Problema SSD M.2 nvme A315-42G-R5Z7
VagnerZanata
Member Posts: 1 New User
Estou tendo problemas na instalação de um SSD M.2 nvme em um Aspire 3 A315-42G-R5Z7. O SSD é um Adata SX6000 Pro M.2 2280 PCIe Gen3x4 SSD
Aconteceram os seguintes problemas:
1- SSD não reconheceu corretamente no gerenciador de dispositivos, fica com um nome que parece ser só a controladora do ssd. (Não cheguei a tirar print desse nome mas tinha algo da Realtek que é a controladora)
2- SSD esquentando muito além do normal, já verifiquei a instalação e está conectado corretamente.
3- No gerenciador de disco do windows quando abre reconhece o ssd com apenas 252MB e pede para criar a partição, selecionei normalmente GPT mas aparece "Erro nos dados (verificação ciclica de redundância) e não cria a partição.
4- Continuei insistindo um pouco tentando atualizar drivers até que a única vez que reconheceu apareceu o nome correto no gerenciador de dispositivos e no gerenciador de discos, consegui criar a partição, e também não esquentou mais, medindo pelo hWinfo não passou de 37°. Porém foi por pouco tempo, antes de tentar clonar HD para o SSD já parou de reconehcer e esquentar de novo, volta com outro nome no gerenciador de dispositivos e de discos.
Pesquisei bem antes e pelo que entendi é compatível somente com nvme 3.0x2 e não sata, só encontrei com bom preço modelos 3.0x4, mesmo tendo uma queda no desempenho optei por esse.
Alguém pode me auxiliar se esse Notebook suporta mesmo esse tipo de SSD ou posso ter adquirido uma unidade (tanto ssd quando note) com defeito???
MaClane, ví que é bem ativo na comunidade, pode me auxiliar por favor?
Obs. Não possuo outra placa para testar o ssd nem outro ssd para testar no note, já tentei atualizar a bios do note com a versão mais recente 1.07 mas não resolveu, tentei atualizar a firmware do ssd pela aplicação do próprio fabricante mas diz que já está na versão mais atual. Não sei mais o que fazer.
Segue fotos de alguns detalhes:
Temperatura do ssd
Reconhecido na Bios ( Detalhe as primeiras vezes não reconheceu, mas mesmo agora aparecendo normal no windows não reconhece)
Erro quando tentei criar a partição.
Antes de reconhecer o ssd normal pelo Hwinfo.
Quando reconheceu normal e consegui criar a partição, depois que parou fica aparecendo o mesmo nome que está na foto do Hwinfo.
Aconteceram os seguintes problemas:
1- SSD não reconheceu corretamente no gerenciador de dispositivos, fica com um nome que parece ser só a controladora do ssd. (Não cheguei a tirar print desse nome mas tinha algo da Realtek que é a controladora)
2- SSD esquentando muito além do normal, já verifiquei a instalação e está conectado corretamente.
3- No gerenciador de disco do windows quando abre reconhece o ssd com apenas 252MB e pede para criar a partição, selecionei normalmente GPT mas aparece "Erro nos dados (verificação ciclica de redundância) e não cria a partição.
4- Continuei insistindo um pouco tentando atualizar drivers até que a única vez que reconheceu apareceu o nome correto no gerenciador de dispositivos e no gerenciador de discos, consegui criar a partição, e também não esquentou mais, medindo pelo hWinfo não passou de 37°. Porém foi por pouco tempo, antes de tentar clonar HD para o SSD já parou de reconehcer e esquentar de novo, volta com outro nome no gerenciador de dispositivos e de discos.
Pesquisei bem antes e pelo que entendi é compatível somente com nvme 3.0x2 e não sata, só encontrei com bom preço modelos 3.0x4, mesmo tendo uma queda no desempenho optei por esse.
Alguém pode me auxiliar se esse Notebook suporta mesmo esse tipo de SSD ou posso ter adquirido uma unidade (tanto ssd quando note) com defeito???
MaClane, ví que é bem ativo na comunidade, pode me auxiliar por favor?
Obs. Não possuo outra placa para testar o ssd nem outro ssd para testar no note, já tentei atualizar a bios do note com a versão mais recente 1.07 mas não resolveu, tentei atualizar a firmware do ssd pela aplicação do próprio fabricante mas diz que já está na versão mais atual. Não sei mais o que fazer.
Segue fotos de alguns detalhes:
Temperatura do ssd
Reconhecido na Bios ( Detalhe as primeiras vezes não reconheceu, mas mesmo agora aparecendo normal no windows não reconhece)
Erro quando tentei criar a partição.
Antes de reconhecer o ssd normal pelo Hwinfo.
Quando reconheceu normal e consegui criar a partição, depois que parou fica aparecendo o mesmo nome que está na foto do Hwinfo.
0
Respostas
-
Boa tarde VagnerZanata !
R: Questões de identificação podem ser apenas referentes as bases de acesso.
R: Não, não está esquentando "além do normal"
R: Os erros podem ser por problema fisico ou falta de atualização de controladoras.
R: Pode ser controladoras ou firmware
@MaClane, ví que é bem ativo na comunidade, pode me auxiliar por favor?
R: Existe uma atualização de firmware disponivel: https://www.xpg.com/pt/feature/580/
R: É sim possivel que exista algum defeito de fabricação nele.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Eu tenho a impressão de que você ou o programa ssd tool box tentou atualizar o firmware. Eu tive um problema semelhante com o meu ssd, quando eu fiz a atualização do firmware dele. Mas eu descobri aonde eu estava errando. Como eu não consegui atualizei o firmware corretamente, ficava aparecendo apenas o nome da controladora no bios, que se chamava realtek e mais alguns números na frente, e também aparecia pouco espaço como não alocado no gerenciador de discos. Faça o seguinte:
a) vá no ssd tool box e baixe o firmware mais recente ou baixe o link fornecido pelo maclane;
b) o segredo está aqui: ao atualizar o firmware, o programa diz em inglês que você deve fazer um desligamento completo, ou seja, desative a inicialização rápida, desligue o notebook e desconecte o adaptador de energia. Se não fizer isso, não irá atualizar o firmware.
c) após ter feito o primeiro procedimento, conecte o adaptador de energia e ligue o computador. o programa que atualiza o firmware irá para o segundo passo e irá atualizar até 100%. Depois, você deverá desligar novamente o computador e novamente desconectar o adaptador.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0