Ruído cooler A515-52G-50NT

BrunoToninato
BrunoToninato Member Posts: 6 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Senhores, boa noite.

Adquiri um laptop A515-52G-50NT no dia 01/05/2020, e em 01/07/2020 o cooler começou a fazer um ruído, intermitente, típico de cooler com o eixo sem lubrificação. Se eu encosto o dedo e faço uma leve pressão, bem sobre a escrita ASPIRE presente logo acima do teclado, o ruído tem sua intensidade alterada.

Percebo que apresenta o ruído apenas quando o processador é mais solicitado, e automaticamente o cooler também. Quanto estou utilizando para web e aplicações mais light, nunca apresentou o ruído.

Alguém com o mesmo problema? Devo acionar assistência? Não gostaria de ficar sem a máquina disponível.

Obrigado
Bruno Toninato



Comentários

  • Quando você pressiona aqui, o ruído cessa? 

    Você pode gravar um vídeo do problema e postar no youtube?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa tarde BrunoToninato !

    O primeiro procedimento é parara de "pressionar" partes do aparelho que não foram desenvolvidas para isso.
    Tais procedimentos podem violar a garantia.

    Por favor, grave um áudio ou vídeo em que o som seja nítido e compartilhe aqui.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • BrunoToninato
    BrunoToninato Member Posts: 6 New User
    Quando você pressiona aqui, o ruído cessa? 

    Você pode gravar um vídeo do problema e postar no youtube?

    Egydio, boa tarde.

    Exatamente nesta área, no painel do teclado. É notável que o ruído vem desta parte, por isso apalpei com o dedo quando apresentou o ruído, e notei que o ruído é alterado em função do apalpar, ficando claro que o cooler deve ficar nesta região.

    Desde o dia da minha mensagem não apresentou mais o problema, e estou aguardando aparecer novamente para gravar o vídeo e postar o link aqui no fórum.

    Ontem, 04/07, matei a saudade de jogar CS:GO, e deixei o HWInfo aberto, pois havia notado que  após algum tempo de jogo apareciam pequenos travamentos periódicos, e o software acusou thermal throttling na CPU.

    Durante o game, é possível ouvir o cooler trabalhando e tendo seu duty cycle incrementado em função da temperatura, mas desconfio que o cooler possa não estar trabalhando com 100% de sua eficiência, mesmo que a placa mãe envie sinal para tal.

    Vou explorar o software HWInfo, ver o que consigo extrair para auxiliar na investigação. Fiz um log, mas salvei em .csv e vou precisar abrir o arquivo no Diadem para gerar as curvas e tentar identificar quando ocorre o fenômeno.
  • BrunoToninato
    BrunoToninato Member Posts: 6 New User
    MaClane disse:
    Boa tarde BrunoToninato !

    O primeiro procedimento é parara de "pressionar" partes do aparelho que não foram desenvolvidas para isso.
    Tais procedimentos podem violar a garantia.

    Por favor, grave um áudio ou vídeo em que o som seja nítido e compartilhe aqui.

    MaClane, boa tarde.

    Como disse ao colega acima, o ruído não apareceu desde que postei a mensagem, então estou aguardando para poder gravar e postar o link.

    A pressão exercida na área indicada é similar a que eu exerceria limpando meu equipamento, então é um ponto fragilizado do projeto. Mas de qualquer forma vale lembrar que não é usual, e o fiz para de fato verificar o comportamento e se a região era a do cooler.

    Outro ponto é thermal throttling na CPU, se puder ler a citação que fiz para o Egydio, fica mais fácil entender.

    É importante eu frisar que neste laptop estou usando uma base elevatória com 32 graus de angulação, que deixa todas as áreas de trânsito de ar da refrigeração livres, pois desenvolvi no SolidWorks e imprimi 3D para este modelo de laptop.

    Certa vez quando apresentou o ruído, posicionei o laptop na posição 0 grau de inclinação e o ruído cessou.

    Sou engenheiro experimental de powertrain da insdustria automobilistica, e para validar componentes e sistemas fazemos testes de durabilidade bem mais severizados do que o usuário usualmente faz, e levando essa analogia para a fabricante do laptop, pode ser uma falha não prevista pela engenharia (uso com processamento solicitado em base de elevação), ou uma quebra de qualidade do fornecedor.

    Vale lembrar que estou no município de São Paulo - SP, temperatura ambiente destes dias, a noite (período que utilizo), na faixa de 15 Celcius.


    OBS. Vou reproduzir o fenômeno do thermal e dar print do HWInfo.

    Obrigado pelo seu tempo.

    Bruno Toninato

  • BrunoToninato
    BrunoToninato Member Posts: 6 New User
    Anexo

  • Você pode enviar de como está apoiando o notebook na base? Sobre o thermal throttling, verifique a versão do bios:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • BrunoToninato
    BrunoToninato Member Posts: 6 New User
    Bom dia,

    Segue foto do suporte, que elaborei de forma que a troca de calor não fosse afetada.



    E a versão da bios


    Como verificar se esses releases estão inclusos na bios 1.16?

    Obrigado por seu tempo.

    BT
  • Então quando você coloca o notebook no plano, o barulho do cessa? Qual é o grau de inclinação desse suporte? Sobre o bios, a versão mais recente sempre contém as correções anteriores.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • BrunoToninato
    BrunoToninato Member Posts: 6 New User
    Então quando você coloca o notebook no plano, o barulho do cessa? Qual é o grau de inclinação desse suporte? Sobre o bios, a versão mais recente sempre contém as correções anteriores.

    Boa tarde,

    Sim, cessou ao deixá-lo plano, mas sempre voltei a posição inclinada em seguida. O Suporte tem 32 graus de inclinação. A bios está na versão mais atualizada 1.16.
  • Você já verificou se pode haver algum parafuso frouxo na parte de baixo?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)