Problema de desempenho A515-41G
Adquiri a algum tempo este notebook da Acer com a intenção de utilizar para programas em 3D e alguns jogos mais leves.
Acontece o seguinte: Entrei em contato com a Acer algumas vezes para tentar solucionar meu problemas com jogos, pois a maioria deles rodavam com um desempenho muito ruim para a configuração do notebook.
Um jogo, que em notebooks com configurações bem inferiores roda na média de 80Fps, nesse notebook da Acer ele roda à "incríveis" 25/30 FPS.
Após entrar em contato com a Acer diversas vezes, fui orientado à: Reinstalar Driver da placa de vídeo, restaurar o PC, Restaurar o PC apagando os arquivos, e por fim realizar uma formatação utilizando a ferramenta da microsoft (e pasmem, após eles sugerirem isso, disseram que o suporte ficaria limitado, vou colocar a frase dita por eles "o nosso suporte fica limitado após o processo, porém, a chave de ativação será reconhecida automaticamente")
Continuando a história (e que baita história). Após fazer tudo que a Acer recomendou, nada mudou e o notebook continua com um péssimo desempenho em jogos leves.
Vamos lá! O Notebook não é linha Gamer, ok? Mas o processador utilizado (AMD A12-9720P) tem a seguinte descrição no site da fabricante: "Processamento multitarefa poderoso e eficiente, aliando streaming de vídeos em HD e um super desempenho em jogos online." **SUPER DESEMPENHO EM JOGOS ONLINE**
Não acaba por aí não! Vamos para a placa de vídeo
--RX 540 2GB-- Vamos ver o que o fabricante diz no site: "Jogos de alto desempenho do seu desktop ou notebook"
Ok, já está ficando estranho. Mas melhor ainda é os requisitos do jogo em que estou tendo problemas.
Processador: Pentium Dual Core E6600 3.06GHz ou Phenom 8750 Triple-Core+
Placa de vídeo: GeForce GT 545 DDR3, Radeon HD 5670 512MB ou equivalente.
Memória RAM: 4 GB
Sistema Operacional: Windows 7 64
DirectX: V. 9
Espaço livre em disco: 7.6 GB
Ou seja tenho um processador bem superior ao exigido, uma memória RAM 4GB maior do que o recomendado, uma placa de vídeo bem melhor do que a solicitada, e simplesmente o jogo fica com FPS baixíssimos, impossível de jogar.
Ah, mas ele não é linha gamer (resposta padrão Acer). Tudo bem, não é gamer, mas quer dizer que ele tem componentes necessários ou até mais que necessários para eu executar determinado aplicativo, e simplesmente eles não servem de nada? Me sinto extremamente [Editado pelo Reclame Aqui], pois se soubesse que não serviria de nada eu ter um notebook com configurações "melhores" não teria investido tanto dinheiro num notebook. Talvez tivesse comprado um bem inferior, e não tivesse tanta dor de cabeça.
E sim, ele já foi divulgado por algumas lojas como notebook para jogos de alto desempenho.
Fica a dúvida: Qual a dificuldade da Acer, juntamente com a AMD em resolver este problema de desempenho de jogos neste modelo? Jogos que não requerem muito hardware simplesmente não rodam. É inaceitável para estas configurações, mesmo não sendo um modelo gamer. Mas com as configurações de hardware apresentada, e com o merchandising da fabricante AMD, fica claro um erro gravíssimo de ambas as partes.
Quem vai assumir a culpa?
E tem mais! Monitorei o desempenho CPU, GPU, Memória Ram. E é surpreendente. Os aplicativos a maioria chega a travar, mas o notebook não utiliza a Placa dedicada, e quando utiliza é muito pouco, ou seja é uma má otimização desse modelo em questão! E não é só em jogos não, em qualquer programa gráfico ele é mal otimizado.