sem nada aberto, trabalhando a 50º, ligou no carregador vai pra 79~81º alguma explicação?

digorps
digorps Member Posts: 14

Tinkerer

tenho um Acer Predator Helios 300 PH315-52-79VM, I7-9750H - RTX2060 - NVMe Samsung 256G - HD 1Tb - NMVe XPG S11 Pro 1Tb

simplesmente o windows ligado, sem rodar nada, nem mesmo navegador de internet.
só de ligar o notebook e rodar apenas o windows e drivers, a CPU roda a 49~51º
mas o simples fato de colocar na tomada, em 30 segundos a ventoinha acelera e o notebook trabalha a 77~88º
retirando da tomada em 2 minuto ele resfria e volta a trabalhar em torno dos 50º novamente

alguém tem alguma ideia sobre o que pode ser?
alguns técnicos dizem que é normal o notebook esquentar na tomada, claro, concordo, mas não nessa velocidade, nem tão quente assim, esta possibilidade eu já descarto, pois eu tenho o notebook há quase 1 ano e ele não fazia isto até 1 mês atrás.

Respostas

  • augustojpa
    augustojpa Member Posts: 12

    Tinkerer

    Você olhou alguma configuração de Overclock? Pode ser que ele esteja configurado para quando ligar na tomada a GPU ative algum overclock e esquente mais.
  • digorps
    digorps Member Posts: 14

    Tinkerer

    augustojpa disse:
    Você olhou alguma configuração de Overclock? Pode ser que ele esteja configurado para quando ligar na tomada a GPU ative algum overclock e esquente mais.
    é uma possibilidade, mas ligando ou não na tomada, o PredatorSense continua sem nenhuma alteração, o overclocking da GPU continua em modo "Normal" teria algum outro lugar pra eu confirmar isto? ou alguma configuração oculta?
  • digorps
    digorps Member Posts: 14

    Tinkerer

    encontrei um serviço do Windows que estava gerenciando o overclock, e por isso estava aquecendo o notebook sempre que eu ligava na tomada.
    desativei o serviço e imediatamente baixou a temperatura da CPU e automaticamente reduziu os giros das ventoinhas, baixando também o ruído do notebook. (o gerenciador de overclocking Predator Sense continua ativo)

    segue abaixo dados do serviço que desativei.
    XTU3SERVICE
    Intel(R) Extreme Tuning Utility Service
    The XTU Service allows client access to overclocking functionality
  • digorps
    digorps Member Posts: 14

    Tinkerer

    ainda nada resolvido
    até hoje venho acompanhando a situação e o que percebo é que ao momento que abro o Gerenciador de Tarefas, em poucos segundos o processados resfria, completamente inexplicável.
    alguém pode ajudar?
  • digorps disse:
    ainda nada resolvido
    até hoje venho acompanhando a situação e o que percebo é que ao momento que abro o Gerenciador de Tarefas, em poucos segundos o processados resfria, completamente inexplicável.
    alguém pode ajudar?
    Olá, boa tarde, não é normal ele aquecer dessa forma somente conectando-o à energia, tenho o mesmo modelo, uso sempre na energia e em Idle o note não passa dos 35º, dependendo do dia ficando até abaixo da casa dos 30º, em uso normal, navegando internet, vídeos Youtube a temperatura não passa dos 41º.
    Veja se não há algum programa aberto fazendo uso da Nvidia.

    Outra dica, no plano de energia, procure por Desempenho Máximo do Processador e altere o valor para 99% e veja como vai se portar.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!