Como instalar o Ubuntu no SSD do Acer Nitro 5 AN515-54-58CL?

Barauna
Barauna Member Posts: 2 New User
editado junho 2023 em Laptops
Ola, sou novo na comunidade e estou com o seguinte problema.

Tenho um Acer Nitro 5 AN515-54-58CL comprado recentemente aqui que vem com um SSD 125 e um HDD 1T. Fiz duas partições de ~500G no HDD e em uma delas instalei o Windows. Quero agora instalar o Ubuntu 18.04 no meu SSD porem o instalador do Ubuntu não reconhece o SSD. Este tópico foi discutido neste artigo porem minha placa vem somente com o UEFI e não consigo alterar o SATA em AHCi.

Ja tentei fazer o sugerido neste vídeo, pois o problema é o mesmo mas não funcionou pra mim. Cheguei a colocar o latency=0, 200, 1000, 5000 e até 5500 e nenhum deles fez o SSD aparecer na hora da instalação.

Também tentei estes tutoriais e não consegui,






Melhor resposta

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa tarde Barauna !

    O procedimento já começou errado me ter instalado o sistema operacional no HDD e não no SSD.
    Mais ainda tentar instalar um sistema em cada unidade de disco separada.
    Esse procedimento somente é aconselhável a que tenha muito conhecimento em distribuições Linux e sistemas, devido as entradas de bootloader e gerenciador de boot.
    Então deve instalar ambos no SSD ou adquirir um SSD de maior capacidade.

    Não há mais suporte nativo nas Bios atuais para Legacy, somente Uefi e o Sata Mode somente pode ser trocado (nada tem a ver com Uefi) se antes criar a senha de superusuario e depois pressionar Ctrl + S na aba MAIN
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa tarde Barauna !

    O procedimento já começou errado me ter instalado o sistema operacional no HDD e não no SSD.
    Mais ainda tentar instalar um sistema em cada unidade de disco separada.
    Esse procedimento somente é aconselhável a que tenha muito conhecimento em distribuições Linux e sistemas, devido as entradas de bootloader e gerenciador de boot.
    Então deve instalar ambos no SSD ou adquirir um SSD de maior capacidade.

    Não há mais suporte nativo nas Bios atuais para Legacy, somente Uefi e o Sata Mode somente pode ser trocado (nada tem a ver com Uefi) se antes criar a senha de superusuario e depois pressionar Ctrl + S na aba MAIN
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,297 Trailblazer
    editado maio 2021
    Original
    I advise you to purchase a ssd with at least 256gb or 512gb as well.

    Tradução

    Também aconselho você a comprar um ssd com pelo menos 256gb ou 512gb.


    [Mensagem traduzida para idioma correspondente]
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Barauna , assim que verificar, me infomre aqui!
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • richardqcarvalho
    richardqcarvalho Member Posts: 2 New User
    MaClane disse:
    Boa tarde Barauna !

    O procedimento já começou errado me ter instalado o sistema operacional no HDD e não no SSD.
    Mais ainda tentar instalar um sistema em cada unidade de disco separada.
    Esse procedimento somente é aconselhável a que tenha muito conhecimento em distribuições Linux e sistemas, devido as entradas de bootloader e gerenciador de boot.
    Então deve instalar ambos no SSD ou adquirir um SSD de maior capacidade.

    Não há mais suporte nativo nas Bios atuais para Legacy, somente Uefi e o Sata Mode somente pode ser trocado (nada tem a ver com Uefi) se antes criar a senha de superusuario e depois pressionar Ctrl + S na aba MAIN
    Isso de trocar o modo sata influi em algo no desempenho?
  • O modo rst with optane permite que o usuário ative o modo raid entre dois ssds. Nesse caso, sim os ssds terão uma melhor performance.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)