Olá boa tarde,
Acer Aspire 3 - A315-42-R5W8
Número do modelo : N19C1
S/N: NXHQ0AL009XXXXXXXXXXXXXXX
SNID: XXXXXXXXXXXXXXXX
Recentemente comprei um SSD Nvme da Adata do modelo Falcon M.2 2280 PCIe Gen3x4 que está sendo reconhecido e funcionando como PCIe 3x2.
O que acontece é: Coloquei o SSD NVMe no notebook, formatei com windows 11 original última versão do site da microsoft, atualizei o sistema até o último e os drivers também, todos originais do site da Acer, a BIOS encontra-se atualizada v1.11, já veio assim de fábrica, o que acontece é que às vezes o sistema reconhece o nvme e boota normalmente, às vezes aparece a mensagem "no bootable device" na tela e eu tenho que ficar reiniciando a máquina até que ela reconheça o NVMe e entre no sistema, nem sempre o NVMe é reconhecido na BIOS, retirei o HDD mecânico de 1TB que vem de fábrica para ver se o problema persistia e continua persistindo, eu desabilitei virtualização e continua persistindo, desabilitei o IOMMU para ver também e o problema continua, restaurei as configurações da BIOS de fábrica e o problema continua eu andei vendo alguns tópicos e alguns dizem para trocar o UEFI da BIOS por AHCI porém nesse notebook isso é impossível, não tem essa opção, só fica como UEFI, o Firmware do NVMe está atualizado segundo software da ADATA, segundo o mesmo software o NVMe está 100% saudável, utilizei também o Crystal Disk Info e também diz que o NVMe está 100% saudável.
Quando comprei o notebook vi que daria para utilizar NVMe com HDD junto, gostaria de saber se estou fazendo algo de errado ou se isso é impossível de ser feito realmente?
[Título editado para incluir modelo do produto]
[Comentário editado para excluir informação sensível ou pessoal ]
0