A315-42G: Notebook com problema ao fazer dual channel

JosePauloOliveira
JosePauloOliveira Member Posts: 7

Tinkerer

editado maio 2021 em Laptops

Tenho um Acer Aspire 3 A315-42G-R6FZ de 8GB de ram e recentemente eu comprei mais 1 pente de memória para ficar com 16GB. Comprei a memória da marca ZENFAST (8GB, DDR4, 2400MHZ, 1.2v) pela Aliexpress, mas após instalar ela percebi que o notebook começou a ficar muito lerdo para iniciar e tive problemas até mesmo dele dar tela azul e restauração do sistema.

Deixei novamente single channel, só que dessa vez utilizei a memória da ZENFAST para testar se tava com algum problema, e nada ocorreu, tudo ficou ok.

Achei que o problema então poderia ser as diferenças de frequência da memória ram que veio no notebook, que é uma ADATA (8GB, DDR4, 2666MHZ, 1.2v) e então resolvi comprar mais 1 pente da ZENFAST para testar dual channel com 2 memórias que comprei na Aliexpress e o mesmo problema está acontecendo (lerdeza para iniciar, tela azul, problema com o windows).

Alguém poderia me ajudar com alguma solução?

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• Tiago_PiNgUiN
    Tiago_PiNgUiN Member Posts: 1 New User
    Você deve colocar a mesma frequencia do que veio com o notebook. 
  • JosePauloOliveira

Tinkerer

A frequência padrão do notebook é 2400mhz, fiquei sem entender quando abri ele e vi que estava instalada uma de 2666mhz. Se eu colocar outra de 2666mhz não vai adiantar de nada, porque ele vai trabalhar em 2400mhz.
  • BrunoWertz
    BrunoWertz Member Posts: 14

Tinkerer

As duas memórias precisam ser de frequências exatamente iguais. Se for diferentes, o Dual Channel não funciona e alguns casos dá conflito de RAM, ocasionando em tela azul e outros problemas.
  • JosePauloOliveira

Tinkerer

Eu sei disso, eu estava usando DUAS memórias ram da zenfast de 8gb e 2400mhz de frequência, e mesmo assim o erro persistia. Usando elas individualmente não houve problema nenhum, mas quando colocava em dual channel o notebook dava tela azul e travamentos.