Alocar menos memória ram para a vega 8 - A315-42G

Kauano
Kauano Member Posts: 4 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Boa noite, tenho um aspire 3 A315-42G-R5Z7, equipada com a vega 8 e a radeon 540x, minha dúvida é, tem como alocar menos memória ram para vega ? Atualmente ela está consumindo 2gb da memória ao meu ver sem necessidade, visto que tem a 540x.

[Título editado para adicionar o nome do produto – Acer-Manny]

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite Kauano !

Quem realiza o controle de alocação de VRAM é o sistema.
    Esse valor não é fixo e se altera de acordo com uso e configurações.

Nesse caso, o ideal é realizar um upgrade de RAM.

O que pode fazer é liberar RAM alocada, dessa forma:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus e softwares que não utiliza.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.

Depois reinicie e faça um teste.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Kauano
    Kauano Member Posts: 4 New User
    MaClane disse:
    Boa noite Kauano !

Quem realiza o controle de alocação de VRAM é o sistema.
    Esse valor não é fixo e se altera de acordo com uso e configurações.

Nesse caso, o ideal é realizar um upgrade de RAM.

O que pode fazer é liberar RAM alocada, dessa forma:

Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus e softwares que não utiliza.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.

Depois reinicie e faça um teste.

Ele já veio de fábrica com os 2gb de ram alocados, antes mesmo de instalar qualquer programa após comprá-lo. Aparentemente a única solução é comprar mais memória ram mesmo. Já nesse tópico de memória ram, esse modelo vem com slot livre para upgrade? Sabe me dizer se é 2x4gb de  ou 1x8gb? Se algum slot é soldado na placa...  
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Essa é a informação sobre a RAM, ele tem suporte a no máximo 32Gb (2 slots) DDR4 2400Mhz

Estranhamente, alguns sites apontam que esse modelo possui 4Gb onboard e um único slot livre.
    Eu recomendo que abra a tampa traseira de acesso e verifique visualmente.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!