Fiz uma transição de um Desktop para um ACER A515 52G 57NL por motivo acadêmico e profissional. Comprei o PC no ínicio do ano, em Março, e durante este período até uns dois ou três meses atrás, o microfone externo do notebook "Microphone Array" funcionava sem apresentar nenhum problema mesmo sem um headset (sem mic) estar conectado. Durante a pandemia, eu costumava fazer aulas remotas sem o headset, porém, de uns meses para cá, quando ativo a opção de escutar de volta o dispositivo Microphone Array, ele apresenta falha no reconhecimento da voz, reverbações, ecos altissimos e chiados agudos incessantes e ficando mais alto exponencialmente. O problema acaba quando eu conecto um headset qualquer. Com um headset, eu posso ouvir e usar o Microphone Array do notebook em perfeita qualidade (só com o Audio Enhancement desativado, se for ativado apresenta o mesmo erro descrito).
Eu queria saber se é alguma coisa envolvendo hardware, ou é alguma configuração. Curioso é que se fosse Hardware, o microfone não funcionaria com o Headset plugado, lembrando que o meu headset não é composto por um microfone, então eu só consigo ouvir por ele.
O Windows é original, veio junto com o notebook, pré ativado (versão Home Single Language).
Já tentei:
1. Formatar o PC (mais de 8x com sistemas operacionais diferentes, sendo eles o Windows 8, Windows 10 (meu atual), Linux Ubuntu, Linux Mint e Linux Element)
2. Remover o driver pré-instalado e instalar o disponibilizado pela Acer. O mesmo piorou a situação, pois quando fiz a troca de driver, nem minha voz chegou a reconhecer e o alto falante esquerdo e direito parou de funcionar.
3. Desinstalar e instalar novamente o Realtek Audio Control
4. Mexer nas configurações de microfone como Audio Enhancement, Power Management, Levels e as opções da aba Advanced
5. Desinstalar o driver e deixar que o Windows Update instale o padrão
6. Instalar um driver legacy de som
[Título editado para adicionar o nome do produto]
0