ACER Aspire ES1-533 nao aceita rodar Linux

_alnmg
_alnmg Member Posts: 10

Tinkerer

editado agosto 2021 em Outros
ola bom dia boa tarde boa noite


entao eu estou fazendo a migracao pro linux e fui instalar o linux no meu notebook aspire ES1-533. entao fui la peguei a iso do Xubuntu usei o rufus pra gravar conseri se estava em gpt estava tudo certo gravei o pen drive fui na bios desabilitei o secure boot botei o pendrive fui no "try Xubuntu without installyng" apareceu a logo e eu esperei... esperei... esperei mais ainda.. ate que percebi que travou entao iniciei de novo so que abri as "operacoes em curso" (apertando direcional na hora que a logo aparecia) e vi que travava mais ou menos em 
[   OK   ]  Finished Initialize hardware monitoring sensors

entao fui testar outras distros testei o Ubuntu "puro" o Lubuntu e o Mint ambos travaram (algums travaram um pouco depois do "[   OK   ]  Finished Initialize hardware monitoring sensors") fiz todos os testes possiveis e nao tem nada errado nem com meu pc nem com minha midia, tanto que usei a mesma midia pra instalar o mint em um notebook (legacy) velho meu
eu nao sei mais o que fazer o meu acer simplismente se RECUSA a rodar o linux. 

tambem vi em ums foruns que era o boot loader e fazer umas gambiarras no consolo no modo de teste do linux.. so que meu pc nao chega la


se alguem conseguir me ajudar fico Extremamente grato 
especificacoes do meu pc:
500 gb hdd
intel celeron quad 1.10GHz
4 gb ram
tenho desde 2017

eu quero muito ir pro linux so que o pc nao aceita ;-;

Melhor resposta

  • _alnmg
    _alnmg Member Posts: 10

    Tinkerer

    Responder ✓

    sim, esse post faz bastante tempo ate kkkk esse meu notebook ate ja quebrou, descanse em paz

    mas sim eu consegui, é um problema na bios do notebook(nao adianta fazer update, ta mais para algo no hardware do que no software parece), ele nao consegue registrar a entrada efi do grub e crasha

    entao basicamente voce tem que instalar o linux sem o grub e registrar ele manualmente depois, trocando o nome de grubx64.efi pra bootx64.efi(que é a entrada padrao da bios) ja que ela nao consegue registrar uma nova entrada voce engana ela botando o bootloader no mesmo lugar que seria o windows e com o mesmo nome

    a distro que eu consegui instalar foi debian, algumas dao problema na hora de iniciar o livecd e nao sei o porque, creio que ubuntu e mint conseguem funcionar tambem, mas manjaro e pop nao consegui instalar

Respostas

  • _alnmg
    _alnmg Member Posts: 10

    Tinkerer

    ja tinha feito essa pergunta no forum mas refiz dando mais detalhes
  • _alnmg
    _alnmg Member Posts: 10

    Tinkerer

    editado agosto 2021
    ps. fui editar o texto e sem querer inverti o primeiro e o segundo paragrafo 
  • naaa
    naaa Member Posts: 1 New User

    Conseguiu resolver essa questão? Estou enfrentando o mesmo problema com o mesmo Notebook aspire ES1-533, mas não enconto em lugar nenhum uma solução.

  • _alnmg
    _alnmg Member Posts: 10

    Tinkerer

    Responder ✓

    sim, esse post faz bastante tempo ate kkkk esse meu notebook ate ja quebrou, descanse em paz

    mas sim eu consegui, é um problema na bios do notebook(nao adianta fazer update, ta mais para algo no hardware do que no software parece), ele nao consegue registrar a entrada efi do grub e crasha

    entao basicamente voce tem que instalar o linux sem o grub e registrar ele manualmente depois, trocando o nome de grubx64.efi pra bootx64.efi(que é a entrada padrao da bios) ja que ela nao consegue registrar uma nova entrada voce engana ela botando o bootloader no mesmo lugar que seria o windows e com o mesmo nome

    a distro que eu consegui instalar foi debian, algumas dao problema na hora de iniciar o livecd e nao sei o porque, creio que ubuntu e mint conseguem funcionar tambem, mas manjaro e pop nao consegui instalar