Problema com boot em SSD no Acer VX15-591g-54pg
WilliamBarros
Member Posts: 4 New User
Bom dia!
Possuo um Acer modelo VX15-591g-54pg e estou com problemas com meu SSD 2.5" SATA 3. O problema é que ao ligar o windows, as vezes ele inicializa o sistema, e as vezes ele trava, aparecendo a logo da ACER e os "pontinhos" congelados na tela. Após inicializar o Windows, ele funciona normalmente, sem problemas aparentes.
O problema não é o SSD pois coloquei ele em um notebook mais antigo, e após ligar ele diversas vezes, 8 ao ser exato, o sistema inicializou normalmente todas as vezes.
OBS:
- O SSD está em GPT, e a bios em UEFI;
- o SSD que estou usando atualmente é da marca Goldenfir, modelo de 512GB SATA3.
- O Windows foi instalado por uma ISO baixada no site oficial da Microsoft na versão 2004, instalação limpa pelo RUFUS em GPT;
- Possuo a última versão da Bios fornecida pela ACER (1.08);
- Já tive outro problema com um SSD NVME da marca Spectrix(500GB), que funcionava normal em outros micros, e neste notebook congelava o sistema, mesmo quando usava o HirensBoot pelo pendrive como sistema principal;
0
Melhor resposta
-
Pelo que relata mais se aparenta com incompatibilidade entre a versão de acesso de firmware do SSD com as controladoras do notebook.
Tente verificar como DriverBooster ou DriverPack se existem drivers e controladoras desatualizados e atualize todas.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0
Respostas
-
Boa noite WilliamBarros !
Primeiramente, minha recomendação é que evite utilizar hardwares de marcas genéricas, chinesas e sem reconhecimento e suporte no mercado.
Seu Windows é ativado com a chave OEM da Acer?
Utilize o CrystalDiskInfo e verifique a saúde o SSD.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Então, @MaClane, eu entendo essa questão das marcas genéricas, mas foi o que deu pra pegar no momento, hehe.
Pretendo futuramente pegar um NVME de 240GB de alguma marca conhecida, mas por enquanto, pelo menos pretendo passar um ano com este.
Sim, o Windows está ativado. Após a formatação e verificação online, ele consta como ativado. Inclusive ele criou a pasta oem no disco C com as pastas preload, AcerLogs e Carecenter, não sei se essa informação faz alguma diferença...
Aqui os dados do CrystalDiskInfo:
O que chama atenção é o SSD funcionar perfeitamente em outro notebook, mesmo que com configurações de hardware inferiores.0 -
Me refiro, qual licença do Windows.
Seria a OEM da Acer ou outra?
Já atualizou todos os drivers?
Verificou se não há um firmware de update para esse SSD?
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Estou usando a licença padrão da Acer no Windows 10 Home Edition, não uso nenhuma outra forma de ativação ou chave.
Estou usando os drivers fornecidos pelo site da Acer, no suporte do produto para o modelo VX15. Atualizei também os drivers da Intel como Wifi, bluetooth e gráficos integrados.
Creio que não existam atualizações para o firmware deste SSD, pois ao pesquisar não acho nada sobre...
Eis uma desvantagem de se ter um SSD genérico...
Será que um reset manual da bios poderia resolver o problema? Pois quando acontece o problema no boot ou alguma lentidão, aperto control+alt+del, após reiniciar, clico em F12(selecionar dispositivo de boot), seleciono o SSD e o boot funciona normalmente. Lembrando que esse problema é randômico, as vezes ele não ocorre e o micro dá o boot pelo SSD sem problemas.
Quando acontece o problema, o notebook fica assim, travado nesta tela:
0 -
Pelo que relata mais se aparenta com incompatibilidade entre a versão de acesso de firmware do SSD com as controladoras do notebook.
Tente verificar como DriverBooster ou DriverPack se existem drivers e controladoras desatualizados e atualize todas.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Experimente desativar a inicialização rápida nas opções de energia e o fastboot no bios.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
MaClane disse:Pelo que relata mais se aparenta com incompatibilidade entre a versão de acesso de firmware do SSD com as controladoras do notebook.
Atualizei todos os drivers pelo DriverBooster, e um deles era a controladora SATA/IDE. Fiz o desligamento do sistema 15x, onde apenas uma apresentou uma leve lentidão para ligar(uns 40 segundos).
@egydiocoelho obrigado também!
Irei testar durante os dias e caso aconteça algo, eu volto aqui para lhes informar. Obrigado pela ajuda!0 -
Então o problema foi definitivamente resolvido?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0