Bios do Notebook Predator Helios 300 não reconhece o SSD Sata

rafaelrasta
rafaelrasta Member Posts: 7

Tinkerer

editado maio 2021 em Gaming - Predator e Nitro
Olá pessoal,
tudo bem?

Recentemente comprei um SSD Kingspec 256GB (P3-256) para colocar no slot vago de memória no meu notebook Predator Helios 300 PH315-51. (SNID: xxxxxxxxxxxxx)
O mesmo já veio de fábrica com um Intel SSD 760p Series 256GB, que acredito ser um NVMe e que está acoplado na entrada mais próxima da placa mãe.

Então, de posse do meu novo ssd Kingspec, eu pluguei o mesmo no slot adicional, aquele que basta apenas abrir a tampa maior do notebook para plugar.
A primeira inicialização da máquina com ele funcionou perfeitamente, tanto que instalei jogos e outras coisas para desafogar o meu ssd que veio de fábrica.

Entretanto, no dia seguinte, ao ligar o notebook, percebi que o SSD Kingspec não foi mais reconhecido, e ficou até um símbolo de ponto de interrogação na unidade D, onde criei ele. Além disso, obviamente, todos os programas que instalei nele não estavam sendo reconhecidos.

Na BIOS, em HDD0 aparece o SSD que veio de fábrica e em HDD1 aparece "NONE".

Fui atrás de informações na internet para solucionar o problema, testei diversas: update da BIOS para versão 1.26, troquei aquela opção na BIOS de Sata Mode de "RST Premium with Optane" para "AHCI", desinstalei o driver do ssd no disk management e reiniciei... Enfim, tentei várias coisas diferentes e nada.
Além disso, vi um post aqui no fórum que achei parecido com o meu caso (https://community.acer.com/pt/discussion/609160/upgrade-outro-ssd-m2-an515-54-58cl-nao-reconhecido-na-bios), mas não sei se é a mesma coisa, pois sou leigo.

O fato é que quando plugo o SSD Kingspec na entrada do notebook, o SSD inclusive acende uma luz, indicando que está recebendo energia, o que é um bom sinal, porém o notebook definitivamente não o reconhece. Além disso, obviamente, no Disk Management não aparece nenhuma sugestão de memória desalocada para eu alocar.



Agradeço pela ajuda.
Obrigado pessoal.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

  • Você tem como testar o ssd em outro computador? Dessa forma, saberia se o problema está ou não no ssd.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,287 Trailblazer
    Olá pessoal,
    tudo bem?

    Recentemente comprei um SSD Kingspec 256GB (P3-256) para colocar no slot vago de memória no meu notebook Predator Helios 300 PH315-51. (SNID: 83102050134)
    O mesmo já veio de fábrica com um Intel SSD 760p Series 256GB, que acredito ser um NVMe e que está acoplado na entrada mais próxima da placa mãe.

    Então, de posse do meu novo ssd Kingspec, eu pluguei o mesmo no slot adicional, aquele que basta apenas abrir a tampa maior do notebook para plugar.
    A primeira inicialização da máquina com ele funcionou perfeitamente, tanto que instalei jogos e outras coisas para desafogar o meu ssd que veio de fábrica.

    Entretanto, no dia seguinte, ao ligar o notebook, percebi que o SSD Kingspec não foi mais reconhecido, e ficou até um símbolo de ponto de interrogação na unidade D, onde criei ele. Além disso, obviamente, todos os programas que instalei nele não estavam sendo reconhecidos.

    Na BIOS, em HDD0 aparece o SSD que veio de fábrica e em HDD1 aparece "NONE".

    Fui atrás de informações na internet para solucionar o problema, testei diversas: update da BIOS para versão 1.26, troquei aquela opção na BIOS de Sata Mode de "RST Premium with Optane" para "AHCI", desinstalei o driver do ssd no disk management e reiniciei... Enfim, tentei várias coisas diferentes e nada.
    Além disso, vi um post aqui no fórum que achei parecido com o meu caso (https://community.acer.com/pt/discussion/609160/upgrade-outro-ssd-m2-an515-54-58cl-nao-reconhecido-na-bios), mas não sei se é a mesma coisa, pois sou leigo.

    O fato é que quando plugo o SSD Kingspec na entrada do notebook, o SSD inclusive acende uma luz, indicando que está recebendo energia, o que é um bom sinal, porém o notebook definitivamente não o reconhece. Além disso, obviamente, no Disk Management não aparece nenhuma sugestão de memória desalocada para eu alocar.



    Agradeço pela ajuda.
    Obrigado pessoal.
    Pelo CMD você consegue enxergá-lo?
    DISKPART
    LIST DISK
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • rafaelrasta
    rafaelrasta Member Posts: 7

    Tinkerer

    Pelo CMD você consegue enxergá-lo?
    DISKPART
    LIST DISK
       Olá @RenanVilela
       Infelizmente não consigo enxergar :(, esqueci de comentar, mas testei isso também 
  • rafaelrasta
    rafaelrasta Member Posts: 7

    Tinkerer

    Você tem como testar o ssd em outro computador? Dessa forma, saberia se o problema está ou não no ssd.
           Olá @egydiocoelho ,
           Infelizmente não tenho como testar em outro PC, só tenho o meu Acer.
  • Você comprou o ssd no alliexpress?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • rafaelrasta
    rafaelrasta Member Posts: 7

    Tinkerer

    Você comprou o ssd no alliexpress?
    @egydiocoelho
    Sim.
  • Você pode testar o ssd em outro computador?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • rafaelrasta
    rafaelrasta Member Posts: 7

    Tinkerer

    Você pode testar o ssd em outro computador?
    Eu testei em um daqueles antigos Netbook Acer Aspire One D250, e o netbook não reconheceu o SSD também...
  • Nesse caso, eu sugiro que você entre em contato com o vendedor do alliexpress.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)