A515 52G:Microphone Array parou de funcionar sem fone de ouvido, mas funciona quando um é conectado.

GustavoGCO
GustavoGCO Member Posts: 2 New User
editado janeiro 2021 em Laptops
Fiz uma transição de um Desktop para um ACER A515 52G 57NL por motivo acadêmico e profissional. Comprei o PC no ínicio do ano, em Março, e durante este período até uns dois ou três meses atrás, o microfone externo do notebook "Microphone Array" funcionava sem apresentar nenhum problema mesmo sem um headset (sem mic) estar conectado. Durante a pandemia, eu costumava fazer aulas remotas sem o headset, porém, de uns meses para cá, quando ativo a opção de escutar de volta o dispositivo Microphone Array, ele apresenta falha no reconhecimento da voz, reverbações, ecos altissimos e chiados agudos incessantes e ficando mais alto exponencialmente. O problema acaba quando eu conecto um headset qualquer. Com um headset, eu posso ouvir e usar o Microphone Array do notebook em perfeita qualidade (só com o Audio Enhancement desativado, se for ativado apresenta o mesmo erro descrito).

Eu queria saber se é alguma coisa envolvendo hardware, ou é alguma configuração. Curioso é que se fosse Hardware, o microfone não funcionaria com o Headset plugado, lembrando que o meu headset não é composto por um microfone, então eu só consigo ouvir por ele.
O Windows é original, veio junto com o notebook, pré ativado (versão Home Single Language).

Já tentei:
1. Formatar o PC (mais de 8x com sistemas operacionais diferentes, sendo eles o Windows 8, Windows 10 (meu atual), Linux Ubuntu, Linux Mint e Linux Element)
2. Remover o driver pré-instalado e instalar o disponibilizado pela Acer. O mesmo piorou a situação, pois quando fiz a troca de driver, nem minha voz chegou a reconhecer e o alto falante esquerdo e direito parou de funcionar.
3. Desinstalar e instalar novamente o Realtek Audio Control
4. Mexer nas configurações de microfone como Audio Enhancement, Power Management, Levels e as opções da aba Advanced
5. Desinstalar o driver e deixar que o Windows Update instale o padrão
6. Instalar um driver legacy de som

[Título editado para adicionar o nome do produto]

Respostas

  • Você já verificou se a opção ESCUTAR DISPOSITIVO, está ativada nas propriedades do microfone? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • GustavoGCO
    GustavoGCO Member Posts: 2 New User
    Você já verificou se a opção ESCUTAR DISPOSITIVO, está ativada nas propriedades do microfone? 
    Ola. Sim, já verifiquei esta opção e é através dela que eu consigo perceber o que esta acontecendo com o microfone interno do notebook. Como eu disse no post, reverbações intensas e incessantes, ecos, sons agudos e chiados parecendo uma TV antiga. Mas isso acaba quando eu conecto o meu fone de ouvido.
  • Ok. Então, o que acontece quando você desativa a opção ESCUTAR DISPOSITIVO? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)