Problemas ao substituir disco do Acer Gamer GX-783-7660

jeanlucasrosa
jeanlucasrosa Member Posts: 3 New User
Olá.
Tenho um computador Acer Gamer GX-783-7660, com um HD híbrido (8gb SSD + 1TB).
De acordo com os testes, o HD já está em estado crítico e precisa ser substituído urgentemente.
Comprei um SSD Kingston de 240 GB para fazer a substituição, porém estou com alguns problemas e não consigo encontrar resolução.
Seguem os problemas:

1. O computador só liga quando o HD original dele está conectado;
2. O SSD Kingston não detecta na sequência de boot no setup, quando eu o conecto juntamente com o original. Mas, ao verificar a lista de dispositivos SATA, ele consta.
3. Não consigo dar boot no pendrive do Windows 10.

Dentro do HD original, através da Acer Care, consegui gerar um backup do Windows, mas não consigo restaurá-lo devido aos problemas supracitados.

Gostaria da ajuda da comunidade para resolver esse problema, pois meu HD vai parar a qualquer momento e esse computador é essencial no meu trabalho.

Obrigado.

Melhor resposta

  • jeanlucasrosa
    jeanlucasrosa Member Posts: 3 New User
    Responder ✓
    Bom dia.
    @RenanVilela agradeço muito pela ajuda.
    Após quebrar bastante a cabeça, conseguimos resolver o problema.
    Vou listar aqui o que foi feito:

    - Com relação à inicialização, na verdade era um problema de resolução do monitor. Para resolver o problema, coloquei ele em uma bancada, com um monitor mais antigo. Após substituir para o monitor próprio, a inicialização funcionou.

    - Com relação ao boot no pendrive do Windows 10, recriei utilizando o Rufus, com as seguintes configurações: Esquema de partição: GPT | Sistema de arquivos: FAT32. Após isso, funcionou.

    - Com relação ao SSD não reconhecendo no PC, após a instalação do Windows, ele começou a ser exibido normalmente.

    Agradeço a contribuição.

Respostas

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer
    Olá.
    Tenho um computador Acer Gamer GX-783-7660, com um HD híbrido (8gb SSD + 1TB).
    De acordo com os testes, o HD já está em estado crítico e precisa ser substituído urgentemente.
    Comprei um SSD Kingston de 240 GB para fazer a substituição, porém estou com alguns problemas e não consigo encontrar resolução.
    Seguem os problemas:

    1. O computador só liga quando o HD original dele está conectado;
    2. O SSD Kingston não detecta na sequência de boot no setup, quando eu o conecto juntamente com o original. Mas, ao verificar a lista de dispositivos SATA, ele consta.
    3. Não consigo dar boot no pendrive do Windows 10.

    Dentro do HD original, através da Acer Care, consegui gerar um backup do Windows, mas não consigo restaurá-lo devido aos problemas supracitados.

    Gostaria da ajuda da comunidade para resolver esse problema, pois meu HD vai parar a qualquer momento e esse computador é essencial no meu trabalho.

    Obrigado.
    Olá, boa tarde. Quando liga o pc somente com o SSD, ele é reconhecido pela Bios?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • jeanlucasrosa
    jeanlucasrosa Member Posts: 3 New User
    @RenanVilela, ele nem liga. Só liga quando está com o HD original conectado.
  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer
    @RenanVilela, ele nem liga. Só liga quando está com o HD original conectado.
    Estranho, deveria ao menos acessar a Bios. 
    Quando o HD está conectado, e o SSD também, consegue acessar o Windows?
    Se sim, abra o prompt de comando, digite:
    DISKPART
    LIST DISK
    SELECT DISK (selecione o SSD)
    CLEAN
    Convert GPT
    Exit
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • jeanlucasrosa
    jeanlucasrosa Member Posts: 3 New User
    Responder ✓
    Bom dia.
    @RenanVilela agradeço muito pela ajuda.
    Após quebrar bastante a cabeça, conseguimos resolver o problema.
    Vou listar aqui o que foi feito:

    - Com relação à inicialização, na verdade era um problema de resolução do monitor. Para resolver o problema, coloquei ele em uma bancada, com um monitor mais antigo. Após substituir para o monitor próprio, a inicialização funcionou.

    - Com relação ao boot no pendrive do Windows 10, recriei utilizando o Rufus, com as seguintes configurações: Esquema de partição: GPT | Sistema de arquivos: FAT32. Após isso, funcionou.

    - Com relação ao SSD não reconhecendo no PC, após a instalação do Windows, ele começou a ser exibido normalmente.

    Agradeço a contribuição.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,155 Trailblazer
    Bom dia.
    @RenanVilela agradeço muito pela ajuda.
    Após quebrar bastante a cabeça, conseguimos resolver o problema.
    Vou listar aqui o que foi feito:

    - Com relação à inicialização, na verdade era um problema de resolução do monitor. Para resolver o problema, coloquei ele em uma bancada, com um monitor mais antigo. Após substituir para o monitor próprio, a inicialização funcionou.

    - Com relação ao boot no pendrive do Windows 10, recriei utilizando o Rufus, com as seguintes configurações: Esquema de partição: GPT | Sistema de arquivos: FAT32. Após isso, funcionou.

    - Com relação ao SSD não reconhecendo no PC, após a instalação do Windows, ele começou a ser exibido normalmente.

    Agradeço a contribuição.

    Mas é estranho a resolução do monitor, já que ao menos deveria mostrar a tela da Bios, mas poderia ser alguma incompatibilidade entre drivers. Mas que bom que foi resolvido. 
    Qualquer duvida estamos aí.
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!