AN515-54: Acer nitro 5 travando em jogos instalados no HD

IanCarlosBarbosa
IanCarlosBarbosa Member Posts: 4 New User
editado junho 2021 em Gaming - Predator e Nitro
Bom dia/tarde/noite, comprei recentemente (cerca de dois meses) um notebook gamer acer nitro 5 AN515-54-58CLe estou tendo problemas de travamentos em alguns jogos que instalo no HD.
A titulo de exemplo, quando instalei Grim Fandango Remasterd no HD (de 1TB), ele sempre dava umas travadinhas, acredito que seja quando o game precisava carregar novo cenário, ai para fazer um teste, instalei o mesmo jogo no SSD (128GB) e o jogo rodou normal, sem qualquer travamento.
Não obstante, fiz outro teste, instalei Rocket League no HD, e sofria com travamentos, principalmente quando alguém saia da partida. Fiz novamente o teste, instalei o game no SSD, e não ocorreu nenhum travamento.
Continuando os testes, instalei GTA V e Days Gone, no HD, e não tive travamento algum. Ai instalei o TWD Teltalle definitive edition e tive travamentos, porém no SSD não.
Outro game que também da umas travadas, é o MK 11, no modo história, sempre no final da luta.
O que será que pode ser? eu me firmo na tese de que o HD não está funcionando bem, ou algum cabo não está bem conectado, não acredito ser problema de GPU ou CPU, ou memória, vou efetuar a troca de HD para ver se para os travamentos. 
Já formatei diversas vezes, instalando versões do win como home e pro, bem como o próprio HD.
Já atualizei todos os drivers também.

Tem uma outra coisa também que as vezes acontece, é que quando eu ligo o notebook, ao fazer logon, o meu segundo monitor ( o qual é conectado na placa dedicada) fica com a tela de fundo preta, ai eu dou um atualizar e volta tudo ao normal.

Segue minha config.

I5 9300H
2x8 GB
128GB SSD
1TB HD
Acer nitro 5 AN515-54-58CL

Edit: Já fiz aqueles testes como DiskMark e o HD está normal.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,291 Trailblazer
    Bom dia/tarde/noite, comprei recentemente (cerca de dois meses) um notebook gamer acer nitro 5 AN515-54-58CLe estou tendo problemas de travamentos em alguns jogos que instalo no HD.
    A titulo de exemplo, quando instalei Grim Fandango Remasterd no HD (de 1TB), ele sempre dava umas travadinhas, acredito que seja quando o game precisava carregar novo cenário, ai para fazer um teste, instalei o mesmo jogo no SSD (128GB) e o jogo rodou normal, sem qualquer travamento.
    Não obstante, fiz outro teste, instalei Rocket League no HD, e sofria com travamentos, principalmente quando alguém saia da partida. Fiz novamente o teste, instalei o game no SSD, e não ocorreu nenhum travamento.
    Continuando os testes, instalei GTA V e Days Gone, no HD, e não tive travamento algum. Ai instalei o TWD Teltalle definitive edition e tive travamentos, porém no SSD não.
    Outro game que também da umas travadas, é o MK 11, no modo história, sempre no final da luta.
    O que será que pode ser? eu me firmo na tese de que o HD não está funcionando bem, ou algum cabo não está bem conectado, não acredito ser problema de GPU ou CPU, ou memória, vou efetuar a troca de HD para ver se para os travamentos. 
    Já formatei diversas vezes, instalando versões do win como home e pro, bem como o próprio HD.
    Já atualizei todos os drivers também.

Tem uma outra coisa também que as vezes acontece, é que quando eu ligo o notebook, ao fazer logon, o meu segundo monitor ( o qual é conectado na placa dedicada) fica com a tela de fundo preta, ai eu dou um atualizar e volta tudo ao normal.

Segue minha config.

I5 9300H
    2x8 GB
    128GB SSD
    1TB HD
    Acer nitro 5 AN515-54-58CL

Edit: Já fiz aqueles testes como DiskMark e o HD está normal.

[Título editado para incluir modelo do produto]
    Olá, boa tarde.
    Como você disse já realizou o teste com o DiskMark, mas chegou a realizar o benchmark para observar as velocidades de leitura e escrita ou somente aquele onde mostra a saúde do HD?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• IanCarlosBarbosa
    Não entendo muito bem sobre, mas vou postar o resultado aqui.

• RenanVilela
    Não entendo muito bem sobre, mas vou postar o resultado aqui.

As velocidades estão normais para um HD convencional.
    Existe um outro aplicativo chamado HDD Scan, onde realiza um scan para encontrar possíveis badblocks (setores defeituosos), pode tentar usá-lo para ver se encontra algum setor ruim
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• IanCarlosBarbosa
    Atualização: Fiz a troca de HD, e aparentemente sumiu as travadas até o momento, acredito que era o HD mesmo!
  • RenanVilela
    Atualização: Fiz a troca de HD, e aparentemente sumiu as travadas até o momento, acredito que era o HD mesmo!
    Boa, em uma outra oportunidade, passe o HDD Scan nele para ver se localiza alguns setores defeituosos
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• IanCarlosBarbosa
    editado junho 2021
    Vim atualizar a publicação.
    Após a troca de HD, depois de um tempo, os travamentos voltaram, hoje realizei o teste de colocar o game em um HD externo, e até o momento, não ocorreu nenhum travamento.
    Diante disto, me firmo em duas teorias: 
    1 - O defeito é na placa/ na conexão entre a placa e o HD;
    2 - O defeito é no cabo que faz a conexão entre a placa e o HD (este veio amassado, ou seja, veio entortado bruscamente).

Qualquer novidade eu volto aqui e atualizado a publicação.