Upgrade Notebook - Acer A515-52g

Tsukina
Tsukina Member Posts: 39

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Gente, tô querendo fazer o upgrade no meu notebook, infelizmente não posso fazer todos ao mesmo tempo.
Notebook Acer A515-52g, a memória dele geralmente fica em torno de 53 a 66, quando tô usando só o Google e alguns programas básicos, mas quando começa a jogar tipo The Sims 4 com todas as expansões, ele começa a esquentar e a dar uns legs no jogo, até em alguns jogos básicos eu tenho que colocar a placa de vídeo ou fica lento demais ou travando. 
Já CPU, ela liga 100% e vai abaixando e fica em torno de 15 e 25, quando eu abro muita coisa ela vai para 80 e fica quente, além de que fica fazendo esse barulho irritante, não sei se é o ventilador ou HD. 
Então, eu tenho algumas opções, eu pensei em comprar um memória para ele, só que me falaram que é bom você comprar uma memória do mesmo tipo e tamanho da memória que tem nele, por que se você não fizer isso as duas memórias podem trabalhar separadas ao invés de juntas, o que está nesse aqui é o Smart Modular 8192mb (DDR4-2662), e eu não sei que tipo de memória eu devo pegar porque essa mesma tá super cara, dizem que tem que ver a compatibilidade pela placa mãe, mas eu não entendo nada disso, então minha placa mãe é WL Raticate WL, que tipo de memória eu poderia usar nele?
Eu tava pensando em comprar a Kllisre ddr4 8gb 2666 mhz, mas não sei se eles vão trabalhar juntos ou separados.
Aí se eu comprar essa memória, sobra um dinheiro e eu iria comprar o Intel optane de 16Gb para acelerar um pouco o HD. 
E minha outra opção é comprar só um SSD m2 de 500GB, sem memória sem nada, porque eu só teria dinheiro para ele.
O problema é que mesmo com o SSD, o HD vai continuar lento da mesma forma, porque o SSD não acelera o HD, e não daria para colocar todos os jogos que eu quero nesse SSD, e se eu colocar os jogos no HD e vai continuar lento da mesma forma. 
Então minha dúvida é essa, qual o tipo de memória eu poderia pegar para funcionar juntas nesse notebook, es se eu deveria pegar a memória de 8gb e o Intel optane ou só o SSD?

[Título editado para adicionar o nome do produto]
«1

Comentários

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia Tsukina !

O uso de RAM e CPU são questões normais.

Esse modelo suporta no máximo 32Gb de RAM (sendo 2 slots, 2x16Gb cada) SO-DIMM DDR4 2133/2400Mhz

Utilize o CPUz para verificar a sua instalada e post aqui os prints das abas de SPD e MEMORY

Este modelo tem suporte a SSD com slot M.2 2280 tanto Sata 3 ou PCIe NVMe Gen3x4

No HDD original de sua máquina existe a partição de recuperação do Windows criada pela Acer.
    Durante o período vigente de garantia de software, essa partição não deve ser apagada nem danificada.
    Recomendo esse método para passar o sistema OEM do HDD para o SSD:

Você não perde garantia de hardware por abrir seu equipamento para realizar um upgrade, contato que no processo não danifique nenhum componente ou parte do aparelho nem rompa nenhum lacre interno.

Lembrando que caso precise acionar a garantia em algum momento, voce deverá remover todos os hardwares instalados e recolocar todos que forem removidos e realizar backup dos seus dados.

No seu caso, a melhor opção de todas seria a seguinte:
    1 modulo de RAM de 8GB DDR4 2666Mhz
    1 SSD (sata 3) de 480 a 512Gb

Dessa forma teria as melhorias gerais de desempenho e velocidades gastando menos
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Tsukina

Tinkerer

MaClane disse:
    Bom dia Tsukina !

O uso de RAM e CPU são questões normais.

Esse modelo suporta no máximo 32Gb de RAM (sendo 2 slots, 2x16Gb cada) SO-DIMM DDR4 2133/2400Mhz

Utilize o CPUz para verificar a sua instalada e post aqui os prints das abas de SPD e MEMORY

Este modelo tem suporte a SSD com slot M.2 2280 tanto Sata 3 ou PCIe NVMe Gen3x4

No HDD original de sua máquina existe a partição de recuperação do Windows criada pela Acer.
    Durante o período vigente de garantia de software, essa partição não deve ser apagada nem danificada.
    Recomendo esse método para passar o sistema OEM do HDD para o SSD:

Você não perde garantia de hardware por abrir seu equipamento para realizar um upgrade, contato que no processo não danifique nenhum componente ou parte do aparelho nem rompa nenhum lacre interno.

Lembrando que caso precise acionar a garantia em algum momento, voce deverá remover todos os hardwares instalados e recolocar todos que forem removidos e realizar backup dos seus dados.

No seu caso, a melhor opção de todas seria a seguinte:
    1 modulo de RAM de 8GB DDR4 2666Mhz
    1 SSD (sata 3) de 480 a 512Gb

Dessa forma teria as melhorias gerais de desempenho e velocidades gastando menos
    Olá, obrigada por responder! 1 modulo de RAM de 8GB DDR4 2666Mhz, qualquer um serve tanto que tenha essas configurações? Porque existe Ram de vários modelos, e me falaram que se pegar errado eles vão trabalhar separadamente ao invés de juntos e que isso não é bom. 
    E em relação ao sdd eu pretendo comprar um de 1tb pra substituir o HD (meu HD é de 1tb e só tem atualmente 200gb livre, 500gb de ssd não é nada hueheuehe), mas isso só depois, porque agora vou por o Optane mesmo, mas acelerar um pouco o windows, demora 5 minutos pra iniciar e abrir as coisas e olha que eu já limpei o máximo que eu pude da inicialização. 
  • MaClane
    Qualquer um com essas especificações, de marcas reconhecidas (como Adata, Kingston, Corsair, etc) e que não possua perfil XMP e nem seja HyperX
    " Porque existe Ram de vários modelos, e me falaram que se pegar errado eles vão trabalhar separadamente ao invés de juntos e que isso não é bom. "
    A informação não esta exatamente correta.
    A questão seria o dual-channel e para isso, o requisito básico é que os módulos sejam trabalhados em pares.

Optane seria um valor desperdiçado.
    Nesse caso, poderia então optar por um SSD de 2.5" polegadas Sata 3

Realize esse procedimento para melhorar sua inicialização e disponibilize de alocação de RAM:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.

Depois reinicie e faça um teste.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Tsukina

Tinkerer

editado junho 2020
    MaClane disse:
    Qualquer um com essas especificações, de marcas reconhecidas (como Adata, Kingston, Corsair, etc) e que não possua perfil XMP e nem seja HyperX
    " Porque existe Ram de vários modelos, e me falaram que se pegar errado eles vão trabalhar separadamente ao invés de juntos e que isso não é bom. "
    A questão seria o dual-channel e para isso, o requisito básico é que os módulos sejam trabalhados em pares.

Realize esse procedimento para melhorar sua inicialização e disponibilize de alocação de RAM:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.

Olha! Muito obrigada! Eu achava que tinha que pegar a Ram com a marca igual (e a desse aqui é super cara) 
    Perfil XMP? Hyper? 
    Eu pensei em pegar um SSD m2 pra só colocar o windows, mas além do meu disco C (onde fica o windows) estar com 400gb ocupado, pegar um SSD m2 pra que se não vai acelerar o HD também? E pra que se mais tarde eu vou substituir o HD por um SSD de 1tb?
    Porque colocar um SSD de 500gb não vai dar nem pra instalar metade dos jogos que eu tenho no HD de agora, e olha que ele está cheio. 
    Por isso eu pensei no Optane (que tá de 100 reais), ele não é assim a pior coisa do mundo que eu já vi vários testes de rapidez com ele e deixa realmente o HD com um pouco mais de fluidez, então eu pensei em comprar ele e deixar ele no suporte m2 e quando eu tiver dinheiro pra comprar um SSD de 1tb eu tiro o HD e coloca o SSD e fica o SSD e Optane. 
  • Tsukina

Tinkerer

MaClane disse:

XMP... Então quer dizer que esse da foto não serveria? 
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,332 Trailblazer
    editado junho 2020
    Sim, poderia funcionar. O problema é a incompatibilidade com a sua memória ram atual e também o seu bios não possui perfis xmp. Sobre a outra pergunta do hdd, você pode optar por um ssd m2 2280 sata ou nvme, pois o seu modelo aceita ambos (https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Aspire-A515-52/104039), mas o ssd não acelera o hdd. Mesmo assim, tanto o ssd sata3 quanto nvme, é ainda mais rápido que a memória optane. Você pode optar um ssd m2 2280 sata 3 com mais capacidade e mais barato que um nvme e manter o disco rígido. Veja esses vídeos:
    https://www.youtube.com/watch?v=b5-oIhj2ew4&t=57s

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Tsukina

Tinkerer

Sim, poderia funcionar. O problema é a incompatibilidade com a sua memória ram atual e também o seu bios não possui perfis xmp. Sobre a outra pergunta do hdd, você pode optar por um ssd m2 2280 sata ou nvme, pois o seu modelo aceita ambos (https://www.userbenchmark.com/System/Acer-Aspire-A515-52/104039), mas o ssd não acelera o hdd. Mesmo assim, tanto o ssd sata3 quanto nvme, é ainda mais rápido que a memória optane. Você pode optar um ssd m2 2280 sata 3 com mais capacidade e mais barato que um nvme e manter o disco rígido. Veja esses vídeos:
    https://www.youtube.com/watch?v=b5-oIhj2ew4&t=57s

Ah, então é melhor pegar um RAM sem esse negócio aí mesmo. 
    E em relação ao Optane, claro que o SSD é mais rápido que o Optane, mas eu vou ter dois SSDs? Um na memória m2 e depois um substituindo o HD? Isso sim seria gasto de dinheiro, pq agora eu não tenho dinheiro pra comprar um SSD de 1TB pra passar meus jogos pra ele, e o de 500gb não vai servir, e um de 128 pra colocar só o windows, só vai acelerar o windows e nada mais, me deixando no futuro com dois SSDs, sem necessidade. 
    Claro que eu sei que SSD é tudo de bom, mas eu quero um de 1TB pra substituir o HD e por meus jogos e agora não tem como..

• Tsukina

Tinkerer

Pelas fotos que eu da compatibilidade que você me mostrou, Adata e Hynix estão ganhando? Qual dos dois então seria melhor? Porque eu só vi número vermelho, supondo que vermelho seja ruim... Os números mais verdes que eu achei foram da Adata. 
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,332 Trailblazer
    editado junho 2020
    O problema é que ao adquirir a memória optane, você estaria ocupando uma porta que poderia muito bem ser melhor aproveitada. Além disso, se futuramente quisesse adicionar um ssd m2 2280, irá ter que vender a optane. Você iria instalar o ssd aqui:

Agora, se você está achando o ssd m2 2280 caro, pode adquirir um ssd de 2,5" de 1tb e colocar no lugar do hdd e dessa forma, não precisaria gastar dinheiro com a optane, pois não influenciará basicamente nada no desempenho do ssd. Sobre a memória ram, você pode enviar uma fotos do cpuz?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Tsukina

Tinkerer

editado junho 2020
    O Optane com a memória de 8Gb fica 400 reais no máximo, um SSD de 1TB é mais 700, sendo que pra que eu iria querer colocar um ssd na entrada m2 sendo que eu já teria um ssd na parte do HD? Dois SSDs? E todo mundo sabe que ter um SSD não aumenta memória RAM, os jogos pesados vão continuar esquentando o notebook e travando. 
    Agora, me diz uma coisa, a memória que está instalado nesse Acer é uma Smart alguma coisa Single Channel, a que eu tenho que pegar é Single Channel também?
  • Tsukina

Tinkerer

Se eu fosse pegar um SSD, seria esse aqui, porque é o único que eu posso pagar agora e sei se ele é bom. 
  • Eu acho que você não me entendeu. Como você tem um disco rígido, se você instalar uma memória optane, irá sim servir como memória cache para o disco rígido, deixando ele mais rápido. No entanto, ao instalar uma memória optane, você estará ocupando um espaço que poderia muito bem servir para colocar um ssd m2 2280 sata 3 ou nvme. Se você optar por um ssd m2 2280 sata 3 ou nvme, poderá manter o disco rígido atual. Agora, como o ssd m2 está realmente caro, você pode optar por um ssd de 2,5" e colocar no lugar do hdd e deixar a porta m2 2280 livre para um futuro upgrade. Eu não aconselho a compra de marcas chinesas.

egydiocoelho Trailblazer

• Tsukina

Tinkerer

Eu acho que você não me entendeu. Como você tem um disco rígido, se você instalar uma memória optane, irá sim servir como memória cache para o disco rígido, deixando ele mais rápido. No entanto, ao instalar uma memória optane, você estará ocupando um espaço que poderia muito bem servir para colocar um ssd m2 2280 sata 3 ou nvme. Se você optar por um ssd m2 2280 sata 3 ou nvme, poderá manter o disco rígido atual. Agora, como o ssd m2 está realmente caro, você pode optar por um ssd de 2,5" e colocar no lugar do hdd e deixar a porta m2 2280 livre para um futuro upgrade. Eu não aconselho a compra de marcas chinesas.
    Kkkkkkkk então eu nunca vou comprar nada se não for comprar de marcas chinesas, aqui está tudo o olho da cara, um rim, eu tenho KingDian, Kingspec, Vaseky, Asgard, Adata e WD Green, os únicos que cabem no meu bolso. 
  • Realmente os preços estão exorbitantes. Eu espero que essa pandemia acabe logo para os preços voltarem ao normal. Para você ter uma ideia, ano passado eu adquiri um sx6000lnp de 512gb nvme gen3x4 por R$450,00 e atualmente está custando R$600,00 em média.

egydiocoelho Trailblazer

• MaClane
    Boa noite Tsukina !

Quanto a RAM, opte
    por um modulo de RAM de 8GB DDR4 2666Mhz
    Quanto ao SSD, das que citou, opte pela WD

Sincerely, J. MaClane ™

• Tsukina

Tinkerer

MaClane disse:
    Boa noite Tsukina !

Quanto a RAM, opte por um modulo de RAM de 8GB DDR4 2666Mhz
    WD melhor do que Adata, sério? Tanta gente reclama da WD, por ser fraquinha. 
  • Tsukina

Tinkerer

Me diz uma coisa se eu colocar um ssd m2 e migrar só o window pra ele (acho que o windows é 98gb?) o que acontece com as outras coisas que estava na pasta? Some? Ou ficam ali? 
  • MaClane
    Tsukina disse:
    MaClane disse:
    Boa noite Tsukina !

Quanto a RAM, opte por um modulo de RAM de 8GB DDR4 2666Mhz
    WD melhor do que Adata, sério? Tanta gente reclama da WD, por ser fraquinha. 

E quem seriam "tanta gente"?
    "Reclamam" com base em quais argumentos?

Sincerely, J. MaClane ™

• MaClane
    Tsukina disse:
    Me diz uma coisa se eu colocar um ssd m2 e migrar só o window pra ele (acho que o windows é 98gb?) o que acontece com as outras coisas que estava na pasta? Some? Ou ficam ali? 

Some?
    Ficam ali???

Eu realmente acredito que deva buscar buscar uma ajuda especializada para que um profissional lhe oriente e realize os procedimentos?
    Suas duvidas são muito básicas e realmente acredito que possa acabar realizando algo errado.

Sincerely, J. MaClane ™

• Tsukina

Tinkerer

MaClane disse:
    Tsukina disse:

Some?
    Ficam ali???

Eu realmente acredito que deva buscar buscar uma ajuda especializada para que um profissional lhe oriente e realize os procedimentos?
    Suas duvidas são muito básicas e realmente acredito que possa acabar realizando algo errado.
    Claro que são dúvidas básicas, eu não vou pagar 200 reais para um técnico fazer uma coisa que eu sou muito bem capaz de fazer, eu já abri meu notebook umas 3 vezes, já tirei e limpei o cooler, já substitui a massa térmica, mas antes de fazer tudo isso eu pesquisei e perguntei tudo em detalhes e vi vários vídeos, conhecimento nunca é demais mesmo que seja perguntas básicas. 
    E o povo reclama com base a vários argumentos, é só pesquisar na internet que você acha as reclamações, então se quiser saber quais são, suponho que você saiba como pesquisar também. 
    Eu pensei em pegar um ssd de 128gb m2 só para o windows, mas a pasta user vai também para o SSD e muito dos meus jogos usa a pasta user, então 128gb não serviria pra nada, e sei que tem programa para transferir a pasta user, mas não acho muito legal fazer isso.