Aces Aspire 5 A515-51G-72DB: Como instalar ArchLinux? Como funciona essa parte de RAM e SSD ?

sdrariane
sdrariane Member Posts: 1 New User
editado janeiro 2022 em Laptops
Bom dia! Tudo bom?

Sou programadora e tenho algumas perguntas sobre customização e segurança — já que encontrei problemas tentando resolver sozinha:

— Como instalar ArchLinux? Toda vez que tento realizar um dual-boot ele retorna uma tela preta com um pendrive e em cima dele um "x". Trabalho muito com imagens, vídeos, edição e pretendo expandir a modelagem 3D e um SO Arch é perfeito, já o utilizei uma vez e amei.

— Como funciona essa parte de RAM expansível até 20GB? E o SSD? Tem pouquíssimos vídeos e tutoriais que encontrei (detalhados) falando sobre, confesso que sou um lixo em Arquitetura de Computadores :#

Obrigadinha desde já pela atenção  <3

[Título editado para incluir descrição do tópico]

Respostas

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,327 Trailblazer
    editado janeiro 2022
    — Como instalar ArchLinux? Toda vez que tento realizar um dual-boot ele retorna uma tela preta com um pendrive e em cima dele um "x". Trabalho muito com imagens, vídeos, edição e pretendo expandir a modelagem 3D e um SO Arch é perfeito, já o utilizei uma vez e amei.

Para instalar o linux, eu aconselho primeiro diminuir o volume, através do gerenciamento de discos do windows, até que fique com espaço não alocado, veja:

Como você pretende fazer um dual boot, é aconselhável alterar o sata mode para ahci no bios. Mas antes de alterar o sata mode, ative a inicialização segura do windows 10, para que não ocorra erros ao inicializar o windows, veja:

Depois, reinicie o windows e acesse o bios, pressionando f2 antes do logo da acer. Vá na guia main, pressione ctrl+s e altere o sata mode para ahci:

Eu também aconselho ativar o f12bootmenu e criar uma senha no setsupervisorpassword, para desativar o secureboot, veja: