vou embalar e mandar para a Acer em SP. Está na garantia. Espero que eles consigam retornar o firmware para 1.18, que veio nele, pois esse não deu problema. Só depois do Windows Update do firmware que deu. E quando voltar, mudarei a diretiva no Windows para não atualizar drives pelo Windows Update.Você poderia perguntar porque não usar sem o Acer Care Center. Acontece que se o firmware não reconhece o modelo, o teclado do notebook não funciona. Somente o botão desligar. Eu prefiro teclado USB, mas, numa emergência, posso precisar usar o teclado.Agradeço pela ajuda de toda(o)s.0
-
Experimente tentar desconectar a bateria de lition e o teclado:
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0