AN515-51-78D6: Dual Boot Windows UEFI + Secure Boot e Linux no Nitro 5 2019 - Bootloader Erro

Gabrielce2081
Gabrielce2081 Member Posts: 44 Devotee WiFi Icon
editado dezembro 2021 em Gaming - Predator e Nitro
Olá a todos

Estou tentando fazer um dual boot no meu notebook, mas estou tendo alguns problemas

Eu já instalei outras distros em outros PCs, mas nenhum deles tinham Secure Boot + UEFI, era sempre o padrão legacy com secure boot desligado, não sei se nessa caso tenha algo a ver, mas vou citar os detalhes dos procedimentos que realizei e o erro que deu:

Observações: Por que o Parrot OS? Depois de vários teste em VM, eu escolhi o Parrot Home para desenvolver aplicações e ter um SO para trabalho e um SO para lazer (Windows)

1º Criei uma partição de 50gb no meu SSD para receber o Sistema Linux
      Sistema C - Windows 10
      Parrot E - Partição que irá receber o linux
      Dados D - HDD de 1 tb para guardar coisas pra não "afogar" o ssd

2º Coloquei a iso no pen drive e alterei o boot de UEFI para Legacy para não dar erro no secure boot (estando em modo UEFI eu não consigo deligar o secure boot, a opção fica inacessível )
Antes e depois na imagem

Escolhi a opção para o SO ser colocado dentro da partição de 50GB

e quando a instalação chega em 75% dá o seguinte erro:

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,305 Trailblazer
    Responder ✓
    Deixe no modo uefi. Depois crie uma senha no setsupervisorpasword e desative o secure boot. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

• Olá, boa tarde @Gabrielce2081.

Com base no seu erro encontrei esse usuário com o mesmo problema :Não consigo acessar o Ubuntu [RESOLVIDO] [GRUB] (vivaolinux.com.br),
    e um outro usuário passou o link abaixo para a resolução do problema: Dual-boot UEFI :: Ubuntu e Windows 8 [Dica] (vivaolinux.com.br)
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Qual é o modelo do seu notebook? Exemplo an515-51-58vh. Como você ativou o modo Legacy, o ssd e o hdd estão convertidos para mbr?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Gabrielce2081
    editado dezembro 2021
    Olá, boa tarde @Gabrielce2081.

Com base no seu erro encontrei esse usuário com o mesmo problema :Não consigo acessar o Ubuntu [RESOLVIDO] [GRUB] (vivaolinux.com.br),
    e um outro usuário passou o link abaixo para a resolução do problema: Dual-boot UEFI :: Ubuntu e Windows 8 [Dica] (vivaolinux.com.br)
    no fim não deu certo, os comandos no final do tutorial não funcionaram, talvez por causa de ser um Distro diferente, Parrot OS é baseado em Debian. A parte de finalizar a instalação deu certo, mas a inicialização dele foi espaço, ou inicia windows em uefi ou não inicia nada em modo legacy

• Gabrielce2081
    editado dezembro 2021
    Qual é o modelo do seu notebook? Exemplo an515-51-58vh. Como você ativou o modo Legacy, o ssd e o hdd estão convertidos para mbr?
    é o AN515-51-78D6 e o SSD é GPT e o HDD é MBR, o HDD só tem dados, não tem nada do sistema nele e colocar em modo legacy o sistema não funciona e se deixar em UEFI o pen drive não inicia por causa do secure boot

eu teria que instalar o linux pelo pen drive em modo legacy, trocar pra UEFI e o Grub funcionar pra escolher o sistema, atualmente ele instala o linux, não deu mais aquele erro no inicio do post, mas o Grub vai pro espaço, ou ele inicia o windows em UEFI ou não inicia nada

• Mas o SecureBoot você consegue desativar, crie uma senha em setsupervisor password, salve e entre novamente na Bios e tente desativar.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,305 Trailblazer
    Responder ✓
    Deixe no modo uefi. Depois crie uma senha no setsupervisorpasword e desative o secure boot. 

egydiocoelho Trailblazer

• Gabrielce2081
    Então, eu fiz e deu a mesma coisa, instalou, ai quando reiniciou foi direto pro Windows, ai ativei o Secure Boot e ainda foi pro Windows, depois vi que na ordem de boot tinha 2 "Windows manager", ai troquei a ordem desses 2 e iniciou windows, depois esse Windows Manager virou isso dai da foto
  • o mesmo problema ocorre ao reinstalar o parrot?

egydiocoelho Trailblazer

• Gabrielce2081
    editado dezembro 2021
    o mesmo problema ocorre ao reinstalar o parrot?
    consegui resolver, realmente tinha haver com o secure boot, e também com alguns jeitinhos no particionamento de disco (esse OS em específico usa um tipo diferente de particionamento e que precisa ser feito manualmente pra não dar erro), pena que ele só funciona com o secure boot desligado, mas está funcionando e por agora está bom, muito obrigado pela ajuda de todos, podem marcar como resolvido (estou tentando marcar uma das respostas como " responde sua pergunta" mas leva pra uma página quebrada kkk)
  • De nada meu amigo. Tenha um excelente ano novo.

egydiocoelho Trailblazer