A515-51G: Sistema não reconhece mais o SSD

Mahanabi
Mahanabi Member Posts: 2 New User
editado fevereiro 2021 em Laptops
TLDR: A BIOS acha meu SSD, mas tanto o windows quanto o ubuntu não encontram.

Modelo do notebook: A515-G51-C97B
Modelo do SSD: XPG SX8100 PCIe Gen3x4 M.2 2280, 512 GB

Olá.

Ano passado comprei um SSD e, após colocar ele no meu pc, instalei o windows nele, usei meu HD como memória e estava tudo bem até ontem.

Depois de uma "tela azul" meu pc parou de reconhecer um bootable device, mesmo com a tela de BIOS reconhecendo a existência do SSD.

Eu então inicializei o Ubuntu por um pendrive e o SSD não aparecia na parte de exploração de arquivos, mas aparecia no gparted.

Depois de tirar e colocar o SSD novamente na placa mãe, fiz um pendrive de instalação do windows, e tentei recuperar o windows, mas só dava erro. Então tentei reinstalar o windows no SSD, que apareceu na tela de escolher a memória da instalação do windows. Só que deu uma mensagem de erro e depois disso nem o windows nem o ubuntou acharam mais meu SSD, apesar dele continuar aparecendo na tela de BIOS.

Instalei o windows no HD mesmo e com as ferramentas da fabricante do SSD (ADATA) tentei achar o SSD, sem sucesso, sendo que não precisei disso quando comprei.

Será que o SSD ta estragado? O que posso fazer para tentar reconhecer ele e instalar o windows nele de novo?




[Título editado para adicionar o nome do produto]
[Comentário editado para excluir informação sensível ou pessoal ]

Respostas

  • Mahanabi
    Mahanabi Member Posts: 2 New User
    Atualizei a versão da BIOS pra 2.02 e não fez diferença alguma :/