PH 315-53 com desempenho nada satisfatório. Alguém consegue ajudar?
aeSeixas
Member Posts: 32
Tinkerer
Recentemente, adquiri um Predator Helios 300 PH 315-53 que veio com a seguinte configuração:
CPU: Intel Core i7 10750H com 6 núcleos e 12 threads
GPU: Nvidia GeForce RTX 2060 (não é o modelo Max-Q)
RAM: 1x16GB SK Hynix 3200MHz (mas operando a 2933MHz)
SSD: SSD 512GB M.2 NVMe
Acontece que não estou conseguindo usufruir de altas taxas de quadros jogando nesse notebook... Jogos competitivos (como DotA 2, Valorant, Rainbow Six Siege), mesmo com as configurações no mínimo, não consigo alcançar 144 fps para aproveitar da taxa de atualização do monitor.
Em outros games mais casuais como Forza Horizon 5, no preset alto em FHD, eu tenho entre 60 e 70fps, mas enfrento muita instabilidade com vários stutterings.
Existem até jogos que estão praticamente injogáveis como é o caso do Battlefield 5 (entre 30 e 40 fps com vários stutterings no low 1024x768), Battlefield 2042 (low 1024x768 30fps), Hunt Showdawn (50fps mínimo FHD).
Até em jogos mais básicos como o novo GTA Trilogy, venho tendo em média uns 60fps somente.
Em alguns casos, mesmo reduzindo o gráfico para o mínimo possível (inclusive a resolução), eu venho tendo a mesma taxa de quadros que em outro preset.
Já tentei quase todas as alternativas:
- Estou sempre jogando com o carregador plugado;
- BIOS já atualizada para a última versão (v2.02);
- Já formatei o notebook;
- Drivers da RTX atualizados para a última versão;
Algo também bastante estranho acontece quando vejo os benchmarks (e vi bastante antes de comprar o note) no youtube e a grande maioria sempre tem superioridade ao meu modelo. Em alguns casos, o BF5 chega a rodar no Ultra a mais de 60fps no YT.
Eu sei que um notebook tem suas limitações, mas chega a ponto do meu desktop (que tem uma RX 590) ser superior a uma RTX 2060.
[Título editado para incluir modelo do produto]
CPU: Intel Core i7 10750H com 6 núcleos e 12 threads
GPU: Nvidia GeForce RTX 2060 (não é o modelo Max-Q)
RAM: 1x16GB SK Hynix 3200MHz (mas operando a 2933MHz)
SSD: SSD 512GB M.2 NVMe
Acontece que não estou conseguindo usufruir de altas taxas de quadros jogando nesse notebook... Jogos competitivos (como DotA 2, Valorant, Rainbow Six Siege), mesmo com as configurações no mínimo, não consigo alcançar 144 fps para aproveitar da taxa de atualização do monitor.
Em outros games mais casuais como Forza Horizon 5, no preset alto em FHD, eu tenho entre 60 e 70fps, mas enfrento muita instabilidade com vários stutterings.
Existem até jogos que estão praticamente injogáveis como é o caso do Battlefield 5 (entre 30 e 40 fps com vários stutterings no low 1024x768), Battlefield 2042 (low 1024x768 30fps), Hunt Showdawn (50fps mínimo FHD).
Até em jogos mais básicos como o novo GTA Trilogy, venho tendo em média uns 60fps somente.
Em alguns casos, mesmo reduzindo o gráfico para o mínimo possível (inclusive a resolução), eu venho tendo a mesma taxa de quadros que em outro preset.
Já tentei quase todas as alternativas:
- Estou sempre jogando com o carregador plugado;
- BIOS já atualizada para a última versão (v2.02);
- Já formatei o notebook;
- Drivers da RTX atualizados para a última versão;
Algo também bastante estranho acontece quando vejo os benchmarks (e vi bastante antes de comprar o note) no youtube e a grande maioria sempre tem superioridade ao meu modelo. Em alguns casos, o BF5 chega a rodar no Ultra a mais de 60fps no YT.
Eu sei que um notebook tem suas limitações, mas chega a ponto do meu desktop (que tem uma RX 590) ser superior a uma RTX 2060.
[Título editado para incluir modelo do produto]
0
Melhor resposta
-
Pessoal, depois de bastante tempo, acredito que finalmente resolvi o problema do meu Helios 300:
Mandei o notebook pro RMA e eles detectaram problema no módulo da memória RAM de fábrica do aparelho. Ele chegou ontem pra mim, já com a memória nova, e infelizmente obtive os exatos mesmos resultados que reportei aqui anteriormente.
Porém, eu comprei mais um módulo de 16GB da XPG e adicionei no aparelho para realizar o dual channel e literalmente mudou da água para o vinho (como podem ver a screenshot acima).
Para quem quiser, foi esse modelo:
https://www.kabum.com.br/produto/225402/memoria-xpg-hunter-16gb-3200mhz-ddr4-cl20-para-notebook-ax4s320016g20i-sbht
Porém, verifiquem direito as specs da memória atual do seu notebook para não dar conflito (chequem frequência, latência, capacidade e outras specs importantes).
Muito obrigado a todos que tentaram resolver o meu problema, aprendi bastante sobre!0
Respostas
-
Olá! Experimente atualizar o bios para a versão mais recente: https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_2.04_A_A.zip?acerid=637671989306103616&Step1=NOTEBOOK&Step2=PREDATOR&Step3=PREDATOR PH315-53&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3
Depois, atualize o firmware da placa de vídeo: https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/Firmware/Firmware_Acer_v101a_A_A.zip?acerid=637576759810616209&Step1=NOTEBOOK&Step2=PREDATOR&Step3=PREDATOR PH315-53&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3
Lembre-se que essas atualizações são arriscadas e não me responsabilizo por nenhum dano.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Olá, bom dia.
O problema dos stutterings pode ser reduzido com a inserção de mais um pente de memória ram, já que assim o funcionamento é por DualChannel, melhorando e muito essa questão.
Você está com W10 ou W11? Estou com W11 e mesmo com minhas configurações estou tendo um pouco de stutterings em jogos, não é nada que atrapalhe mas tem um pouco. Acredito que seja o SO que não esteja bem otimizado, visto que no W10 não havia problema algum.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
egydiocoelho disse:Olá! Experimente atualizar o bios para a versão mais recente: https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_2.04_A_A.zip?acerid=637671989306103616&Step1=NOTEBOOK&Step2=PREDATOR&Step3=PREDATOR PH315-53&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3
Depois, atualize o firmware da placa de vídeo: https://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/Firmware/Firmware_Acer_v101a_A_A.zip?acerid=637576759810616209&Step1=NOTEBOOK&Step2=PREDATOR&Step3=PREDATOR PH315-53&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3
Lembre-se que essas atualizações são arriscadas e não me responsabilizo por nenhum dano.
0 -
RenanVilela disse:Olá, bom dia.
O problema dos stutterings pode ser reduzido com a inserção de mais um pente de memória ram, já que assim o funcionamento é por DualChannel, melhorando e muito essa questão.
Você está com W10 ou W11? Estou com W11 e mesmo com minhas configurações estou tendo um pouco de stutterings em jogos, não é nada que atrapalhe mas tem um pouco. Acredito que seja o SO que não esteja bem otimizado, visto que no W10 não havia problema algum.
Original:
1x16GB SK Hynx DDR4 3200MHz CL21
A nova:
1x16GB XPG DDR4 3200MHz CL20
A minha dúvida é: será que realmente vai melhorar o desempenho? Eu sei que sim, mas será que os jogos vão tornarem-se jogáveis? (como o caso do BF 2042 que estou apenas com 30fps no mínimo 768p). Paguei caro no note e estou deveras preocupado haha
Meu desktop tá rodando melhor os games (Ryzen 5 2600, RX 590, 2x8GB), sei também que o desempenho Desktop é melhor, mas será q melhora mesmo co mo dual?0 -
aeSeixas disse:RenanVilela disse:Olá, bom dia.
Você está com W10 ou W11? Estou com W11 e mesmo com minhas configurações estou tendo um pouco de stutterings em jogos, não é nada que atrapalhe mas tem um pouco. Acredito que seja o SO que não esteja bem otimizado, visto que no W10 não havia problema algum.
Original:
1x16GB SK Hynx DDR4 3200MHz CL21
A nova:
1x16GB XPG DDR4 3200MHz CL20
A minha dúvida é: será que realmente vai melhorar o desempenho? Eu sei que sim, mas será que os jogos vão tornarem-se jogáveis? (como o caso do BF 2042 que estou apenas com 30fps no mínimo 768p). Paguei caro no note e estou deveras preocupado haha
Meu desktop tá rodando melhor os games (Ryzen 5 2600, RX 590, 2x8GB), sei também que o desempenho Desktop é melhor, mas será q melhora mesmo co mo dual?
Mas no geral deve melhorar sim, digo porque no meu melhorou bem, só um exemplo, no Forza Horizon 4 ganhei cerca de 15% a mais de performance, isso aí em FPSs faz uma boa diferença sim, inclusive deixando o frametime mais equalizado.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Outro fator bastante estranho é que o framerate basicamente não muda estando com um preset High ou Low.
No DotA 2 no ultra (sei que não é a melhor maneira de jogar competitivamente, mas é só para testes), eu consigo algo entre 70 e 80fps. Reduzindo os gráficos no mínimo para jogar de forma competitiva (e talvez aproveitar o painel de 144hz), eu tenho a mesma taxa de quadros: entre 70 e 850 -
aeSeixas disse:Outro fator bastante estranho é que o framerate basicamente não muda estando com um preset High ou Low.
No DotA 2 no ultra (sei que não é a melhor maneira de jogar competitivamente, mas é só para testes), eu consigo algo entre 70 e 80fps. Reduzindo os gráficos no mínimo para jogar de forma competitiva (e talvez aproveitar o painel de 144hz), eu tenho a mesma taxa de quadros: entre 70 e 85Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
RenanVilela disse:aeSeixas disse:Outro fator bastante estranho é que o framerate basicamente não muda estando com um preset High ou Low.
No DotA 2 no ultra (sei que não é a melhor maneira de jogar competitivamente, mas é só para testes), eu consigo algo entre 70 e 80fps. Reduzindo os gráficos no mínimo para jogar de forma competitiva (e talvez aproveitar o painel de 144hz), eu tenho a mesma taxa de quadros: entre 70 e 85
Preset HIGH FHD (Vsyinc off)
Performance:
Preset LOW FHD:
Performance:
0 -
O exemplo também do Hunt Showdown que roda aqui a 50fps no Low FHD. (Em raros momentos consigo os 60fps, mas nada estável).
Enquanto alguns benchmarks no Ultra, o game roda a 70fps (em um i7 9750H - RTX 2060 e Single Channel de 16GB):
https://www.youtube.com/watch?v=mGLV1bn91O0
0 -
Plano de energia está como Alto Desempenho?
O BatteryBoost (no GeforExperience) está desativado?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Sim.
]
(Esse plano Gaming fui eu que criei, mas selecionando a opção de maior desempenho).0 -
Tá com W11?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Sim, na última atualização
Ele veio de fábrica com o W10, mas mesmo lá eu tive os mesmos problemas relatados aqui. De primeiro momento, fiz o update via Windows mesmo e continuei com os problemas.
Depois, refiz uma formatação limpa baixando a ISO pela Microsoft e bootando um pendrive. Ainda estou com o note asism.0 -
aeSeixas disse:Sim, na última atualização
Ele veio de fábrica com o W10, mas mesmo lá eu tive os mesmos problemas relatados aqui. De primeiro momento, fiz o update via Windows mesmo e continuei com os problemas.
Depois, refiz uma formatação limpa baixando a ISO pela Microsoft e bootando um pendrive. Ainda estou com o note asism.
Você já tentou instalar um driver mais antigo da Nvidia?
Se ainda não, baixe direto pela Nvidia, entre no Gerenciador de Dispositivos, desinstale o driver atual, desconecte o note da rede, reinicie ele e instale o mais antigo.Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
RenanVilela disse:aeSeixas disse:Sim, na última atualização
Depois, refiz uma formatação limpa baixando a ISO pela Microsoft e bootando um pendrive. Ainda estou com o note asism.
Se ainda não, baixe direto pela Nvidia, entre no Gerenciador de Dispositivos, desinstale o driver atual, desconecte o note da rede, reinicie ele e instale o mais antigo.0 -
aeSeixas disse:RenanVilela disse:aeSeixas disse:Sim, na última atualização
Se ainda não, baixe direto pela Nvidia, entre no Gerenciador de Dispositivos, desinstale o driver atual, desconecte o note da rede, reinicie ele e instale o mais antigo.
Downloads dos Drivers NVIDIA – Pesquisa Avançada
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
RenanVilela disse:aeSeixas disse:RenanVilela disse:aeSeixas disse:Sim, na última atualização
Se ainda não, baixe direto pela Nvidia, entre no Gerenciador de Dispositivos, desinstale o driver atual, desconecte o note da rede, reinicie ele e instale o mais antigo.
Realmente, tive um desempenho infinitamente superior em alguns games como o Hunt Showdown (que passou a ficar jogável acima dos 60fps, apesar dos pequenos stutterings que acredito que sejam resolvidos com o dual channel).
No DotA 2 também tive alguns ganhos legais, o game passou a rodar a 100fps (outrora rodava a 70, 80...), também com alguns drops pros 80, mas também espero que seja resolvido com +1 RAM.
O Battlefield 2042 ainda está injogável... Não consegue sequer manter os 40 fps, isso com toda o preset low e a resolução em 1024x768. O estranho é que o uso da GPU está bastante baixo nesse jogo, cerca de 35%.0 -
aeSeixas disse:RenanVilela disse:aeSeixas disse:RenanVilela disse:aeSeixas disse:Sim, na última atualização
Realmente, tive um desempenho infinitamente superior em alguns games como o Hunt Showdown (que passou a ficar jogável acima dos 60fps, apesar dos pequenos stutterings que acredito que sejam resolvidos com o dual channel).
No DotA 2 também tive alguns ganhos legais, o game passou a rodar a 100fps (outrora rodava a 70, 80...), também com alguns drops pros 80, mas também espero que seja resolvido com +1 RAM.
O Battlefield 2042 ainda está injogável... Não consegue sequer manter os 40 fps, isso com toda o preset low e a resolução em 1024x768. O estranho é que o uso da GPU está bastante baixo nesse jogo, cerca de 35%.
Sobre o BF2042 você já tentou setar ele pelo painel da Nvidia para que seja iniciado pela GPU?Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
RenanVilela disse:aeSeixas disse:RenanVilela disse:aeSeixas disse:RenanVilela disse:aeSeixas disse:Sim, na última atualização
O Battlefield 2042 ainda está injogável... Não consegue sequer manter os 40 fps, isso com toda o preset low e a resolução em 1024x768. O estranho é que o uso da GPU está bastante baixo nesse jogo, cerca de 35%.
Sobre o BF2042 você já tentou setar ele pelo painel da Nvidia para que seja iniciado pela GPU?
Estou começando a ficar preocupado com nesse notebook... Só me vem dando dores de cabeça, eu o adquiri a pouco menos de 2 semanas e tenho esses resultados
Olhando alguns vídeos de benchmark no YouTube, dá pra ver a discrepância de FPS (mesmo em single channel):
https://www.youtube.com/watch?v=ZWc8snNFv8w
0