AN515-54-58CL- "no bootable device" /boot list vazia e sem opção "Legacy" na BIOS

B3atriz00
B3atriz00 Member Posts: 10

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Olá!
Recentemente adquiri um modelo acer (AN515-54-58CL), ele veio com o sistema Endless OS, por conta de não me acostumar bem e as limitações a alguns programas eu decidi mudar para o Windows10 (por meio de uma licença digital ou a product key vinculada a minha conta microsoft, não tenho certeza mas acredito ser a segunda)
Segui os passos de configuração do Pendrive Bootavel que a propria microsoft informa, ainda assim o sistema continuava iniciando como endless, na ultima tentativa acabou aparecendo a falha "no bootable device", olhei diversas possíveis soluções aqui no forúm mas infelizmente nenhuma resolveu :(
Sou bastante leiga quanto ao funcionamenento de notebooks, quanto à formatação também, por ter o costume de fazer isso no desktop pensei, erroneamente, que seria tão fácil quanto no pc.
Em relação as minhas tentativas de operar na BIOS (anexarei imagens)
-setei senha p/ liberar acesso às outras configurações
-desabilitei o security boot mode/habilitei o fast boot (porém a opção "LEGACY" não aparece)
-habilitei também o acesso aos boots pelo f12
-f9 para retornar às configurações default
Agora quando ligo, aparece uma notificação "harddisk security" que pede a senha que setei e encaminha à BIOS. 
Bem, ele não possuí um orifício para reset da bateria na parte inferior, e queria evitar ter que abrí-lo e retirar manualmente a bateria para realizar o reset. (Contudo se for a única opção o farei)
Ele também veio com o DVD, que não sei ao certo como funciona, mas é possível usá-lo para retornar as configurações de fabrica ? (Não realizei o processo de arquivo do sistema de recuperação).
Se sim, como como devo proceder para configurar corretamente um pendrive bootavel?

Respostas

  • Quando você instalou o windows, havia excluído todas as partições durante a instalação? Sobre o cd, contém todos os drivers que estão na partição windriver.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • B3atriz00
    B3atriz00 Member Posts: 10

    Tinkerer

    Não, não consegui seguir com a instalação do windows pois não aparecia nada na lista de boots, ( hd, ssd ou o pendrive) parei nesse ponto e quando fui tentar novamente aparecia o "no bootable device"
  • B3atriz00
    B3atriz00 Member Posts: 10

    Tinkerer

    @egydiocoelho, acredito que tenha resolvido uma parte, o problema parecia estar no pendrive de boot, refiz utilizando a ferramenta disponibilizada pela microsoft (na primeira vez configurei o pendrive pelo cmd do windows).
    Me certifiquei que o pendrive estava na porta 2.0 ( retornei a BIOS  à versão de fábrica, utilizando a senha setada alterei o fastboot e o secure boot,  e no modo UEFI na aba main, o pendrive foi reconhecido e pude dar boot)
    Agora, com medo de novos problemas, gostaria de me certificar do seguinte:
    Devo instalar o sistema no ssd? Apagando as partições existentes e criando novas?
     resumindo, o quê devo fazer agora?

  • EmersonNeves
    EmersonNeves Member Posts: 107 Skilled Fixer WiFi Icon
    B3atriz00 disse:
    @egydiocoelho, acredito que tenha resolvido uma parte, o problema parecia estar no pendrive de boot, refiz utilizando a ferramenta disponibilizada pela microsoft (na primeira vez configurei o pendrive pelo cmd do windows).
    Me certifiquei que o pendrive estava na porta 2.0 ( retornei a BIOS  à versão de fábrica, utilizando a senha setada alterei o fastboot e o secure boot,  e no modo UEFI na aba main, o pendrive foi reconhecido e pude dar boot)
    Agora, com medo de novos problemas, gostaria de me certificar do seguinte:
    Devo instalar o sistema no ssd? Apagando as partições existentes e criando novas?
     resumindo, o quê devo fazer agora?


    Eu sugiro sim que exclua todas partições, e sim, deve instalar o sistema no ssd, que no caso da imagem é a unidade 1.
  • Sim, o ideal é excluir todas as partições. Mas eu aconselho fazer o backup da partição windriver.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)