Incompatibilidade do SSD 970 EVO PLUS com o Acer Nitro 5 - AN515-52-52BW

Elgacha
Elgacha Member Posts: 6

Tinkerer

Se alguém tiver ideia do que posso fazer pra resolver esse problema, serei muito grato!

Tenho o Acer Nitro AN515-52-52BW a 1 ano, adquiri o SSD Samsung 970 EVO PLUS de 500GB. Porém, mesmo tendo instalado o Windows no NVMe e (aparentemente) estar tudo funcionando corretamente, no momento que tento instalar o Samsung NVMe Driver, eu recebo o erro: ''O dispositivo Samsung NVM Express não está ligado. Ligue o dispositivo e tente novamente."

E no Samsung Magician me retorna: "The device is connected to the driver that Magician not support. Recomendation: Use Microsoft or Samsung NVMe Driver."

O Samsung Magician ainda mostra, na área de informação, que o SSD Samsung está ligado a um controlador que não é suportado pelo Magician. E recomenda utilizar o controlador NVMe Samsung ou Microsoft.

O controlador é descrito como -> DRIVER: Intel Corporation 16.8.3.1003 -> Acredito que seja o Intel Rapid Storage Technology.
Já tentei desinstalar ele, formatar de novo o SSD e instalar primeiro o Drive NVMe, mas o problema persiste.

Melhor resposta

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,305 Trailblazer
    Responder ✓
    @Elgacha Eu vi a sua pergunta em outro tópico. Sim, o modelo an515-52, aceita sim um ssd nvme, sata 3 ou a memória optane. Sobre a dúvida no outro tópico, o samsung magician somente irá reconhecer o ssd, quando você alterar o sata mode para ahci no bios. Faça exatamente isso:
    a) pressione windows+r, digite msconfig, vá em inicialização do sistema, ative a inicialização segura e reinicie o windows. O windows irá iniciar no modo de segurança.
    b) depois, reinicie o windows novamente, pressione f2 antes do logo da acer para acessar o bios, vá na guia main, pressione ctrl+s e altere o sata mode para ahci. Pressione f10 para salvar e sair. Depois, o windows irá instalar o driver correto no modo de segurança, sem que ocorra a tela azul da morte.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

• Commodore_1995#
    Responder ✓
    @Elgacha Eu vi a sua pergunta em outro tópico. Sim, o modelo an515-52, aceita sim um ssd nvme, sata 3 ou a memória optane. Sobre a dúvida no outro tópico, o samsung magician somente irá reconhecer o ssd, quando você alterar o sata mode para ahci no bios. Faça exatamente isso:
    a) pressione windows+r, digite msconfig, vá em inicialização do sistema, ative a inicialização segura e reinicie o windows. O windows irá iniciar no modo de segurança.
    b) depois, reinicie o windows novamente, pressione f2 antes do logo da acer para acessar o bios, vá na guia main, pressione ctrl+s e altere o sata mode para ahci. Pressione f10 para salvar e sair. Depois, o windows irá instalar o driver correto no modo de segurança, sem que ocorra a tela azul da morte.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Elgacha
    Elgacha Member Posts: 6

Tinkerer

Muito obrigado!! Funcionou perfeitamente, fiz exatamente como instruiu!

Após isso eu consegui finalmente instalar o drive NVMe, e o SSD foi reconhecido.

Em seguida ativei o Samsung Magician e ele também foi reconhecido! A performance não foi alterada, embora ao meu ver seja muito vantajoso ter um software específico para garantir uma boa otimização do sistema, com informações de desempenho, estado da unidade e temperatura.
    Além de fornecer resultados de benchmark.

• Commodore_1995#
    editado setembro 2021
    @Elgacha ótimo meu amigo. aceite a resposta que lhe ajudou.

egydiocoelho Trailblazer