Meu A515-51-51UX não carrega
Eu tenho um Notebook Acer A515-51-51UX (Intel Core i5 8GB 1TB Windows 10 Tela15,6) desde abril de 2019.
Em março desse ano, ele simplesmente desligou durante o uso (sem estar conectado na tomada) e só ligava se eu mantinha uma tecla pressionada. Levei na assistência, me falaram que ele tinha sofrido um curto e que era necessário trocar o teclado. Feito isso, falaram que seria necessário trocar outros componentes que também queimaram (não identificaram quais e agora não têm como conferir devido ao lockdown na cidade) e que trocariam a placa mãe por uma usada que tinham lá, com as mesmas configurações que a minha anterior. Depois de quase um mês na assistência, me devolveram ele funcionando normalmente.
Pouco tempo depois, em maio, o notebook passou a dar um outro problema, que é o motivo do meu pedido de ajuda. O notebook para de carregar mesmo enquanto conectado na tomada. Ao desconectar o carregador e conectar de volta, ele carrega mais um pouco e para pouco depois, repetindo isso algumas vezes até eventualmente nem chegar a dar carga o suficiente para mantê-lo ligado e o mesmo acontece com ele desligado.
Levei em outra assistência (pois já não estava na mesma cidade), desmontaram ele na minha frente e me disseram que a bateria estava mal conectada. Testaram e ele ligou ao conectar na tomada e conseguiu carregar um pouco. Também descubro lá, o que seria depois confirmado por outros, que a placa mãe não foi trocada (e não entendo o porquê mentiriam sobre na primeira assistência já que, devido ao atraso e ao grande gasto, não me cobraram pela placa seminova que teriam utilizado). No mesmo dia, chego em casa, deixo a bateria dele carregar totalmente antes de utilizá-lo como recomendado e, para a minha surpresa, não carregou mesmo depois de horas.
Decidi pesquisar e testar algumas coisas eu mesmo. Procurei aqui na comunidade e em outros fóruns de discussão e encontrei pessoas com modelos e problemas semelhantes. Algumas das recomendações que segui foram: deixar o pc descarregar totalmente, deixar carregando por horas e desconectar da tomada, repetindo o processo; desinstalar o drive da bateria e reiniciar o note; e abrir a tampa da memória ram na traseira e adicionar algumas camadas de fita isolante a um botão (que não encontrei nesse modelo comparando com imagens online) que deveria ser mantido pressionado pela tampa e é responsável por desligar o pc automaticamente caso ela abra. Nada funciona.
O problema continua e eu levo ainda à uma terceira assistência. O técnico me diz que, desmontou, procurou problemas sem encontrar nenhum, tentou avaliar o sistema. O notebook parecia estar perfeito e carregava perfeitamente. Novamente, o mesmo acontece, recebo ele e em um ou dois dias, o problema volta. Levo de volta para esse mesmo técnico para dizer que o problema persiste, mas enquanto estou lá o defeito não aparece (a este ponto já estava começando a questionar minha sanidade e se não estava delirando). Deixo o pc com ele para aguardar o problema se manifestar estando com ele e serem feitos mais alguns testes, como resetar bios, atualizar ou trocar o sistema, etc. Após alguns dias, minha fé na minha sanidade é restaurada quando o problema ocorre lá e, supostamente, após os testes teria parado novamente.
Busquei o note ontem à noite e é claro que não foi resolvido. Hoje de tarde, o mesmo aconteceu de novo, ele parou de carregar enquanto na tomada. Agora ainda está carregando entre essas interrupções esporádicas, mas imagino que vá parar de carregar de novo e ficará sem carga como das outras vezes.
Não sei nem o que pensar mais. Se fui enganado pela primeira assistência ou não, se isso pode ter a ver com o problema de agora ou ser completamente não relacionado, se invisto mais dinheiro ainda em um carregador novo para ver se resolve o problema (sendo que o meu atual tem funcionado normalmente nos intervalos e quando testado na assistência)... E, por isso, estou postando este texto enorme aqui. Espero que possam me ajudar, pois um notebook novo hoje com as mesmas configurações sairia quase o dobro do que paguei nesse não muito tempo atrás e agora mais do que nunca, dependo muito do computador.
Desde já, obrigado pela atenção.