AN517-51:Ventoinhas disparam a temperaturas baixas.

Nunosea
Nunosea Member Posts: 13

Tinkerer

editado janeiro 2021 em Gaming - Predator e Nitro
Boas pessoal, 

Tenho um acer nitro an517-51 78yy, comprado em outro de 2020, a versão da bios é a 1,32. 
O que acontece é que no uso mais básico com temperaturas entre os 34 e 41 graus as ventoinhas disparam para os 4500 rpms, e por vezes demora muito a voltar ao normal, e o mais estranho às vezes vão para 0rpms por poucos minutos. 
Já corri anti virus já reinstalei o windows. já vi esta forum e mesmo o ingles e tentei procurar ajuda em outros sites, mas o problema persiste. 
Mesmo agora estou a usar o predator sense e tem o mesmo comportamento.









[Título editado para adicionar o nome do produto]
«1

Respostas

  • Nunosea disse:
    Boas pessoal, 

    Tenho um acer nitro an517-51 78yy, comprado em outro de 2020, a versão da bios é a 1,32. 
    O que acontece é que no uso mais básico com temperaturas entre os 34 e 41 graus as ventoinhas disparam para os 4500 rpms, e por vezes demora muito a voltar ao normal, e o mais estranho às vezes vão para 0rpms por poucos minutos. 
    Já corri anti virus já reinstalei o windows. já vi esta forum e mesmo o ingles e tentei procurar ajuda em outros sites, mas o problema persiste. 
    Mesmo agora estou a usar o predator sense e tem o mesmo comportamento.







    Olá, deixando no modo Custom consegue ter controle total delas?
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Nunosea
    Nunosea Member Posts: 13

    Tinkerer

     Boas RenanVilela, não consigo! quer dizer, consigo por um certo tempo, mas passado algum tempo voltam a disparar sem que nada de especial tenha acontecido, do genero, aberto algum outro programa 

  • Se a temperatura estiver muito baixa, os fans param de funcionar. Isso não é um problema. Agora, você já verificou a versão do Windows? 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Se a temperatura estiver muito baixa, os fans param de funcionar. Isso não é um problema. Agora, você já verificou a versão do Windows? 
    Mas isso então só ocorre nos Nitros? Pois tenho um Predator, a temperatura já chegou a ficar em 27 e as ventoinhas não desligaram não, mas ficaram ali por volta dos 1500rpm
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Nunosea
    Nunosea Member Posts: 13

    Tinkerer

    A versão é windows 10 pro 20H2.

    Eu acredito que seja normal que as ventoinhas parem, eu é que não tinha dado conta porque nem sempre o notebook teve este comportamento de aceleramento das ventoinhas, e como agora tenho estado ao nitro/predator sense é que dei conta.
  • Eu creio que nos modelos predatores, isso também possa ocorrer, se as temperaturas estiverem muito baixas. As vezes, os ventiladores aumentam a velocidade, quando algum programa utiliza a placa de vídeo nvidia em segundo plano.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Nunosea
    Nunosea Member Posts: 13

    Tinkerer

    Eu creio que nos modelos predatores, isso também possa ocorrer, se as temperaturas estiverem muito baixas. As vezes, os ventiladores aumentam a velocidade, quando algum programa utiliza a placa de vídeo nvidia em segundo plano.
    Não é o caso, porque eu não abro nada, simplesmente estou navegando na net! e com temperaturas a menos de 40 graus ele dispara por bastante tempo, chega a ser irritante, ainda mais porque nem sempre foi assim! sinceramente não sei se teve a haver com actualização da bios ou instalação de mais um nvme. mas sinceramente não sei, só não acho normal o comportamento exagerado das ventoinhas
  • Nunosea
    Nunosea Member Posts: 13

    Tinkerer

    e mais uma nova, quando conecto um disco externo, as ventoinhas mais uma vez disparam!
  • Nunosea
    Nunosea Member Posts: 13

    Tinkerer

    boa tarde a todos, reinstalei o windows do zero, ironicamente ainda piorou, agora bate os 5000rpms e demora muito tempo a normalizar.

  • Ok! Pressione windows + r e digite msconfig. DePois,  vá em serviços, ocultar serviços da Microsoft e desative todos. 
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Nunosea
    Nunosea Member Posts: 13

    Tinkerer

    Ok! Pressione windows + r e digite msconfig. DePois,  vá em serviços, ocultar serviços da Microsoft e desative todos. 
    Boas egydiocoelho, obrigado pela dica, mas não adiantou de nada, eu reinstalei o windows ontem, mas antes de ter reinstalado já tinha feito esse procedimento. Sinceramente já não sei o que faça. estou cansado deste barulho.
  • Nunosea
    Nunosea Member Posts: 13

    Tinkerer

    Ok! Pressione windows + r e digite msconfig. DePois,  vá em serviços, ocultar serviços da Microsoft e desative todos. 
    Boas egydiocoelho, obrigado pela dica, mas não adiantou de nada, eu reinstalei o windows ontem, mas antes de ter reinstalado já tinha feito esse procedimento. Sinceramente já não sei o que faça.  pela imagem podem ver a media que está, minimo 33 e maximo 60, com uma media de 4400 rpms.


  • Nunosea
    Nunosea Member Posts: 13

    Tinkerer

     Boas RenanVilela, não consigo! quer dizer, consigo por um certo tempo, mas passado algum tempo voltam a disparar sem que nada de especial tenha acontecido. 
  • Ok! Experimente desativar todos os serviços e programas do msconfig e verifique se os fans ainda aceleram.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Nunosea
    Nunosea Member Posts: 13

    Tinkerer

    Ok! Experimente desativar todos os serviços e programas do msconfig e verifique se os fans ainda aceleram.
    Melhorou bastante, mas acontce agora é que fica grande parte em baixa rotação, mas de vez em quando dispara às 5000rpms sem que haja alteração de temperatura e fica uns 5m nessa rotação, e depoiscai para 0 rpms por uns minutos e depois normaliza nas 2000 e pouco rpms

  • Verifique se ainda há alguma programa utilizando a placa de vídeo nvidia em segundo plano:

    Agora, o que estranho é o fan da cpu ficar em 0 rpm. quando isso ocorre, qual é a temperatura que é mostrada no nitrosense? Pois os fans somente são desativados, quando as temperaturas ficam muito baixas.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Nunosea
    Nunosea Member Posts: 13

    Tinkerer

    a GPU está inactiva, mesmo agora foi a 0rpm e a temperatura do cpu está a 34 e depois vai subindo devagar até aos 40 e pouco. para dar o exemplo, hoje de manha o que tenho feito é visto videos de youtube e e pouco mais, e o minimo de temperatura é 33 e o maximo 51. durante todo este tempo já foi as 5000rpm umas 5 vezes e já foi a 0rpm também umas cinco vezes.

    Acabei por fazer um teste agora, desde a hora que tu egydiocoelho fizeste a pergunta até agora (foi mais ou menos 30m) aconteceu o o seguinte que podes ver nas imagens: 

  • Sim, é por isso que os fans desativados, pois a temperatura atinge 34ºc. Até o momento, não vejo isso como um problema. Talvez algum programa ou serviço esteja utilizando o processador ou a placa de vídeo em segundo plano. No entanto, tente fazer isso: desligue o computador, desconecte a fonte, pressione o botão power por 12 segundos e deixe o notebook desligado por 20 minutos.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Nunosea
    Nunosea Member Posts: 13

    Tinkerer

    Sim, é por isso que os fans desativados, pois a temperatura atinge 34ºc. Até o momento, não vejo isso como um problema. Talvez algum programa ou serviço esteja utilizando o processador ou a placa de vídeo em segundo plano. No entanto, tente fazer isso: desligue o computador, desconecte a fonte, pressione o botão power por 12 segundos e deixe o notebook desligado por 20 minutos.
    Aproveitei a hora do almoço e fiz o que pediste, por acaso já tinha feito ontem desligar manualmente as duas baterias. O resultado foi temperatura media 38, durante os primeiros 20 minutos com 2000 e pouco rpm, depois disparou para os 4700 durante uns 10 minutos e e passou para zero rpm
    agora está neste modo como podes ver na imagem! 
    eu tenho uma questão, eu já tentei mas não consegui nem pelo nitro sense nem pelo predator sense era configurar as ventoinhas manualmente, o que estava a pensar se possivel é elas estarem no modo idle em 3000rpm, para assim estar sempre nunca boa rotação quando eu estou a fazer coisas basicas, e as ventoinhas dispararem quando eu estivesse a editar videos e etc..
    acho que o facto das ventoinhas desligarem ou ficarem numa rotação tão baixa, permite que os componentes aqueçam e depois passado algum tempo elas disparem aos quase 5000 mesmo que não haja grande aumento de  temperatura. não sei se me fiz entender hehehheh, mas o que achas?
    Obrigado pela atenção 
  • Nunosea disse:
    Ok! Experimente desativar todos os serviços e programas do msconfig e verifique se os fans ainda aceleram.
    Melhorou bastante, mas acontce agora é que fica grande parte em baixa rotação, mas de vez em quando dispara às 5000rpms sem que haja alteração de temperatura e fica uns 5m nessa rotação, e depoiscai para 0 rpms por uns minutos e depois normaliza nas 2000 e pouco rpms

    No plano de energia, procure uma opção chamada Política de Resfriamento, dê uma olhada se na tomada está como Ativo, caso esteja como Passivo mude para Ativo
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!