E15 E5-571-53S1: Upgrade RAM Frequência Correta

ThiagoSiri
ThiagoSiri Member Posts: 2 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Boa noite!

Quero fazer um upgrade no laptop da minha esposa. Ele é um Aspire E15 E5-571-53S1, placa mãe EA50_HB (U3E1), ele tem uma memória de 4gb da Samsung PC3-12800 M471B5173DB0-YK0 (800 mhz). Pelo que pesquisei, ele aceita memoria DDR3 1600 mhz, então gostaria de saber se realmente posso atualizar para um pente de maior frequência (irei trocar por 2 pentes das mesmas características). Se sim, é só instalar eles que já funcionam nessa frequência ou tem que fazer overclock? Se precisarem de mais alguma informação para responderem, me avisem que já providencio.
Obrigado!

[Título editado para adicionar o nome do produto]

Respostas

• ThiagoSiri
    ThiagoSiri Member Posts: 2 New User
    ThiagoSiri disse:
    Boa noite!

Quero fazer um upgrade no laptop da minha esposa. Ele é um Aspire E15 E5-571-53S1, placa mãe EA50_HB (U3E1), ele tem uma memória de 4gb da Samsung PC3-12800 M471B5173DB0-YK0 (800 mhz). Pelo que pesquisei, ele aceita memoria DDR3 1600 mhz, então gostaria de saber se realmente posso atualizar para um pente de maior frequência (irei trocar por 2 pentes das mesmas características). Se sim, é só instalar eles que já funcionam nessa frequência ou tem que fazer overclock? Se precisarem de mais alguma informação para responderem, me avisem que já providencio.
    Obrigado!
    Pessoal, parece que essa que tenho é uma 1600. Estou lendo sobre essas nomenclaturas agora. Pelo que entendi minha memória tem 800 mhz de velocidade do clock e uma taxa de dados de 1600 MT/s, é isso? Me corrijam se eu estiver enganado. Se for, posso colocar um mesmo pente com essas característica, porém de outra marca? Ou tem que ser da mesma marca?
  • JoaoCarvalho
    JoaoCarvalho Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
    ThiagoSiri disse:
    Boa noite!

Obrigado!

[Título editado para adicionar o nome do produto]
    Olá @ThiagoSiri. Antes é preciso verificar a frequência máxima que o laptop de sua esposa suporta. Qualquer valor acima disto será ignorado por ele. As memórias RAM utilizadas em computador atualmente tem tecnologia DDR, que significa Taxa Dupla de Tranferência, que 'dobra' a frequência dela. Por isso sua memória é comercializada como tendo 1600 MHz, e deve comprar uma desta frequência ou maior, caso o laptop suporte. Se o laptop suportar, ele operará com a nova frequência automaticamente, sem precisar de qualquer ajuste.
    Não precisa ser da mesma marca. Se quiser um pente para complementar o que já tem, pode optar pela mesma marca por garantia ou outra com as mesmas características para obter o melhor desempenho possível do arranjo. Caso compre novas, esteja atento à frequência (quanto maior, melhor, até o máximo suportado) e CL (latência ou tempo de resposta da RAM, quanto menor melhor).

Caso seu processador seja um Core i5 5200u: https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/85212/intel-core-i5-5200u-processor-3m-cache-up-to-2-70-ghz.html ele suporta no máximo 16 GB rodando a 1600 MHz. Caso o laptop conte com 2 slots de memória, pode optar por 2 pentes de 8GB com 1600 MHz cada.