Aces Aspire 5 A515-51G-72DB: Como instalar ArchLinux? Como funciona essa parte de RAM e SSD ?

sdrariane
sdrariane Member Posts: 1 New User
editado janeiro 2022 em Laptops
Bom dia! Tudo bom?

Sou programadora e tenho algumas perguntas sobre customização e segurança — já que encontrei problemas tentando resolver sozinha:

— Como instalar ArchLinux? Toda vez que tento realizar um dual-boot ele retorna uma tela preta com um pendrive e em cima dele um "x". Trabalho muito com imagens, vídeos, edição e pretendo expandir a modelagem 3D e um SO Arch é perfeito, já o utilizei uma vez e amei.

— Como funciona essa parte de RAM expansível até 20GB? E o SSD? Tem pouquíssimos vídeos e tutoriais que encontrei (detalhados) falando sobre, confesso que sou um lixo em Arquitetura de Computadores :#

Obrigadinha desde já pela atenção  <3

[Título editado para incluir descrição do tópico]

Respostas

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,327 Trailblazer
    editado janeiro 2022
    — Como instalar ArchLinux? Toda vez que tento realizar um dual-boot ele retorna uma tela preta com um pendrive e em cima dele um "x". Trabalho muito com imagens, vídeos, edição e pretendo expandir a modelagem 3D e um SO Arch é perfeito, já o utilizei uma vez e amei.

Para instalar o linux, eu aconselho primeiro diminuir o volume, através do gerenciamento de discos do windows, até que fique com espaço não alocado, veja:

Como você pretende fazer um dual boot, é aconselhável alterar o sata mode para ahci no bios. Mas antes de alterar o sata mode, ative a inicialização segura do windows 10, para que não ocorra erros ao inicializar o windows, veja:

Depois, reinicie o windows e acesse o bios, pressionando f2 antes do logo da acer. Vá na guia main, pressione ctrl+s e altere o sata mode para ahci:

Eu também aconselho ativar o f12bootmenu e criar uma senha no setsupervisorpassword, para desativar o secureboot, veja:

Depois, durante a instalação do linux, escolha a opção INSTALAR AO LADO DO WINDOWS BOOT MANAGER.

— Como funciona essa parte de RAM expansível até 20GB? E o SSD? Tem pouquíssimos vídeos e tutoriais que encontrei (detalhados) falando sobre, confesso que sou um lixo em Arquitetura de Computadores

Algumas versões desse modelo não vem com uma memória onboard. Outras versões vem com 4gb de ram onboard. Se o seu modelo não veio com 4gb de ram, você pode instalar até 16gb que trabalhará em single channel. Agora, se o seu modelo veio com 4gb de ram onboard, você poderá adicionar mais 16gb de ram ddr4, totalizando 20gb. Mas o sistema trabalhará assim:
    Os 4gb de ram onboard trabalhará em dual channel com os 4gb de ram da memória offboard. Os 12gb de ram restantes da memória offboard, trabalhará em single channel. Isso se chama trabalhar em modo flexível. Você pode instalar esse tipo de memória ram:
    A515-51-56K6 Upgrade de Memoria Ram  Acer Community
    Esse vídeo mostra como desmontar:

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)