A515-43: wifi cai constantemente

JMF
JMF Member Posts: 10

Tinkerer

editado dezembro 2021 em Laptops
No meu Aspire A515-43, desde há algum tempo que o wifi cai com bastante frequência. A internet continua ligada, por exemplo, no meu smartphone. Na anterior versão do windows, conseguia ver quais as redes disponíveis e voltar a estabelecer a ligação (isto, já não tenho 100% de certeza). Desde que actualizei o Windows (agora tenho o Windows 11, versão 21H2), não aparecem as redes disponíveis, sequer. A Opção WIFI ligado/desligado nem sempre aparece nas Definições e, quando aparece, "recusa-se" a ligar. A opção "resolução de problemas" apenas "fica a pensar" e nada aparece. Resta-me reiniciar o pc. Não sou nada entendido e, portanto, não sei o que fazer. Algures na internet, li sobre alguém que tinha um problema parecido e havia sugestões para actualizar as drivers. Mas eu nem sei, nem o que isso é, nem como fazer....

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• Você pode informar o modelo da placa de rede sem fio?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • JMF

Tinkerer

Qualcomm Atheros QCA61x4A Wireless Network Adapter   Penso que é isto (foi difícil encontrar..)

• Extraia esse driver: https://www.ath-drivers.eu/qualcomm-atheros-download-drivers-nr-382-with-code-4637.html
    Você deve instalar o arquivo .inf, pelo gerenciador de dispositivos.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • JMF

Tinkerer

tentei uma vez, através de "Ação" e não consegui. Depois, tentei clicando com o lado direito do rato no nome de controlador existente e escolhi "actualizar" e escolhi o ficheiro .inf. Veio a informação de que o controlador já estava actualizado, não sei se fruto desta actualização, ou se foi para dizer que nada foi feito. Peço desculpa, dá para ver que eu não sou nada, mesmo nada entendido. E agradeço, desde já, a ajuda e a paciência em me aturar.
  • Você tem que clicar em atualizar driver:

egydiocoelho Trailblazer

• JMF

Tinkerer

Sim, foi isso que eu fiz (embora através de caminhos diversos). Como tinha aberto a pasta que me indicou e feiro o download do ficheiro.inf para o desktop, ao escolher "atualizar o controlador", fui para "procurar no computador", escolhi a localização do desktop, cliquei em "seguinte", e pronto, apareceu o quadro com a mensagem " já estão instalados os melhores controladores para o dispositivo". Será que é resultado de ter sido instalado já o ficheiro .inf?
  • Tente o seguinte:
    abra as Configurações de Rede e Internet, Alterar Opções do Adaptador, procure pelo Wifi, botão direto mouse em Propriedades, Configurar, e na última aba Gerenciamento de Energia. Nessa tela desmarque a opção referente à : "O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia."

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• JMF

Tinkerer

isso não estava marcado
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,417 Trailblazer
    editado dezembro 2021
    JMF disse:
    isso não estava marcado
    Então está correto.
    Nesse caso seria interessante desinstalar o driver atual e instalar novamente ele, visto que pode estar com algum registro corrompido ou incompatibilidade com o novo W11, já que os problemas começaram após a atualização.

Segue o link com os drivers (obs: alterar SO para Windows 10 64bits para que os drivers apareçam)
    Suporte de Produto | Acer Brasil

Caso o problema ainda persista, desinstale o driver atual e reinicie o notebook e deixe que o próprio Windows instale uma versão.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Se a conexão continuar caindo, eu sugiro que você verifique se a placa rede sem fio e os conectores main e aux estão devidamente conectados:
    https://www.youtube.com/watch?v=UpHeSqKHmHo&amp;t=198s

egydiocoelho Trailblazer

• JMF

Tinkerer

obrigado a todos. Se o problema continuar, assim farei