Ajuda para formatar Nitro 515-43

FRanger
FRanger Member Posts: 3 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Comprei esse pc essa semana com o Endless OS, mas a escassez de suporte e de informações (bem como as limitações com softwares) me fizeram querer trocar o OS. Queria fazer um dual boot entre Ubuntu e Win10 mas nunca fiz um e estou um pouco inseguro em prosseguir por conta própria (também nunca fiz uma formatação em um pc com um ssd e um hd antes). Gostaria de algumas orientações e, se possível, algum tutorial pra fazer isso especificamente com esse pc ajudaria bastante.

• Eu possuo dois pendrives de 8gb e uma licença retail válida do Win10.

Assim, eu já vi que seria mais fácil instalar o Windows primeiro e depois o Ubuntu, então já baixei a ISO do Windows no site da Microsoft e os drivers disponíveis no site da Acer para o modelo.

Um detalhe aqui: a etiqueta traz o numero do modelo AN515-43, porém, tanto o S/N quanto o SNID, ao serem inseridos no site de suporte da Acer, retornam os detalhes de outro modelo, o Predator Triton PT515-51. Eu baixei os drivers do 515-43, pois toda a configuração dele, tanto de hardware quanto de design, é igual a deste modelo. Por via das dúvidas, eu copiei também todos os arquivos e pastas presentes na partição WINDRIVER em um dos pendrives (criei também uma pasta nova "site" onde coloquei os drivers que baixei. Isso pode dar algum conflito?)

Uma outra dúvida é que não consegui utilizar o Disk Image Mounter pra criar o usb bootavel com o Windows. Ao invés disso, eu fui no Disks e usei a opção de restaurar imagem de partição no outro pendrive, utilizando a iso do Windows. Dá na mesma?

E depois disso, como devo proceder?

Respostas

  • Você pode enviar uma foto da guia information do bios? O número de série que estão na guia information batem com o que você encontra na parte de trás do notebook? Sobre a instalação do windows, primeiro faça o backup do endless por precaução. Depois, baixe o iso do windows 10 aqui e salve no computador: https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209
    Depois baixe o winrar para extrair o iso.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FRanger
    FRanger Member Posts: 3 New User
    editado novembro 2020
    Sobre o S/N, ele é o mesmo na BIOS. Pelo o que pude perceber, o problema é no site da Acer.
    https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/8033?b=1
    Por esse link, inserindo o S/N ou o SNID na parte "Detalhes do Produto", ele retorna os do Predator (com um S/N diferente).

    https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support
    Já por esse outro, ele direciona pra página de suporte do 515-43 corretamente (mas ao entrar na aba Detalhes do Produto, ele mostra as informações do Predator)

    Sobre a ISO, eu confesso que não olhei se o Endless tinha WinRAR kk, eu só restaurei a imagem no pendrive, copiei os dados pra um diretório como backup, e tentei bootar o pendrive assim. Ele não reconheceu no boot mas consegui executar no GRUB, através de alguns comandos (set root, chainloader e boot), mas acabei cancelando a instalação porque não havia feito o backup.

    Ainda precisa da foto da BIOS ou era só pra ver o S/N mesmo? Não to perto do notebook no momento, mas posso postar mais tarde se ainda for necessário.
  • Experimente fazer isso em outro computador: https://us.v-cdn.net/6029997/uploads/editor/xv/p0xth6lniyj3.pdf
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • FRanger
    FRanger Member Posts: 3 New User
    Eu consegui sem precisar de outro pc.
    Só pra deixar aqui pra quem tenha o mesmo problema:
    • Eu baixei a ISO do Win10 64-Bits Inglês do site oficial da microsoft;
    • Formatei meu pendrive pelo GNOME Disks do Endless e depois selecionei a opção "Restaurar imagem de disco...", selecionando a ISO do Win10;
    • Reiniciei com o Pendrive inserido e quando apareceu a tela do GRUB, apertei c pra entrar na linha de comando;
    • À partir daqui eu tive que identificar qual driver era o pendrive: Primeiro eu rodei o comando ls pra me mostrar os nomes dos drives, dps o comando ls (<nome_do_drive>,<codigo_da_partição>) pra cada um dos drivers que ele mostrou (isso retorna o tamanho do disco,mas você pode usar o comando ls (<nome_do_drive>,<nome_da_particao>)/ pra mostrar os arquivos e pastas no diretório);
    • Depois que achei o driver correto, naveguei por ele com os comandos ls e cd ate achar o caminho da .efi correta (nesse caso, o caminho era (<nome_do_drive>,<nome_da_particao>)/efi/boot/bootx64.efi);
    • achado a efi, executei o comando chainloader com o respectivo caminho;
    • Segui as instruções do instalador do Windows 10, solicitando a formatação e instalação no ssd (não estava formatado).
    • Depois de testado e verificado que tava tudo certo com o Windows, formatei a partição do hd onde tava o Endless, deixei as outras partições que já estavam lá, principalmente as que tinham os drivers.