Notebook Aspire VX 15: Coloquei um ssd m2, clonei o hd para o ssd, mas o boot ainda acontece pelo hd

Arsil
Arsil Member Posts: 8

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Sou leigo e gostaria de uma ajuda se possível. Atualmente meu SSD está formatado, então está 'Não inicializado' e 'Não alocado' no Gerenciador de Disco.
Se eu formatar o completamente o notebook (HD e SSD - já fiz backup) eu perco a licença do windows que veio no notebook? Teria que comprar outra ou baixar uma versão pirata??? kkk

Comprei um SSD M2 Corsair MP510 480GB. Coloquei no notebook e fiz a clonagem usando um programa da própria Corsair, o SSD Corsair Toolbox v 1.2.5.7 (a mais atual).
Achei que quando reiniciasse, o boot seria pelo ssd, porém levou mais de 2 min pro boot e isso me deu a entender que não era o caso kkk.

Reiniciei outra vez, apertei 'F2' e coloquei o SSD em primeiro lugar na prioridade de boot na BIOS, então salvei e saí. O boot ainda demorou mais de dois minutos, então acho que ainda foi pelo HD. Não sei se vale dizer, mas o SSD estava como disco 0 e o HD como disco 1, mas isso eu já tinha visto no Gerenciador de Disco.

Não podia formatar o HD nem pelo Gerenciador de Disco, nem pelo prompt de comando. Aliás podia, mas aparecia uma mensagem que acredito que num português direto ela queria dizer: não formata isso não, porque o Windows tá aqui e vai dar ruim kkk
Até formatei o SSD e fiz um pendrive bootavel. Pretendia a instalar o SO no SSD por ele mas não fiz isso, foi então que decidi fazer esse post e ver se alguém poderia me orientar sobre o que seria melhor de se fazer na minha situação.

Para adiantar, eu vi um problema igual no fórum, mas acredito q ele se deu por resolvido com a resposta do Felipe Soares que envolvia usar pendrive bootavel. Não entendi como o problema da pessoa foi resolvido, se foi formatando tanto HD quanto SSD (ficando sem nenhum SO) e instalando o Windows no SSD usando o pendrive ou se foi outra coisa: formatar o SSD e deixar o HD normal (com SO, programas, mídia, arquivos etc) e então ele teria feito a instalação do Windows no SSD usando o pendrive. Link a seguir:

https://community.acer.com/pt/discussion/538624/acer-aspire-vx15-nao-da-boot-no-ssd

Não entendo muito da área (nem sabia do 'F2' no boot ou que existia Gerenciador de Disco kkk), mas estou vendo uns vídeos aí. Por favor me ajudem, eu agradeço.

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Não há necessidade dessa forma.
    Pode simplesmente remover o HDD ou desabilita-lo e instalar o Windows no SSD.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    Bom dia Arsil !

Se eu formatar o completamente o notebook (HD e SSD - já fiz backup) eu perco a licença do windows que veio no notebook? Teria que comprar outra ou baixar uma versão pirata???

R: Não perde pois a licença é integrada na Bios e não nos discos.

Pela sua informação que não possui conhecimento adequado, acredito que uma instalação limpa do sistema no SSD seja a melhor solução.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• Arsil

Tinkerer

Obrigado @MaClane. Para esta solução que você propôs eu devo formatar o HD também deixando o notebook sem SO nenhum e prosseguir para instalação do Windows no SSD?
  • Se você ainda possui o sistema operacional fornecido pela acer, tente executar a dica desse vídeo:
    https://www.youtube.com/cCmAOwRYNwY
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    Responder ✓
    Não há necessidade dessa forma.
    Pode simplesmente remover o HDD ou desabilita-lo e instalar o Windows no SSD.

Sincerely, J. MaClane ™

• Arsil

Tinkerer

@egydiocoelho muito obrigado. 
  • De nada meu amigo.
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)