Drive para GPU dedicada - Acer E5 553G T4TJ

TiagoCA
TiagoCA Member Posts: 79 Devotee WiFi Icon
editado maio 2023 em Arquivo de 2020
Ola amigos da comunidade Acer... Muito já se falou aqui na comunidade sobre a utilização da GPU dedicada no modelo E5 553G T4TJ que é da AMD, mais especificamente uma R7 M340/440.

Ocorre que durante quase um ano venho utilizando e atualizando os drivers da GPU dedicada diretamente pelo aplicativo da própria AMD, o Adrelanile, entretanto, verifiquei que tem algumas pessoas dizendo que o drive "genérico" fornecido pelo próprio windows update funciona melhor do que o drive oficial da AMD.

Percebi ainda que quando se instala o "drive genérico" do windows update ele identifica a GPU dedicada com a nomenclatura indicada na própria "carcaça" do notebook, ou seja, R8 M445DX.

Também verifiquei que essas pessoas afirmam e demonstram através de testes benchmark que o drive fornecido através do windows tem melhor performance que os fornecidos oficialmente pela AMD.

Minha pergunta é simples... Gostaria de saber se a comunidade ACER tem um posicionamento sobre qual o melhor drive a utilizar para a GPU dedicada deste dispositivo, pois estou tentado a utilizar o drive fornecido pelo windows e esquecer por um tempo os drivers fornecidos pela AMD.

O que você acham ??? Alguem utilizando os drivers fornecidos pelo Windows ???

Respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Boa noite TiagoCA !

Drivers não podem ser classificados como "melhores" mais sim adequados as necessidades.
    Se utiliza uma determinada versão e ela atende as suas necessidades especificas, então esse deve ser o utilizado.
    Assim como existem versões otimizadas para determinados jogos ou até mesmo aplicações.

Uma questão que deve sabe é que TODOS os drivers fornecidos pelo Windows  / Microsoft são desenvolvidos pelas próprias criadoras.
    No caso do seu aparelho, os drivers são desenvolvidos pela AMD / Radeon e disponibilizados a Microsoft em versões base sem opções avançadas porém melhor otimizados de forma "genérica".

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• TiagoCA
    TiagoCA Member Posts: 79 Devotee WiFi Icon
    MaClane disse:
    Boa noite TiagoCA !

Drivers não podem ser classificados como "melhores" mais sim adequados as necessidades.
    Se utiliza uma determinada versão e ela atende as suas necessidades especificas, então esse deve ser o utilizado.
    Assim como existem versões otimizadas para determinados jogos ou até mesmo aplicações.

Uma questão que deve sabe é que TODOS os drivers fornecidos pelo Windows  / Microsoft são desenvolvidos pelas próprias criadoras.
    No caso do seu aparelho, os drivers são desenvolvidos pela AMD / Radeon e disponibilizados a Microsoft em versões base sem opções avançadas porém melhor otimizados de forma "genérica".

Valeu MaClane pelo esclarecimento, realmente alguns jogos rodam melhor com determinados drivers. Acho que vou ficar com os oficiais mesmo, estão rodando tudo o que tenho instalado no meu T4TJ satisfatoriamente. Obrigado.