Como priorizo a GPU como processador gráfico esclusivo?

Opções
lima15
lima15 Member Posts: 1 New User
editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Boa noite! Tenho um Aspire Nitro 5 AN515-51 e ultimamente venho tendo alguns desempenhos abaixo do esperado !
Comprei este notebook a pouco tempo depois de pesquisar e ver vários vídeo com testes em jogos, e quando comecei a jogar me deparei com alguns problema .Após vir aqui no fórum para ver se alguém tinha um problema parecido , fiz várias coisas que diziam para fazer nas respostas destes problemas semelhantes (configurar o painel de controle da NVidea , configurar a bateria para desempenho máximo, verificar se o windows estava atualizado) e não obtive melhora , mas foi nesse processo que me deparei com uma coisa: Minha GPU estava "dividindo" o processamento gráfico com o chip gráfico do processador , cada uma tendo 30% de uso , e entregando um desempenho abaixo do que 60% da 1050ti entregaria .Na dúvida se isso era comum pedi para que meu amigo que tem o mesmo AN515-51 (ambos são com um módulo de RAM) para rodar o game e conferir a aba de desempenho do gerenciador de tarefas , e ai que notei , no dele , o jogo consumia +/- 60% da GTX enquanto o chip gráfico do processador não era utilizado no processo do jogo ,mas mesmo descobrindo o problema não consegui ainda resolve-lo.
Minhas primeiras medidas foram procurar alguma opção no painel de controle NVidea que selecionasse a GPU como a GTX , e selecionei , reiniciei o notebook e não houve mudanças .
Como posso selecionar a minha 1050ti como processador gráfico exclusivo?

I7-770hq
16GB RAM ddr4
Geforce GTX1050ti 4GB

Respostas

  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    Boa noite lima15 !

    Como posso selecionar a minha 1050ti como processador gráfico exclusivo?
    R: Não existe como fazer isso.
    A GPU integrada sempre será a principal a renderizar.
    Ela é a responsável por fazer a ponte entre as saídas de vídeo e as renderizações.

    Verifique tudo isso:

    Acesse o MSCONFIG e desabilite TODAS as aplicações que iniciam com o sistema e todos os serviços que não sejam Microsoft.
    Desinstale qualquer antivírus.
    Realize uma limpeza de temporários do sistema e do disco como Administrador.
    Atualize a release do Windows para a 1909.

    Verifique todas essas questões também:

    1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
    2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
    3- sete o desempenho mínimo e máximo do processador em 100% em ambos modos (tanto na bateria quanto conectado na tomada de energia)
    4- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
    5- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
    6- as aplicações dos jogos devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (Nvidia) para ser a principal
    7- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
    8- o batterybooster deve estar desativado
    9- desative o FPS limit
    10- sete a Intel HD Graphics para desempenho máximo.
    11- todos os jogos devem estar instalados na mesma unidade de disco e partição que o sistema operacional

    Depois reinicie e faça um teste.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!
              
  • lima15
    lima15 Member Posts: 1 New User
    Opções
    MaClane , já fiz tudo isso que você indica na maioria das perguntas , por isso recorri a fazer uma pergunta, mas por que então no meu notebook a GTX utiliza apenas 30% enquanto o chip gráfico também , e no de meu amigo que tem o mesmo notebook (obviamente que ele tem outros programas e tal , mas o hardware é o mesmo e devia se comportar de forma semelhante) a GTX que usa seus 60% deixando o chip gráfico do processador para outras tarefas?Tem alguma forma de utiilar apenas o processamento da GPU para jogos e programas mais pesados ?
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Opções
    TRANSCRITO:

    "MaClane , já fiz tudo isso que você indica na maioria das perguntas , por isso recorri a fazer uma pergunta, mas por que então no meu notebook a GTX utiliza apenas 30% enquanto o chip gráfico também , e no de meu amigo que tem o mesmo notebook (obviamente que ele tem outros programas e tal , mas o hardware é o mesmo e devia se comportar de forma semelhante) a GTX que usa seus 60% deixando o chip gráfico do processador para outras tarefas?Tem alguma forma de utiilar apenas o processamento da GPU para jogos e programas mais pesados ? "

    "(obviamente que ele tem outros programas e tal , mas o hardware é o mesmo e devia se comportar de forma semelhante)"

    R: Não.
    A questão não é o hardware e sim toda a gama de configurações, versões de drivers, Api, bibliotecas, etc que controlam esse hardware.
    Uma simples versão diferente pode gerar uma grande discrepância.
    Então não é uma base comparar somente hardware.

    "Tem alguma forma de utilizar apenas o processamento da GPU para jogos e programas mais pesados ? "

    R: Não, não há.
    O que pode fazer é revisar TODAS as configurações que lhe passei de forma adequada.

    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

    If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™


    For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!