Migração Windows para Linux

LuigiTM
LuigiTM Member Posts: 80 Fixer WiFi Icon
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Boa noite a todos,
Atualmente estou usando o Windows 10 PRO mas estou pensando e trocar para alguma distro do Linux, uso o notebook principalmente para desenvolvimento de software e para jogar.
Os softwares que uso para desenvolvimento tem uma versão para Linux ou algum substituto, então esses não me preocupam.
Já os jogos sei que a Steam tem uma versão para Linux, e posso ver na minha biblioteca quais tem versão nativa para Linux, já o GOG Galaxy não tem versão nativa apesar de alguns jogos terem uma versão para Linux, estou testando com o Wine para ver qual será a performance e se é viável utilizar através dele.

Pretendo instalar o Manjaro, pois é uma distro que me chamou a atenção.

Alguém usa somente Linux e tem tido experiências boas com jogos através do Wine?
Acer Nitro 5 AN515-51-70J1
Intel Core i7 7700HQ Quad-core 3.8 GHz
Geforce GTX 1050 TI 4 GB GDDR5
16 GB DDR4
HD de 1 TB e SSD de 128 GB
Windows 10 Pro

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite LuigiTM !

Para o Wine, a configuração nem sempre é tão fácil, já que o acesso dos drivers VT para as controladoras de acesso ao hardware se fazem de forma emulada.
    Outra questão é de que o Wine requer principalmente dois recursos: processamento e MUITA RAM.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LuigiTM
    LuigiTM Member Posts: 80 Fixer WiFi Icon
    Bom dia @MaClane
    Realmente configurar o Wine é complicado, já havia testado ele alguns anos atrás e vi que é preciso ter um bom conhecimento.
    Com relação ao acesso ao hardware, não é feito de forma emulada, o Wine é uma camada de transcrição das instruções do Windows para o Linux(ou outro sistema compatível com POSIX), assim não se tem penalidades de desempenho e uso de memória(segundo o próprio site).
    Ontem fiz alguns testes no meu notebook antigo para ver se os programas de configuração do mouse e do teclado funcionariam no Linux com Wine e não vi queda de performance, arrisquei até rodar alguns jogos que tiveram a performance bem parecidas que rodando no Windows, mas eram jogos bem antigos.
    Esse notebook tem um core 2 duo 2.1GHz e 4GB de ram.

Acer Nitro 5 AN515-51-70J1
    Intel Core i7 7700HQ Quad-core 3.8 GHz
    Geforce GTX 1050 TI 4 GB GDDR5
    16 GB DDR4
    HD de 1 TB e SSD de 128 GB
    Windows 10 Pro
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    O Wine é uma camada de transição, mas todos os drivers que instala são de emulados diretamente no sistema até o acesso das controladoras.
    Por essa razão, em alguns casos, ocorre algumas falhas ou perda de performance.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!