Como instalar o Linux no Aspire a514-53-59qj?

alessandrobsilva93
alessandrobsilva93 Member Posts: 5

Tinkerer

editado janeiro 2021 em Laptops
Meus cumprimentos a todos.

Adquiri recentemente este modelo de notebook, porém estou com dificuldades em instalar o Linux.
O computador veio de fábrica com o Win10.
Criei um pendrive de boot com suporte a EFI.
Tentei as versões Debian e Ubuntu e sempre acontece a mesma coisa: após aparecer o menu de instalação, e escolher um modo de instalar, a tela fica preta!
Já desativei Optane e alterei para AHCI. Também desativei o Secure Boot. A única coisa que não consegui fazer foi ativar o modo Legacy, ao invés de UEFI. O setup não deixa.

O que será que pode ser, meus amigos?

Obrigado desde já!

Melhor resposta

  • alessandrobsilva93
    alessandrobsilva93 Member Posts: 5

    Tinkerer

    Responder ✓
    Já consegui resolver o problema, obrigado pelas sugestões.

    Baixei a última versão do Debian 10. Consegui instalar o sistema, porém o touchpad não funcionou, além disso a interface gráfica não conseguiu iniciar.
    Em modo texto, atualizei o kernel linux para a versão 5.9. Depois do reboot, tudo funcionou bem.
    Essa é uma dica para quem por ventura tiver o mesmo problema.
    Além disso, para conseguir usar a rede cabeada, tive que usar firmwares. Informações estão disponíveis em wiki.debian.org/Firmware.

    Abraços!

Respostas

  • A tela também fica preta em um monitor externo? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • alessandrobsilva93
    alessandrobsilva93 Member Posts: 5

    Tinkerer

    Obrigado pela resposta egydiocoelho

    Irei testar agora mesmo usando minha televisão com interface HDMI.

  • alessandrobsilva93
    alessandrobsilva93 Member Posts: 5

    Tinkerer

    Não deu certo.

    Não mandou sinal para a televisão. O sinal só existiu dentro do Windows mesmo.

    Eu já tentei dar boot usando pendrive e usando HD externo; nos dois casos aconteceu a mesma coisa (tela preta após tela inicial do grub)

    O que você acha que pode ser?
  • Eu sugiro que você tente primeiro atualizar o bios. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • alessandrobsilva93
    alessandrobsilva93 Member Posts: 5

    Tinkerer

    Responder ✓
    Já consegui resolver o problema, obrigado pelas sugestões.

    Baixei a última versão do Debian 10. Consegui instalar o sistema, porém o touchpad não funcionou, além disso a interface gráfica não conseguiu iniciar.
    Em modo texto, atualizei o kernel linux para a versão 5.9. Depois do reboot, tudo funcionou bem.
    Essa é uma dica para quem por ventura tiver o mesmo problema.
    Além disso, para conseguir usar a rede cabeada, tive que usar firmwares. Informações estão disponíveis em wiki.debian.org/Firmware.

    Abraços!
  • O que acontece quando você altera o touchpad para basic no bios? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • alessandrobsilva93
    alessandrobsilva93 Member Posts: 5

    Tinkerer

    egydiocoelho, esta opção não existe na bios.
    Este problema foi resolvido atualizando-se o kernel linux do debian 10.

    Abraços!