Como saber se preciso formatar meu notebook Aspire A315-51-347W?

Denis27112010
Denis27112010 Member Posts: 59 Enthusiast WiFi Icon
Bom dia!

Primeiramente, gostaria de agradecer a colaboração desta comunidade. Tenho aprendido muito por aqui.

A dúvida que tenho de momento é: quando saber se é tempo de formatar meu note? Já o tenho desde 2018 e só faço atualizações no SO quando surge. Ultimamente tenho percebi a lentidão dele para iniciar, às vezes até trava.

Se for necessário, gostaria de formatá-lo, mas preciso de orientações de como proceder para que não perca nada do que já tenho: licença Windows, programas, arquivos, etc.
Ciente das apreciações, grato.

Respostas

• Bom dia!

Primeiramente, gostaria de agradecer a colaboração desta comunidade. Tenho aprendido muito por aqui.

A dúvida que tenho de momento é: quando saber se é tempo de formatar meu note? Já o tenho desde 2018 e só faço atualizações no SO quando surge. Ultimamente tenho percebi a lentidão dele para iniciar, às vezes até trava.

Se for necessário, gostaria de formatá-lo, mas preciso de orientações de como proceder para que não perca nada do que já tenho: licença Windows, programas, arquivos, etc.
    Ciente das apreciações, grato.
    Olá, bom dia.
    Geralmente esses problemas relacionados a lentidão para iniciar podem ser a quantidade de programas que estejam ativos para que sejam iniciados junto ao Windows, nesse caso dê uma olhada no Gerenciador de Tarefas, aba Inicialização se há vários programas ativos, qualquer coisa pode postar um print aqui também.

Eu geralmente formato de ano em ano, ou de 2 em 2 anos, depende muito, caso o sistema esteja normal (sem erros de tela azul por exemplo) não há tanta a necessidade de formtação.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Denis27112010
    Denis27112010 Member Posts: 59 Enthusiast WiFi Icon
    Segue o print,. Como seria esse "erro de tela azul"?