Acerca de SSD para Aspire A515-51-55QD

Igorhcsantos
Igorhcsantos Member Posts: 15 Troubleshooter
editado janeiro 2021 em Laptops
Boa noite

Verifiquei na comunidade o SSD ideal para o meu aparelho e me interessei pelo tipo mais rápido (PCIe NVME). O correto é um M.2 2280 PCIe NVME gen 3x2.
Porém no mercado eu estou encontrando praticamente apenas gen 3x4. Na comunidade soube que outros da linha Aspire 5, que originalmente aceitam gen 3x2, também aceitam 3x4. 
  1. No caso do meu aparelho em específico, ele aceita um 3x4?
  2. Se sim, necessariamente as velocidades de leitura e escrita serão executadas pela metade mesmo?    
        Por exemplo, achei um gen 3x4 cujas velocidas são as seguintes:
            * Performance Read(max.) = up to 1600MB/s
            * Performance Write(max.) = up to 1000MB/s
     3. Então, no caso deste exemplo, no meu aparelho, as velocidades de leitura e escrita serão, respetivamente, 800 mb/s e 500 mb/s ?
     4. Se sim, compensa mesmo comprar um gen 3x4, visto que ele praticamente ficaria na capacidade de um SATA?

São estas as minhas dúvidas. Me desculpem, se puderem me ajudar, eu agradeço. Faço elas para ter certeza sobre o que comprar. A comunidade me ajudou muito quando comprei minha memória RAM.

Obrigado.
     
   

Melhor resposta

  • Igorhcsantos
    Igorhcsantos Member Posts: 15 Troubleshooter
    Responder ✓
    Boa noite

    Verifiquei na comunidade o SSD ideal para o meu aparelho e me interessei pelo tipo mais rápido (PCIe NVME). O correto é um M.2 2280 PCIe NVME gen 3x2.
    Porém no mercado eu estou encontrando praticamente apenas gen 3x4. Na comunidade soube que outros da linha Aspire 5, que originalmente aceitam gen 3x2, também aceitam 3x4. 
    1. No caso do meu aparelho em específico, ele aceita um 3x4?
    2. Se sim, necessariamente as velocidades de leitura e escrita serão executadas pela metade mesmo?    
            Por exemplo, achei um gen 3x4 cujas velocidas são as seguintes:
                * Performance Read(max.) = up to 1600MB/s
                * Performance Write(max.) = up to 1000MB/s
         3. Então, no caso deste exemplo, no meu aparelho, as velocidades de leitura e escrita serão, respetivamente, 800 mb/s e 500 mb/s ?
         4. Se sim, compensa mesmo comprar um gen 3x4, visto que ele praticamente ficaria na capacidade de um SATA?

    São estas as minhas dúvidas. Me desculpem, se puderem me ajudar, eu agradeço. Faço elas para ter certeza sobre o que comprar. A comunidade me ajudou muito quando comprei minha memória RAM.

    Obrigado.
         
       
    Vou responder a mim mesmo, visto que já possuo as respostas às minhas questões, deixando-as para a posteridade (em caso de alguém precisar)
    1. Sim, aceita, mas estará limitado a velocidade de um gen3x2
    2. Não, serão executadas de acordo à velocidade máxima de um gen3x2
    3. Não. Se a velocidade máxima de escrita de um gen3x2 for, por exemplo, 1500 MB/s, o gen3x4 instalado operará nesta velocidade.
    4. Se não houver um gen3x2 disponível no mercado, ou muito difícil de achar, vale sim a pena.

Respostas

  • Igorhcsantos
    Igorhcsantos Member Posts: 15 Troubleshooter
    Responder ✓
    Boa noite

    Verifiquei na comunidade o SSD ideal para o meu aparelho e me interessei pelo tipo mais rápido (PCIe NVME). O correto é um M.2 2280 PCIe NVME gen 3x2.
    Porém no mercado eu estou encontrando praticamente apenas gen 3x4. Na comunidade soube que outros da linha Aspire 5, que originalmente aceitam gen 3x2, também aceitam 3x4. 
    1. No caso do meu aparelho em específico, ele aceita um 3x4?
    2. Se sim, necessariamente as velocidades de leitura e escrita serão executadas pela metade mesmo?    
            Por exemplo, achei um gen 3x4 cujas velocidas são as seguintes:
                * Performance Read(max.) = up to 1600MB/s
                * Performance Write(max.) = up to 1000MB/s
         3. Então, no caso deste exemplo, no meu aparelho, as velocidades de leitura e escrita serão, respetivamente, 800 mb/s e 500 mb/s ?
         4. Se sim, compensa mesmo comprar um gen 3x4, visto que ele praticamente ficaria na capacidade de um SATA?

    São estas as minhas dúvidas. Me desculpem, se puderem me ajudar, eu agradeço. Faço elas para ter certeza sobre o que comprar. A comunidade me ajudou muito quando comprei minha memória RAM.

    Obrigado.
         
       
    Vou responder a mim mesmo, visto que já possuo as respostas às minhas questões, deixando-as para a posteridade (em caso de alguém precisar)
    1. Sim, aceita, mas estará limitado a velocidade de um gen3x2
    2. Não, serão executadas de acordo à velocidade máxima de um gen3x2
    3. Não. Se a velocidade máxima de escrita de um gen3x2 for, por exemplo, 1500 MB/s, o gen3x4 instalado operará nesta velocidade.
    4. Se não houver um gen3x2 disponível no mercado, ou muito difícil de achar, vale sim a pena.
  • Apenas para complementar, o seu modelo também aceita ssd m2 2280 sata 3 e a memória optane. Sobre as demais respostas, caso você instale um gen3x4, pode confirmar com o hwinfo64, que o ssd estará trabalhando em gen3X2 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Ingrid-Acer
    Ingrid-Acer Administrator Posts: 3,598 Community Administrator
    Olá a todos, 

    Pelo fato de possuir uma solução, este tópico será encerrado, obrigada pela contribuição de todos, caso tenham dúvida, favor abrir nova publicação.

    Atenciosamente, 

    Acer-Ingrid 
Esta discussão está fechada.