[Notebook Nitro 5 AN515-44-R11B AMD Ryzen 7] - Tela piscando

Comprei o notebook a 2 meses para trabalhar, fiz um upgrade de memória RAM e HD. Tem dual boot (Ubuntu e Win 10).

Ubuntu - Tentei conectar o notebook com um monitor externo pelo cabo HDMI e não funcionava, atualizei os drivers e nada. Inseri uma linha no arquivo "/lib/modprobe.d/nvidia-kms.conf" e funcionou. Dias depois percebi que ao ligar o notebook, escolher o Ubuntu no dual boot e aparecer a área de trabalhado começa a piscar a tela, achei que fosse a taxa de atuação de 144Hz e troquei para 60Hz mas continua piscando só que de uma forma diferente. Preciso reiniciar o notebook algumas vezes para a tela não piscar. Já testei ligar o notebook sem o HDMI conectado nele e a tela pisca do mesmo jeito. Testei ligar o notebook no Windows 10 e não pisca. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Uso o notebook para trabalhar, não jogo nada.

Melhor resposta

  • Rodrigodss
    Rodrigodss Member Posts: 2 New User
    Responder ✓
    Olá bom dia.
    Atualizando. Um paliativo que está dando certo quanto a tela começa a piscar é diminuir a resolução da tela do notebook e depois volta-la para resolução mais alta. 
    Mas se tivesse uma solução definitíva seria ótimo.
«1

Respostas

  • Comprei o notebook a 2 meses para trabalhar, fiz um upgrade de memória RAM e HD. Tem dual boot (Ubuntu e Win 10).

    Ubuntu - Tentei conectar o notebook com um monitor externo pelo cabo HDMI e não funcionava, atualizei os drivers e nada. Inseri uma linha no arquivo "/lib/modprobe.d/nvidia-kms.conf" e funcionou. Dias depois percebi que ao ligar o notebook, escolher o Ubuntu no dual boot e aparecer a área de trabalhado começa a piscar a tela, achei que fosse a taxa de atuação de 144Hz e troquei para 60Hz mas continua piscando só que de uma forma diferente. Preciso reiniciar o notebook algumas vezes para a tela não piscar. Já testei ligar o notebook sem o HDMI conectado nele e a tela pisca do mesmo jeito. Testei ligar o notebook no Windows 10 e não pisca. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Uso o notebook para trabalhar, não jogo nada.

    Olá, bom dia.
    Pelo relato esse problema ocorre tão somente no Linux correto?

    Ao acessar a Bios, a tela chega a piscar também?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Rodrigodss
    Rodrigodss Member Posts: 2 New User
    Olá, bom dia.
    Estou exatamente com o mesmo problema e no meu caso na tela da bios não fica piscando, somente quando carrega o SO, no caso o Ubuntu 20.04LTS
  • Rodrigodss
    Rodrigodss Member Posts: 2 New User
    Responder ✓
    Olá bom dia.
    Atualizando. Um paliativo que está dando certo quanto a tela começa a piscar é diminuir a resolução da tela do notebook e depois volta-la para resolução mais alta. 
    Mas se tivesse uma solução definitíva seria ótimo.
  • debsmalheiro
    debsmalheiro Member Posts: 5

    Tinkerer

    Comprei o notebook a 2 meses para trabalhar, fiz um upgrade de memória RAM e HD. Tem dual boot (Ubuntu e Win 10).

    Ubuntu - Tentei conectar o notebook com um monitor externo pelo cabo HDMI e não funcionava, atualizei os drivers e nada. Inseri uma linha no arquivo "/lib/modprobe.d/nvidia-kms.conf" e funcionou. Dias depois percebi que ao ligar o notebook, escolher o Ubuntu no dual boot e aparecer a área de trabalhado começa a piscar a tela, achei que fosse a taxa de atuação de 144Hz e troquei para 60Hz mas continua piscando só que de uma forma diferente. Preciso reiniciar o notebook algumas vezes para a tela não piscar. Já testei ligar o notebook sem o HDMI conectado nele e a tela pisca do mesmo jeito. Testei ligar o notebook no Windows 10 e não pisca. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Uso o notebook para trabalhar, não jogo nada.

    Olá, bom dia.
    Pelo relato esse problema ocorre tão somente no Linux correto?

    Ao acessar a Bios, a tela chega a piscar também?
    Bom dia Renan, só percebi esse problema no Linux, não sei na Bios pq ele só pisca depois que entra no Linux.
  • debsmalheiro
    debsmalheiro Member Posts: 5

    Tinkerer

    Rodrigodss disse:
    Olá bom dia.
    Atualizando. Um paliativo que está dando certo quanto a tela começa a piscar é diminuir a resolução da tela do notebook e depois volta-la para resolução mais alta. 
    Mas se tivesse uma solução definitíva seria ótimo.
    Bom dia Rodrigo, vou fazer isso da próxima vez que a tela ficar piscando e também gostaria de uma solução definitiva. Entrei em contato com o suporte da Acer e pediram para instalar o Linux novamente no notebook mas ainda não fiz.
  • Eu não tenho certeza. Mas eu acho que a versão 1.04 do bios pode resolver esse problema:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Hélio_Passos
    Hélio_Passos Member Posts: 3 New User
    O meu é um AN515-44-R5YZ, windows 11 e apresenta o mesmo problema. Acredito que seja algum problema com o drive de vídeo AMD pq quando eu desativo ele e utilizo somente a GTX1650 problema para. Já desinstalei, reinstalei e atualizei o drive de vídeo AMD e o problema continua. Quando começa a piscar com mais frequência eu desinstalo o drive da AMD e reinstalo através do aplicativo automático da AMD com a versão mais recente na opção "Drive Only" e melhora, mas depois de um tempo volta a acontecer.
    Espero que a Acer resolva logo esse problema.
  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Tenho o AN515-44-R8HN e uso sem problemas no Arch Linux, tenta instalar o nvidia-prime e marcar para habilitar somente o vídeo dedicado no painel de controle da nvidia.

    sudo apt-get install nvidia-prime
    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • Pedr0HS
    Pedr0HS Member Posts: 11

    Tinkerer

    Olá, pessoal, tudo bem?

    Alguém conseguiu resolver o problema? Já busquei em tudo quanto é lugar e não encontrei nada que resolva. O meu note é o mesmo modelo Nitro 5 AN515-44-R11B AMD Ryzen 7, quando estava com Endless OS piscava muito, aí passei para o Windows 11 e melhorou um pouco, mas é muito chato.

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    editado outubro 2022

    @Pedr0HS tente atualizar o Bios para a versão 1.04. menciona algo relacionado ao display. Mas lembre-se que a atualização é arriscada.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Pedr0HS
    Pedr0HS Member Posts: 11

    Tinkerer

    @egydiocoelho, a BIOS já está na versão mais atual. Assim que tiver tempo vou formatar para o windows 10 e depois atualizar para o windows 11, li comentários no youtube informando que isto resolveu.

  • HandressaTeixeira
    HandressaTeixeira Member Posts: 1 New User

    Puxa vida esse é um problema recorrente da Acer então, porque comprei o Nitro 5 com rysen 7 e tá com o mesmo problema. Chegou ontem. Novinho e tá com esse problema de piscar a tela.

  • @HandressaTeixeira uma das soluções é desativar a virtualização no Bios.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • LavaBucketMLG
    LavaBucketMLG Member Posts: 1 New User
  • @LavaBucketMLG Você desativou as duas opções da virtualização no bios?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • AnthonyMedeiros
    AnthonyMedeiros Member Posts: 1 New User

    Tou com o mesmo problema, incomoda demais, desabilitar a integrada resolve , contudo cai de 144hz para 60hz na hora ( ninguém compra um note com tela boa pra usar a tela fraca, isso chateia demais) e não altera brilho.

    O que resolveu pra mim foi desabilitar a virtualização na bios ( advanced e desabilitar as duas opções). Contudo preciso rodar maquina virtual, e ai como faz ? Tem que escolher entre ter o produto sem piscar ou trabalhar com ele , raiva demais.

    outro problema crônico ja para se evitar vai ser folgar um pouco a dobradiça, se n vai quebrar pq vem muito rigida.

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon

    No AMD Software Adrenalin tenta habilitar o AMD FreeSync e o Virtual Super Resolution.

    Meu notebook tem quase as mesmas especificações e eu só percebo esse problema até atualizar os drivers AMD e Nvidia.

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • rsiant
    rsiant Member Posts: 8

    Tinkerer

    Aparentemente isso daqui resolveu pra mim, vamos ver até quando. Isso começou só agora depois das últimas atualizações do windows 11 onde o mesmo fica desinstalando o driver da AMD e eu tenho que reinstalar quase toda vez quando o windows da update mas ainda assim continua, mas por enquanto essa solução tá funcionando.

  • Hélio_Passos
    Hélio_Passos Member Posts: 3 New User

    Como faço para ativar o AMD FreeSync? No meu parece como "sem suporte"


  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon

    Quando reinstalar o Software Adrenalin desmarque a opção "Instalação limpa".

    Pensei que teria o recurso, a tela continua piscando?


    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz