AN517-51: Dual Boot Windows 10 e Linux

Duuhassump
Duuhassump Member Posts: 3 New User
editado abril 2021 em Gaming - Predator e Nitro
Fala  @egydiocoelho

Em outro post vi você ajudando um cara com o mesmo problema que eu, porém o notebook dele veio com o Windows 10, e o meu veio com o Linux Endless (infelizmente).

Comprei um Acer Nitro 5 e este veio com o LInux Endless (não gostei, pois comprei para usar em jogos). Queria fazer um Dualboot, porém não está dando visto que o SSD veio com apenas uma partição e o linux não permite dividir a partição em uso. Dessa forma, tentei criar um pendrive bootável Ubuntu. Deu certo, consegui acessar o Ubunto pelo pendrive (ele inicializa sozinho, só preciso selecionar o Ubuntu numa tela preta), mas o SSD não aparece para que eu possa usar o Gparted e assim dividir em duas partições (é como se ele não reconhecesse o SSD). Depois, tentei fazer um boot do windows, mas a bios não reconhece o pendrive e por isso não dá para mexer na prioridade do boot. Tentei também instalar o windows 10 no pendrive, executar ele da mesma forma que fiz com o Ubuntu, mas ele não inicializa (não tem como configurar para inicializar, deve ser o formato do pendrive).

Tu conseguiria me ajudar?



[Título editado para adicionar o nome do produto]

Respostas

  • Qual é o modelo exato do notebook? Exemplo an515-52-58vh. Sobre o pendrive, ative o f12bootmenu no bios e depois pressione f12 antes do logo da acer e verifique se o pendrive aparece. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Duuhassump
    Duuhassump Member Posts: 3 New User
    Iae, boa tarde.

    Desculpe a demora.

    Não, o modelo é AN517-51-50JS. Eu ativei o F12 e quando pressiono, o pendrive só aparece se eu estiver com o Ubuntu montado no pendrive (inicializável). Se o pendrive estiver vazio ou com a imagem do Windows, não aparece. Pior que, se eu tento montar a imagem do Windows, igual fiz com o Ubuntu, parece que não fica no mesmo formato (aí não aparece). Vou mandar print de como fica o Windows montado e o Linux montado.
  • Duuhassump
    Duuhassump Member Posts: 3 New User
    @egydiocoelho

    Uma atualização importante. Ativei o F12 conforme falei, apertei CTRL + S no Main (conforme vi você orientando outra pessoa) e também desabilitei o boot security. Aí boot do Ubuntu deu certo, consegue abrir o SO e usar o Gparted. Agora minha partição está dividida em 2.

    O problema que restou foi como instalar o Windows 10 na segunda partição. Meu SO primário é o Linux Endless. Quero fazer o Dualboot. Porém, quando monto a imagem do windows no pendrive ou se apenas jogo a ISO dentro do pendrive, o windows não é inicializado (não aparece na Bios).

    Tem alguma nova sugestão sobre isso? Está quase dando certo.
  • Ok! Volte o sata mode para rst with optane novamente para entrar no windows. Depois, faça isso:
    a) pressione windows+r e digite msconfig;
    b) vá em inicialização do sistema e ative a inicialização segura;
    c) reinicie o windows;
    d) vá no gerenciador de dispositivos e desinstale e exclua o driver da controladora sata raid ou sata ahci;
    e) reinicie o windows;
    f) acesse o bios e altere o sata mode para ahci;
    g) depois desative a inicialização segura e reinicie o windows.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)