Nootebook A515-51-58DG - opção mais viável envolvendo SSD e Memória RAM

Matheus_ps
Matheus_ps Member Posts: 4 New User
Primeiramente, boa noite a todos!

Adquiri o modelo acima no começo do ano passado, e atualmente estou pesquisando a melhor opção de UPGRADE!

Na descrição do modelo, cita "Slot M.2 2280 livre e compatível com SSD M.2 2280 SATA III até 512 GB", vi em outros tópicos citações como: "Esse modelo tem suporte a SSD padrão M.2 2280 tanto Sata 3 quanto NVMe Gen3x2.". Daí , fiquei com uma dúvida de qual seria a melhor aplicação no meu contexto... Atualmente, meu PC está com um mau desempenho, mas isso é devido à alta carga de programas pesados que venho usando (CREO Parametric, MATLAB, SIMULINK, além do Windows 10 que já limita bastante), e então vi a necessidade desse UPGRADE, porém estou com uma forte dúvida entre qual tecnologia seria melhor no meu caso, integrando um maior desempenho e um bom custo-benefício. 

A principal dúvida, é de qual SSD seria mais adequado. Pesquisando vi que o m.2 NVMe tem um melhor desempenho, e melhor custo-benefício, mas pelo fato do slot do PC ser Gen3x2 e não Gen3x4, a velocidade que um SSD atual 3x4 poderia fornecer acaba sendo limitada, aí talvez um modelo SATA mesmo poderia ser interessante caso não houver muita diferença. Enfim, tendo em vista as especificações do PC e esse uso no dia-a-dia, qual das duas tecnologias é mais interessante?

E além disso, seria interessante aumentar minha Memória RAM nesse caso também? junto com a compra do SSD

Obrigado!

Melhores respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,409 Trailblazer
    Responder ✓
    Matheus_ps disse:
    Primeiramente, boa noite a todos!

Adquiri o modelo acima no começo do ano passado, e atualmente estou pesquisando a melhor opção de UPGRADE!

Na descrição do modelo, cita "Slot M.2 2280 livre e compatível com SSD M.2 2280 SATA III até 512 GB", vi em outros tópicos citações como: "Esse modelo tem suporte a SSD padrão M.2 2280 tanto Sata 3 quanto NVMe Gen3x2.". Daí , fiquei com uma dúvida de qual seria a melhor aplicação no meu contexto... Atualmente, meu PC está com um mau desempenho, mas isso é devido à alta carga de programas pesados que venho usando (CREO Parametric, MATLAB, SIMULINK, além do Windows 10 que já limita bastante), e então vi a necessidade desse UPGRADE, porém estou com uma forte dúvida entre qual tecnologia seria melhor no meu caso, integrando um maior desempenho e um bom custo-benefício. 

A principal dúvida, é de qual SSD seria mais adequado. Pesquisando vi que o m.2 NVMe tem um melhor desempenho, e melhor custo-benefício, mas pelo fato do slot do PC ser Gen3x2 e não Gen3x4, a velocidade que um SSD atual 3x4 poderia fornecer acaba sendo limitada, aí talvez um modelo SATA mesmo poderia ser interessante caso não houver muita diferença. Enfim, tendo em vista as especificações do PC e esse uso no dia-a-dia, qual das duas tecnologias é mais interessante?

E além disso, seria interessante aumentar minha Memória RAM nesse caso também? junto com a compra do SSD

Obrigado!

Olá, boa noite.
    O SSD M2 Nvme de Geração 3x2 em média é de 2 a 3x mais rápido que um SSD M2 Sata (ou até mesmo um SSD Sata de 2.5").
    No quesito abertura de programa, inicialização do SO é muito pouca a diferença para usuários comuns, 
    veja esse vídeo (esse NVME usado já é um de geração 4x4, bem atual) NVMe M.2 PCIe vs. SSD vs. SSHD vs. HDD - YouTube.

Acredito que para você o interessante seria um SSD M2 Sata, onde ficariam o SO e os programas , e deixar o HD para armazenar arquivos pessoais ou até mesmo backup, e mais um pente de memória ram, pois aí o note trabalha em DualChannel, melhorando ainda mais o desempenho.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,409 Trailblazer
    Responder ✓
    Matheus_ps disse:
    Ahh certo, primeiramente valeu pela prontidão na resposta e pela atenção, entendi e faz sentido mesmo! Só mais duas coisinhas:

Em questão de rodar os programas (que são de simulação computacional no caso), também não teria uma diferença tão expressiva do SATA pro Nvme?

E um SSD de quantos Gb vc recomendaria? (estava pensando em obter um de 256 Gb)
    Eu usava um SSD SanDisk e agora estou usando um SSD Adata Nvme e não vi tanta diferença assim, digo porque uso Photoshop e as vezes para salvar um projeto levava alguns segundos a mais, mas nada tão diferente assim agora.
    E aconselho que pegue pelo menos um modelo de 512GB.

Nessa questão para o seu uso, o DualChannel deve fazer uma diferença boa nesses programas, porque como disse antes, é o dobro de informações.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

Respostas