Upgrade SSD M2 NVME PH315-52-748U para 1TB com XPG ASX6000LNP-1TT-C trava na logo Predator

RenatoSeixas
RenatoSeixas Member Posts: 8

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Pessoal estou com um PH315-52-748u e estou tentando substituir o SSD m2 128GB que vem com ele por um SSD m2 da XPG modelo ASX6000LNP-1TT-C de 1TB pcie nvme, porem quando instalo ele, depois de clonar, o note fica parado na logo do Predator e nada acontece. Ja tentei colocar nos 2 slot m2 e a mesma coisa acontece. Ja tentei colocar o m2 original e o novo juntos e tem o mesmo sintoma fica travado na logo da predator. Alguem ja viu isso ?

Respostas

• RenatoSeixas

Tinkerer

@egydiocoelho Ja viu isso ?
  • ambos os ssds aparecem na guia information do bios? o que acontece quando você pressiona ctrl+s na guia main e altera o sata mode para ahci?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenatoSeixas

Tinkerer

Quando eu instalo o SSD novo no slot m2 ele nem entra na BIOS. Ele trava na logo e nao faz mais nada. Porem quando coloco ele via case usb tudo funciona, inclusive funciona até o boot. Mesmo sem o SSD original.
  • RenatoSeixas

Tinkerer

Olha q estranho. Acabei de testar com um Crucial Modelo: CT1000P1SSD8 e ai funciona. Olhando as especificações dos 2 modelos, nao vi diferenca. Tem alguma sugestao de teste ? Ah na configuracao da BIOS no inicio dos teste ja havia colocado em AHCI e retirado a seguranca da BIOS.
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde RenatoSeixas !

Essa serie possui 2 slots M.2 2280:

Perceba que um dos slots somente suporta PCIe e o outro ambas interfaces, tanto PCIe quanto Sata 3.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• RenatoSeixas

Tinkerer

MaClane eu já li sobre esta informação, porem no ultimo teste que fiz com o crucial que também é pcie funcionou. Por que o Crucial funciona e o XPG ADATA não ? Esta é a questão. Outra coisa... esta foto acima me parece estar errada, pois o ADATA que veio com ele é SATA3 e esta no SLOT SSD1 da foto acima.
  • MaClane
    O XPG pode estar com erro ou faltando atualizar firmware.
    Verificou no site da XPG?
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• RenatoSeixas

Tinkerer

MaClane disse:
    O XPG pode estar com erro ou faltando atualizar firmware.
    Verificou no site da XPG?
    Comprei 2 XPG e os 2 apresentaram o mesmo erro. Quanto a atualizar o FW, pelo app da XPG so consigo fazer isso quando ele esta em um slot m2. Eu só consegui operar com eles em um case USB. Neste caso o app não reconhece ele para fazer o upgrade do FW. Tá difícil. O pior que agora não estou encontrando este crucial 1t para comprar. Achei um WD WDS100T2B0C na Kabum, mas estou com medo de não funcionar também. Este crucial que testei não era meu.
  • MaClane
    Outros usuarios já haviam relato falta de suporte de SSDs XPG em várias linhas de notebooks, inclusive nesse.
    Aparentemente os SSDs XPG não seguem um padrão de firmware como outras empresas.
    Então acabam por gerar incompatibilidade em determinados modelos.

Sincerely, J. MaClane ™

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,311 Trailblazer
    editado agosto 2020
    Não é possível que o modelo do ssd que veio de fábrica, seja um sata 3, já que veio no slot 1, que suporta apenas nvme. Você pode verificar o modelo desse ssd, com o programa crystaldiskinfo? Sobre os demais ssds, se você puder conectá-los em outro computador e atualizar o firmware do ssd, faça isso. Eu também atualizaria o bios do computador.

AGORA, houve um outro usuário que também havia mencionado que o ssd 1, suporta sata 3. Seria interessante que você testasse o ssd original de fábrica no ssd 2 e verificar se também aceita sata 3. Se aceitar, ambos suportam sata 3 e nvme.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenatoSeixas

Tinkerer

editado agosto 2020
    Não é possível que o modelo do ssd que veio de fábrica, seja um sata 3, já que veio no slot 1, que suporta apenas nvme. Você pode verificar o modelo desse ssd, com o programa crystaldiskinfo? Sobre os demais ssds, se você puder conectá-los em outro computador e atualizar o firmware do ssd, faça isso. Eu também atualizaria o bios do computador.

AGORA, houve um outro usuário que também havia mencionado que o ssd 1, suporta sata 3. Seria interessante que você testasse o ssd original de fábrica no ssd 2 e verificar se também aceita sata 3. Se aceitar, ambos suportam sata 3 e nvme.
    @egydiocoelho fiz alguns testes aqui, só esqueci de rodar o programa, mas acredito que o resultado seja conclusivo.

Coloquei o SSD WD WDS100T2B0C novo no SSD2 e deixei o SSD original no SSD1. Com isso tudo foi reconhecido e fiz a clonagem. Abaixo a foto da BIOS:

Depois de tudo pronto resolvi inverter os SSDs. Coloquei o original no SSD2 e o novo no SSD1. E ocorreu o que eu esperava. O original nao foi reconhecido. Abaixo as fotos da BIOS e a foto dos SSDs instalados na placa.

O ADATA é SATA3 e o slot SSD2 so reconhece NVME mesmo.

Vou tentar fazer o teste de upgrade da BIOS e se conseguir coloco o resultado aqui no grupo.

A BIOS do Acer ja esta atualizada segundo o site do fabricante.
  • Então a informação no manual de serviço está errado. O ssd 1 aceita sata 3 e nvme e o ssd 2 somente nvme.

egydiocoelho Trailblazer