SSD, pasta térmica, e temperatura.

Ascentw
Ascentw Member Posts: 5 New User
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Meu notebook tem menos de 3 meses, não sei exatamente "quando" começou, ou se realmente sempre foi assim, levando em conta que temperatura é algo que tende a se elevar sob stress, e normalmente teríamos que analisar dentro do jogo para verificamos essa situação extrema.

Como usuário, venho tirar dúvidas a respeito do meu nitro 5 AN515-52. 
Quando em jogos sem definição de um limite de fps (nem todos os jogos tem isso nas opções), a temperatura fica, em geral, entre 91-96°C. O que parece ser uma temperatura muito elevada e tenho medo de danificar meu notebook gradativamente. Dessa forma, busco uma solução... e gostaria de tirar algumas dúvidas.

1- Apenas instalar um SSD m2 nvme não afeta a garantia, correto?

2- Posso efetuar a troca da pasta térmica por uma de qualidade superior sem perder a garantia? (se não me engano tenho uma de 5.5 W/mK, mas ainda não apliquei).

3- Temperaturas elevadas são comuns a esses notebooks ou há a possibilidade de haver problema com meu notebook?

4- Há algo que eu possa fazer para "solucionar" isso?

5- Undervolt (ainda não fui muito a fundo sobre essa possibilidade) afeta a garantia?

Melhores respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa noite Ascentw!

R: não afeta,  contanto que no processo não danifique nenhum componente ou parte do aparelho nem rompa nenhum lacre 

2- Posso efetuar a troca da pasta térmica por uma de qualidade superior sem perder a garantia? (se não me engano tenho uma de 5.5 W/mK, mas ainda não apliquei).

R: poder pode. 
    Mas existem 2 questões... a primeira é que o repaste viola a garantia. 
    Segundo é que pastas de "qualidade superior" somente tem diferença bruta em sistemas de testes e overclock. 
    Para aparelhos de uso padrão, COMO é aplicado a pasta faz muito mais diferença de QUAL  pasta é aplicada. 

3- Temperaturas elevadas são comuns a esses notebooks ou há a possibilidade de haver problema com meu notebook?

R: qualquer aparelho de alto desempenho tende a esquentar mais que aparelhos de outros segmentos. 

R: várias soluções, desde as que violam a garantia quanto as que não. 
    Lhe dou alguns conselhos: 

- adquira um ótima base resfriadora com cooler ativo e fonte externa de energia 
    - utilize o aparelho sobre superfícies com boa troca de calor e dissipação, como alumínio, vidro, pedras frias, etc
    - utilize uma tomada devidamente aterrada e exclusiva, sem nenhum tipo de adaptador 
    - utilize mouse e teclado externos para evitar que o contato das mãos aumente as temperaturas 
    - no plano de energia do Windows, sete o limite máximo de energia para o processador em 99%

5- Undervolt (ainda não fui muito a fundo sobre essa possibilidade) afeta a garantia?

R: sim, undervolting viola a garantia 
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• MaClane
    Responder ✓
    Ascentw disse:
    quanto a "- no plano de energia do Windows, sete o limite máximo de energia para o processador em 99%". 
    isso é permitido dentro da garantia?
    Esse procedimento não atera funções de baixo nível na controladoras, apenas limita a energia fornecida pelo Windows ao processador.
    Dessa forma ele atingirá o clock base sempre, mas não entrará em boost, evitando o aquecimento.
    Seria mais ou menos como um "undervolting" simples e "legal".
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    Responder ✓
    Boa noite Ascentw!

R: não afeta,  contanto que no processo não danifique nenhum componente ou parte do aparelho nem rompa nenhum lacre 

R: poder pode. 
    Mas existem 2 questões... a primeira é que o repaste viola a garantia. 
    Segundo é que pastas de "qualidade superior" somente tem diferença bruta em sistemas de testes e overclock. 
    Para aparelhos de uso padrão, COMO é aplicado a pasta faz muito mais diferença de QUAL  pasta é aplicada. 

R: qualquer aparelho de alto desempenho tende a esquentar mais que aparelhos de outros segmentos. 

R: várias soluções, desde as que violam a garantia quanto as que não. 
    Lhe dou alguns conselhos: 

- adquira um ótima base resfriadora com cooler ativo e fonte externa de energia 
    - utilize o aparelho sobre superfícies com boa troca de calor e dissipação, como alumínio, vidro, pedras frias, etc
    - utilize uma tomada devidamente aterrada e exclusiva, sem nenhum tipo de adaptador 
    - utilize mouse e teclado externos para evitar que o contato das mãos aumente as temperaturas 
    - no plano de energia do Windows, sete o limite máximo de energia para o processador em 99%

R: sim, undervolting viola a garantia 

Sincerely, J. MaClane ™

• Ascentw
    Ascentw Member Posts: 5 New User
    editado março 2020
    quanto a "- no plano de energia do Windows, sete o limite máximo de energia para o processador em 99%". 
  • MaClane
    Responder ✓
    Ascentw disse:
    Esse procedimento não atera funções de baixo nível na controladoras, apenas limita a energia fornecida pelo Windows ao processador.
    Dessa forma ele atingirá o clock base sempre, mas não entrará em boost, evitando o aquecimento.
    Seria mais ou menos como um "undervolting" simples e "legal".

Sincerely, J. MaClane ™